A alimentação dos bebés nos primeiros 12 meses de vida é extremamente importante. É a partir deste momento que se vão “decidir” os diversos hábitos alimentares que o bebé vai ter (ou deixar de ter) no futuro. Contudo, há alimentos proibidos até esta idade e, consequentemente, em resultado de uma má alimentação podem advir algumas doenças.

Há alguns alimentos que, definitivamente, não podem ser introduzidos na rotina alimentar de um bebé antes de ele ter 12 meses de idade.

Sabe que alimentos são esses? Hoje, neste artigo, vamos dar-lhe a conhecer 10 alimentos proibidos: 

1 – Sal

Os bebés não vão saber o que é comida com sal, sem sal, com açúcar, sem açúcar e afins. Por isso nada de acrescentar esse ingrediente nas primeiras refeições do bebé.

Substitua o sal por temperos naturais se quiser que a comida fique mais temperadinha, por exemplo.

2 – Mel

Sabemos que o mel é um alimento muito saboroso, mas ele não pode ser consumido até 1 ano de idade. Realmente essa orientação é bem séria e até mesmo notificada pela agência nacional de vigilância sanitária.

A agência tem o objetivo de orientar os pais quando a ingestão de uma possível bactéria que pode ser responsável pelo botulismo intestinal! Isso pode acontecer até aos 12 meses de idade por uma questão da flora intestinal da criança.

3 – Frutos do mar

Muitos pais podem tentar oferecer frutos do mar por acreditarem ser uma opção saudável para as crianças, mas até aos 2 anos de idade o alimento não deve ser introduzido de forma alguma.

Isto porque estes alimentos podem disparar reações alérgicas e oferecem um maior risco de contaminação para o bebé.

4 – Refrigerantes

 Nem precisamos comentar que o refrigerante não deve ser oferecido à criança pela grande quantidade de açúcar presente, além de todos os outros ingredientes que possuem.

Mas há ainda um risco relatado num estudo, onde ao consumir refrigerante se observou a mudança na capacidade de concentração das crianças.

5 – Sumos naturais

Ainda na parte de bebidas temos os sumos naturais. Pode parecer até estranho que ele esteja na lista, mas na verdade o sumo natural não deve mesmo fazer parte da rotina alimentar de crianças até 1 ano.

O motivo está na saciedade que os sumos podem trazer para a criança, os efeitos laxantes e até mesmo a acidez presente.

6 – Amendoins

Os amendoins são alimentos com um alto potencial de alergia, esse é o primeiro grande motivo, mas além disso, eles podem estar contaminados com um fungo chamado aflatoxina.

Como o organismo do bebé ainda se encontra em processo prematuro, o alimento pode realmente fazer alguns estragos, principalmente no fígado.

7 – Petit suisse

O petit suisse é popularmente conhecido como Danoninho. Muitos pais compram para dar de sobremesa para os pequenos, acreditando ser uma opção saborosa e prática.

Mas o alimento não é nada recomendado antes dos 12 meses de idade, isso porque é rico em açúcar, além de todos os corantes artificiais, podendo causar alergia alimentar.

8 – Leite de vaca

O leite de vaca é outro alimento que não deve estar na lista de compras para o bebé. Isto porque a proteína que esse leite tem é de difícil digestão, por isso o bebé tem grandes chances de fazer alguma alergia alimentar.

9 – Oleaginosas

Também temos como proibidos alimentos como nozes e outras oleaginosas, o motivo é o mesmo do leite de vaca, a grande capacidade desses alimentos serem alérgicos para o bebé.

10 – Fritos

Nem precisamos comentar o quanto os alimentos ricos em gorduras saturadas podem fazer mal para o desenvolvimento saudável da criança, certo? Tudo isto porque além da criança começar com hábitos alimentares ruins, os alimentos não vão trazer nada de bom nem a curto, nem a longo prazo e por isso não devem fazer parte dos alimentos oferecidos no primeiro ano de vida.

Sabia que para os bebés estes são alimentos proibidos? Deixe-nos o seu comentário!

E não se esqueça de continuar a seguir o nosso site para ficar a saber muito mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here