Os pais precisam ser ativos dentro da vida escolar dos seus filhos. Colocá-los numa boa escola, com profissionais preparados, não garante o sucesso escolar.
Os pais tem um papel mais importante do que pensam nesta missão e a sua participação pode sim, determinar o rendimento escolar das crianças.
Dicas para os pais
No nosso artigo de hoje vamos dar a conhecer algumas dicas para acompanhar a vida escolar do seu filho e preparar a sua rotina para esses momentos. Confira.
1 – Pergunte o que seu filho aprendeu
Perguntando o que o seu filho aprendeu, fica sempre por dentro do que aconteceu no seu dia na escola. Além disso, vai estar a criar um vínculo para que ele lhe possa contar, mais detalhadamente, os seus acontecimentos diários.
É até bom para a criança relembrar o que foi aprendido.
2 – Ajudar nas tarefas de casa
Essa é uma parte que muitos pais não gostam ou acham que não faz muito sentido. Mas é muito importante acompanhar as tarefas de casa, assim, saberá exatamente como anda a sua aprendizagem, e onde a criança apresenta mais dificuldades e afins.
A criança vai também sentir-se mais segura se nesse momento tiver incentivo e motivação da sua parte. Faça isso sempre com paciência, tolerando os erros cometidos.
Pais que não toleram erros e demonstram sempre irritabilidade quando as crianças erram podem formar adolescentes com problemas de auto-estima.
3 – Incentive o estudo diário
A criança deve ter uma rotina quando o assunto é estudo e os pais devem ensinar e estipular qual o momento certo para isso. A nossa dica é deixar que a criança tenha um tempo livre e um tempo de estudo nos dias de semana.
Ao fim-de-semana não é necessário ter esse tempo, exceto se a escola passar tarefas a serem feitas mesmo assim.
Esse incentivo deve acontecer para que a criança veja que estudar é algo natural e que cabe na rotina.
4 – Verifique o material diariamente
Outra coisa que deve ser feita é a verificação dos cadernos das crianças. Além de ser outra forma de estar por dentro do processo de aprendizagem, você vai estar incentivando a criança a ter capricho nas tarefas.
Sempre que possível, elogie a letra e o modo com que a criança fez todas as coisas, o reforço positivo tem um papel fundamental dentro da vida escolar.
5 – Participe das reuniões escolares
Nunca peça a outra pessoa para ir à reunião de pais por sua vez, como por exemplo, os avós ou cuidadores da criança. Os pais devem ter uma relação direta com o professor dos seus filhos.
Além disso, mesmo que o seu filho vá bem na escola (e perceba isso com todas as dicas anteriores) é sempre importante priorizar a reunião escolar.
A reunião serve para ouvirmos o que um profissional tem para falar do nosso filho e não somente em questão de aprendizagem formal, nas relações interpessoais, comportamentos e até possíveis problemas que nunca tinha dado conta.
Não seja o tipo de pai que só tem contato com a escola quando surge algum problema.
6 – Faça o diálogo ser algo natural
Conversar com o seu filho sobre a escola, as relações escolares, saber como correu o dia dele, só incentiva o diálogo entre ambos.
Muitas crianças tem medo ou receio de contar qualquer problema escolar aos pais, por medo da sua reação. Mas, quando se cria uma boa relação pais-filho, através do diálogo, ele vai sentir-se confortável em contar todos os detalhes da sala de aula e das situações escolares.