Todos nós gostamos de bebés! São pequeninos, engraçados e amorosos, no entanto, os bebés crescem…tornam-se crianças e de seguida adolescentes com uma personalidade bem definida.

A indisciplina na adolescência é extremamente comum, pois trata-se da forma que o adolescente tem de se afirmar ao mundo.

É importante que saiba lidar com o seu filho neste momento, uma vez que é vital dar-lhe o espaço necessário para crescer, sem deixar que este seja dono da sua própria vida (por enquanto!).

Conheça algumas atitudes importantes para lidar com a indisciplina na adolescência.

A medida da liberdade

Para lidar com a indisciplina na adolescência é necessário que permita ao seu filho ter a dose correta de liberdade. Retirar-lhe toda a liberdade vai revoltar o adolescente, piorar a relação com a família e torná-lo mais difícil de educar.

A melhor maneira é conseguir um equilíbrio entre a sua liberdade e a liberdade do seu filho.

Certifique-se que lhe dá algum espaço para que ele possa crescer, mas esteja sempre atenta para mudanças de comportamento.

Crie planos e compromissos

A melhor forma de dar a liberdade ideal ao adolescente é criar um plano de responsabilidades e liberdades. Chegue a um acordo em que o adolescente terá que fazer algo para obter o que deseja. Desta forma vai ensiná-lo a ser responsável e não lhe irá retirar a liberdade que ele necessita.

Por mais que lhe custe, tente ser compreensiva e permita ao seu filho algumas liberdades próprias da idade, no entanto, estas devem ser retiradas caso ele tenha atitudes menos recomendadas e apenas deverão ser devolvidas quando o seu comportamento regressar à normalidade.

Esta educação por “ação / reação” vai incutir responsabilidade e sentido de justiça, ajudando a reduzir a indisciplina na adolescência.

Esteja atenta

Todas as crianças necessitam de atenção, mas a fase da adolescência é ainda mais crítica. Por ser uma idade em que o seu filho já tem mais autonomia de escolha, é importante que ele escolha o caminho correto.

Fique bastante atenta às suas escolhas, mas tente não intervir diretamente a não ser que seja realmente necessário. Preste atenção a pequenos detalhes que possam refletir o estado seu filho, principalmente se verificar que o seu filho está estranhamente triste.

Como sabe, educar uma criança é uma aprendizagem ao longo do tempo e a experiência não é igual para todos os pais.

Para evitar a indisciplina na adolescência deve saber adaptar-se à personalidade do seu filho, ceder quando necessário (por mais que lhe custe, lembre-se que ele está a crescer…) e ter uma postura inflexível nas situações que assim o exigirem!

Temos a certeza de que tudo irá correr bem!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here