Hoje estive a observar algumas crianças e principalmente algumas adolescentes, e reparei que muitas estão muito acima do peso; e pior que isso, parecem não se importarem. No caso da criança cabe aos pais se aperceberem e procurarem orientação médica ou nutricional. No caso da adolescencia, idem, embora as miudas maiores já possam ter uma noção mais real sobre isso e também por si só, tentarem encontrar um meio para emagrecer, seja através de orientação médica ou nutricional.

Actualmente a obesidade infantil vem sendo alvo de estudos e pesquisas, um estudo do University College of London, sugere que a genética é responsável por 75% das crianças obesas, e outros factores ambientais são responsáveis por 25%.

As crianças obesas podem ter problemas de saúde físicos e emocionais.

Os efeitos fisicos manifestam-se nas actividades fisicas, em problemas respiratórios e nas dificuldades em dormir, bem como os problemas de memória e de aprendizagem. A longo prazo pode-se apresentar diabetes do tipo 2, hipertensão, asma, etc.

Deixo-vos abaixo alguns links interessantes sobre o tema:

Associação Portuguesa de Dietistas


9 COMENTÁRIOS

  1. OlÁ eu tenho 9 anos,messo 1,45 m(todos dizem que eu sou muito alta,pois tenho um familiar com 2 metros)e peso 39 quilos.

    Tenho o peso ideal para a altura que tenho? ,eu fiz em fevereiro 9 anos

    PS-sou rapariga

  2. ola.tenho uma filha com 4 anos.nasceu de 8 meses com 1.700kg.desde ai foi so comer ate hoje.pesa 35.5kg.ja tem asma.nao consigo pola a comer fruta,legumes,sopa.nao come muitos doces,nao faz exercicio fisico.os medicos dizem que a minha filha e viciada na comida.que devo fazer?

  3. Ola!
    Tenho uma amiga que se chama daniela, ela tem 11 anos e está bem acima do peso, o peso dela é 71,5.Mas ela não se sente bem por ser assim, ela já pediu ajuda para algumas amigas,
    mas elas só falavam que era para ela parar de comer.

    A Daniela quer muito uma ajuda para ela não ser acima do peso.
    Alguém tem uma receita que possa ajudar.

  4. O Portalis não responde a nenhuma questão médica, o site Portalis não tem por objectivo avaliar, consultar, ou fornecer informações médicas especificas direccionadas objectivamente a uma pessoa ou no ambito geral. Os temas relativos a saude abordados aqui, são somente material de pesquisa na web, visando somente a informação do tema, e no máximo sugerindo sites que contenham mais informações objectivas sobre o assunto tratado.

    O Portalis, tem como objectivo abordar temas interessantes direccionados a bebés, crianças, adolescentes e mães.

  5. Olá, a minha irmã Rita anda a dizer, diabetes, diabetes, diabetes. Mas o médico disse que o meu estomago é que pede os doces e que eu tenho falta de açúcar no sangue, eu fui fazer analises para ver isso, e foi esse o resultado.
    Mas comam poucos doces e muitas saladas, ou então dieta equilibrada.

    -Comer fruta 3x por dia;
    -Comer 2 refeições de vegetais por dia;
    -Comer 2000 kcal. por dia, e para as pessoas em dieta 1500 kcal. por dia;
    -Comer 2 pratos de sopa por dia;
    -Comer peixe 2x por semana;
    -Comer 60 g. de cereais por dia (isso é a escolha de quem quiser);
    -Beber 1,5 l de água por dia.
    -Comer ou 1 chocolate ou umas batatas fritas por semana.
    -Beber 3 copos de leite por dia.

    E é só mais uma coisa, um conselho:
    Tudo o que é demais na alimentação faz mal.

    Ex.: Beber 2 l de água por dia subecarrega os rins, com tanta água.

    Come o que é saúdavel e ficarás saúdavel.

    Beijinhos e Boas Férias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here