Para qualquer lugar que possamos ir, a atenção é sempre fundamental; quando se tem filhos a atenção é sempre em dobro, e os motivos são mais do que óbvios e sem grande necessidade de explicações. Entretanto é sempre bom lembrar alguns itens relevantes sobre o tema  segurança das crianças em locais públicos. Os pais são os fundamentais responsáveis pela segurança das crianças e portanto devem estar preparados para tal. Quando a criança já tem um entendimento e uma compreensão maior de certas situações, é conveniente orientar, conversar e explicar como agir e o porque. Abaixo algumas dicas para os pais:

– Não perca seu filho de vista nas praias, não deixe que ele entre sozinho no mar e nem se afaste de você.
– Oriente seu filho não dizer a estranhos o seu telefone, ou a sua morada.
– Nas ruas, em praças, centros comerciais, as crianças pequenas devem sempre estar perto dos pais, cuide para que não se afastem demasiado.
– A criança deve saber nome, apelido, morada, e telefone dos pais; caso ainda não consiga é importante os pais colocarem sempre junto com a criança um cartão com estes dados, pode ser na roupinha ou até mesmo numa bolsinha pequena.
– Jamais deixe seu filho sozinho em um local público, mesmo que seja por alguns segundos.
– Não deixe seu filho com estranhos, nem por 1 minuto.
– Não permita que estranhos fotografem seu filho.
– Não deixe jamais seu filho sozinho dentro do seu carro.
– Ensine seu filho a NUNCA pegar boléia com desconhecidos.
– Ensine seu filho a não aceitar rebuçados, chocolates, ou brinquedos de estranhos.
– Ensine seus filhos que caso algo aconteça, será uma pessoa da familia que o irá buscar na escola e nunca um estranho.
– Jamais deixe crianças sozinhas em casa.
– Crianças pequenas não devem ir a cafés, supermercados, ou fazer compras sozinhas.
– Certifique-se de que seu filho tem meios de sempre se comunicar com você ou com o pai.
– Ensine seu filho a não parar para dar informações à adultos que o abordem nas ruas.
– Caso seu filho esteja a caminhar sozinho nas ruas, por exemplo da escola para casa, ensine-o a não se aproximar caso um automovel pare proximo a ele e peça informações. Diga para ele continuar a andar e não parar, e assim que possível pedir ajuda.
– Em caso de passeios com a escola ou excursões com amiguinhos, certifique-se de que haverá nº suficiente de pessoas responsáveis para segurança do grupo.
– Avise na escola do seu filho para jamais o deixar sair sem o seu expresso consentimento, ou para jamais deixar que ele vá com um estranho que justifique a sua ausencia com um motivo grave.
– Antecipadamente deixe avisado na escola que, caso nem você e nem o seu marido possam ir buscar o seu filho, a pessoa que o fará levará uma autorização sua por escrito, ou combine de seu filho ser liberado somente mediante um telefonema seu.

1 COMENTÁRIO

  1. Agora já existem localizadores que, de certo modo, ajudam muito na tranquilização dos pais.
    há varios tipos de localizadores. uns com GPS, que se colocam junto dos nossas filhos( por exemplo na mochila) outros ficam presos nos sapatos, mas que não sendo GPS, servem para ajudar nos locais de muito movimento, porque têm alarme proprio, no caso das crianças se afastarem, ou ate se estiverem perto, mas nós não as estejamos a ver, sempre podemos fazer com que esses alarmes se activem, e assim ” ouvieremos” onde estão os nossos filhos. ( em ultima analise se estes forem raptados…o que esperamos nunca aconteça…claro!) estes equipamentos ajudam a detectar onde estão e eventualmente até são dissuadores…já que emitem som de alarme, chamando a atenção a quem passe perto…! a tecnologia até ajuda

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here