Alice’s Adventures in Wonderland ou somente Alice in Wonderland, Alice no País das Maravilhas é um clássico literário inglês escrito por Lewis Carroll. Esse livro está no topo do gênero literário tido como nonsense.

O livro conta a história de uma menina, Alice que cai na toca de um coelho e vai parar em um local fantástico e cheio de mistérios, povoado por criaturas um tanto peculiares e até mesmo antropomórficas.

livro-alice-no-pais-das-maravilhas
Livro Alice no País das Maravilhas - edição 1898

Alice no País das Maravilhas é uma das obras mais enigmáticas de todos os tempos. Isto é fruto da mistura de brincadeiras, enigmas lógicos e até mesmo de poemas da era vitoriana. Essa mistura faz com que a obra seja muito mais complicada de ser entendida. Este foi o livro inglês mais adaptado para o cinema, televisão e até mesmo o teatro.

A história de Alice começou a ser escrita em 1862, quando o seu Charles Lutwidge Dodson fazia um tranqüilo passeio de barco pelo rio Tamisa em companhia de Alice Pleasance Liddell que tinha apenas 10 anos. Foi nesse instante que ele começou a contar uma história que viraria esse grande clássico. Foi Alice que pediu que ele escrevesse o conto.

Foi então que em 1864 o primeiro manuscrito de Alice’s Adventures Underground ou As Aventuras de Alice Embaixo da Terra foi apresentado. Porém, anos mais tarde ele decidiu publicar o livro mudando a versão originar e aumentando de 18 mil para 35 mil palavras; foi nessa parte que o Gato de Cheshire e do Chapeleiro Louco apareceram. No original os dois personagens nunca foram mencionados.

A primeira tiragem do livro foi de dois mil exemplares e foi para as livrarias em 1865, sendo retirado logo depois, já que o ilustrador John Tenniel reclamou da qualidade da impressão do livro.

A segunda tiragem, com a impressão já de qualidade foi um grande sucesso, tendo sido até mesmo lida por Oscar Wilde e pela rainha Vitória. O livro Alice no País das Maravilhas foi traduzido para mais de 50 línguas.

Personagens

Alice é a protagonista do livro e vai fazendo observações e considerações a medida que as coisas vão acontecendo;

alice-no-pais-das-maravilhas
A Alice do País das Maravilhas

O coelho Branco ou The White Rabbit é que instiga Alice a começar a sua aventura, já que Alice o segue até a toca. Ele carrega um relógio e parece sempre estar atrasado para alguma coisa. Alice vive a persegui-lo.

coelho-branco-alice-pais-maravilhas
Coelho Branco - Alice no País das Maravilhas

O Gato Risinho ou Gato Cheshire sempre aparece quando Alice precisa de um conselho; o único problema é que ele é sempre enigmático demais.

O Chapeleiro Maluco ou The Mad Hatter tem como companheiro a Lebre de Março ou The March Hare. Ambos são totalmente loucos, assim como todos os habitantes do País das Maravilhas. Eles sempre estão tomando chá, já que o Chapeleiro brigou com o tempo e para ele sempre são 6 horas da tarde. Aparentemente, o Chapeleiro Maluco teve sérios problemas com a rainha, quando apresentou um,a música para ela.

A Rainha de Copas e o Rei de Copas são os mandantes do País das Maravilhas. Ela vive mandando em seus criados que são na verdade cartas de baralho; eles sempre estão a cortar as cabeças dos convidados. Ela tem como característica principal ser autoritária e um tanto raivosa. O rei não tem influência nenhuma no País das Maravilhas.

Filme mais recente

Este ano, Alice no País das Maravilhas ganha mais uma adaptação para o cinema, desta vez usando a tecnologia 3D. O filme é dirigido por Tim Burton e tom como ator principal Jhonny Depp no papel do Chapeleiro Maluco.

O filme já estreou em algumas partes do mundo, batendo recordes de bilheteria.

Ver também Alice no País das Maravilhas na Wikipédia, de onde usamos algumas imagens e conteúdos

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here