Todos nós já paramos para pensar sobre a origem da família, muitas questões surgem como por exemplo: Onde tudo começou? Como se deu origem a formação da família? entre muitas outras.

A família é formada por indivíduos com ancestrais em comum ou ligada pelos laços sanguineos. Os membros da família que tenham um ancestral em comum costumam apresentar o mesmo sobrenome. Os diferentes indivíduos dentro de uma família podem ser divididos por geração como avós, pais, filhos, etc.

Cada membro tem o poder de afetar o outro a qualquer momento, há familias matriarcais onde o comando é da mãe ou de uma figura feminina, ou patriarcal onde o comando é do pai, avô ou uma figura masculina. No passado os casamentos eram feitos por descendencia, geralmente entre parentes, hoje isso já não é comum.

Leia mais sobre família em: Big Mãe | A origem da familia

34 COMENTÁRIOS

  1. ELA SE CHAMA FATIMA TEIXEIRA BALBINO;AVOS MARTERNO E EDSON TEIXEIRA DE SOUZA E JASI DE MELO SOUZA.SO QUE EU NAO CONHEÇO POIS FUI CRIADA DESDE DE 1 ANO COM OUTRAS FAMILIA MEU SONHO E CONHECER MINHA FAMILIA ME AJUDEM POR FAVOR

    • Procure na Wikipedia a “teoria Eva Mitocondrial”, assim você poderá saber quem foi a “Mãe” original. Mas por favor sem preconceitos, pois você com certeza deverá se impressionar.

    • Olá, Juliana! Venho de uma familia Santiago onde desde o meu bisavô Leopolodo Felippe Santiago, tenho tios e primos contendo Felippe (a diferença é a duplicidade da letra P) no nome.
      Pelo que sei da estoria da familia, somos oriundos de algum lugar da Suiça. Meu bisavê e irmã eram louros e tinham belos olhos auis.

  2. OLHA EU QUERIA UM AJUDA,É ASSIM EU TO FAZENDO UM TRABALHO DE HISTORIA QUE É PARA EU FALAR SOBRE A MINHA FAMILIA E A ORIGEM DELA,EU NÃO TENHO MUITO COISA A FALAR,MAIS COMO EU ENCONTREI ESSE SITE EU QUERIA QUE VC ME DESSE ALGGUMA AJUDA,TIPO ASSIM ALGUMA COISA QUE EU PUDESSE POR NELE, É SÓ EM PROCURAR E ME AJUDAR ATÉ SEGUNDA,PQ DEPOIS DISSE, EU LEVO UM ZERO.

    OBRIGADA PELA COMPREENSÃO 😉

  3. Estou tentando achar a origem da minha familia,ZIMERMANN FILETT.Achei alguma coisa muito vaga sobre os zimermann mas nada sobre os filett!Pode me ajudar?
    Desde já agradeço.

  4. Boa noite!

    Por gentileza, gostaria também de saber qual a minha origem ou a origem de minha família.
    CARNEIRO – SOARES
    SILVA
    QUEIROZ
    CRUZ
    Obrigaodo.

  5. eu gostaria de saber o significado e origem da minha familia depois dos 35anos adquiri este desejo, para saber sobre meus descendentes, no brasil e no mundo eu te agradecerei se voce procura por mim

    • Sou de uma familia com este sobrenome,de Minas gerais ,o meu avó chamava -se Pedro felipe santiago da região de Tarumirim,não sei os nomes dos parentes dele,mas muitos moravam no Rio de janeiro……

      • OI OSMAR SEU COMENTÁRIO ME CHAMOU ATENÇÃO POIS A FAMÍLIA DO MEU PAI(EM ITAPERUNA) TODOS TINHAM FELIPE SANTIAGO. O NOME DO MEU PAI É ROBERTO FELIPE SANTIAGO, DO MEU AVÔ ERA FRANCISCO FELIPE SANTIAGO, E O PAI DELE ERA JOÃO FELIPE SANTIAGO. DE REPENTE SOMOS PARENTES DISTANTES!!

        • Olá, juliana! Meu bisavô era Leopolodo Felippe Santiago oriundo de MG onde tenho alguns parentes. Parte da familia está hoje tambpem em Padua e ém Itaperuna para onde uma tia, Maria Santiago Nacif havia se mudado com o marido e filhos ha uns 50 anos atras, mas não sei quem ainda por lá permanece.
          Encontrei parte da familia que é de Santo Antonio de Pádua e mantenho contato com a prima Rosiane Santiago que ainda nao conheço pessoalmente.Quem sabe realmente somos parentes?

      • Osmar, eu também! veja que no Brasil a sua origem e a de vários que aqui postaram ensagens é de MG.
        A diferença é a duplicidade no P que o meu bisavô, tio e primo tem no nome, mas creio que não seja significativo.

    • Robson, Eu sou de uma familia que também leva o sobrenome Felipe Santiago. Meu avó veio de MG para o Espirito Santo da região de Penha do Capim, proximo a Aimores o nome dele é Anterio Felipe Santiago e o pai dele era Antonio Felipe Santiago, sempre tentamos ter contato com os parentes dele mais a maioria desapareceu. Caso tenha conhecimento sobre alguem dessa região gostaria de receber noticias.

      Grata,

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here