Saber adaptar-se às necessidades da criança

A educação da criança é uma componente fulcral para o correto desenvolvimento do seu filho.

No Blog da Criança sabemos a pressão a que os pais estão sujeitos quando são pais pela primeira vez, por isso vamos apresentando algumas dicas para vos ajudar!

Conheça a importância de planear a educação e fique a saber como a deve adaptar às necessidades de cada criança.

Educação da criança ajustada às personalidades

Quando está a planear a educação do seu filho, deve ter em conta as necessidades de cada criança.

Deverá verificar o comportamento do seu filho e ajustar a educação às suas necessidades, ou seja, se a criança for muito desobediente, não deverá optar por uma educação mais livre, pois corre o risco de piorar.

Durante a fase de crescimento, uma criança pode mudar frequentemente de comportamento e caberá aos pais conseguir ajustar a educação da criança.

Devido à falta de tempo atual, poderá ser difícil estar sempre atento à educação da criança, mas deverá tentar organizar-se e assim ganhar mais tempo para o que realmente importa, o seu filho!

Observar a criança

Uma das grandes lacunas da sociedade atual é a falta de atenção que prestamos às pessoas, incluindo os nossos próprios filhos.

Sabe perceber quando o seu filho está triste? Sabe quando está dececionado? Por vezes não reparamos nestes pormenores que são tão importantes.

É necessário ter em conta a estabilidade da criança e estar preparado para lidar com estes problemas.

Apesar de estas fases serem na sua maioria transitórias e naturais, convém estar consciente para que possa estar atento.

A forma como educa o seu filho, também deverá estar adaptada à personalidade da criança.

Se o seu filho for muito tímido, não será conveniente optar por uma educação rígida, pois desta forma, a timidez poderá ser aumentada.

A criança interage com outros adultos? Fale com eles!

A educação da criança não passa apenas pelos pais. Todos os dias o seu filho interage com outras pessoas, sejam crianças ou adultos.

Todos nós sabemos que os nossos filhos, arranjam sempre forma de nos esconder algo. A melhor forma de estar a par, é falar com outros adultos ou mesmo crianças!

Falar com professores, auxiliares de educação, etc., também poderá ser bastante importante para a educação da criança.

Procure saber se notam algum comportamento que deva ser alterado, se a criança se porta mal quando não está junto à mãe, se é muito tímida, etc.

Manter-se atento às necessidades da criança, é extremamente importante para uma relação de intimidade entre ambos!

Fique atenta às novidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here