Neste ano de 2009, o personagem gaulês Astérix completa 50 anos de existencia. Ele foi criado em 1959 pelo desenhador Albert Uderzo e pelo escritor René Goscinny, desde então o sucesso tornou-se mundial com mais de 325 milhoes de albuns vendidos, traduzidos em mais de 100 idiomas e dialectos, algumas adaptações para o cinema e mais de 30 livros de banda desenhada.

Os Personagens:

Asterix, o herói Gaulês e melhor amigo de Obelix. O seu nome provém da palavra asterisque (asterisco).
Obelix, o distribuidor de menires e amigo de Asterix, possui força sobre-humana permanente porque caiu dentro do caldeirão de poção quando era bebê. Adora seu cachorrinho Ideiafix. Só pensa em duas coisas: comer javali e bater nos romanos. Seu nome provém do francês Obelisque obelisco e está relacionado a seu trabalho com menires.
Panoramix, o velho druida que aconselha Asterix, Obelix e o chefe Abracourcix, é o único a saber preparar a poção mágica. O seu nome provém da palavra panoramique (panorâmico).
Matasetix ou Abracurcix (no original, Abraracurcix), o chefe da aldeia. O seu nome provém do original francês à bras raccourcis (braço partido), em português evoca “abra um curso”.
Cacofonix ou Chatotorix, (no original, Assurancetourix), o bardo. Péssimo cantor, mas bom companheiro. O seu nome provém do francês assurance tous risques (seguro contra todos os riscos).
Ideiafix (no original, Idéfix), o cão de Obelix. O seu nome provém do francês ideé fixe (idéia fixa).
Decanonix ou Veteranix ((no original, Agecanonix), o ancião da aldeia, também conhecido como Geriatrix em algumas versões. O seu nome provém do francês age canonique (idade canônica).
Éautomatix ou Automatix (no original, Cétautomatix), o ferreiro que sempre critica a qualidade dos peixes vendidos por Ordenalfabetix. O seu nome provém do francês c’est automatique (é automático).
Ordemalfabetix ou Ordenalfabetix (no original, Ordralfabetix), o peixeiro que sempre está brigando com Automatix por causa de suas críticas. O seu nome provém do francês ordre alfabetix (ordem alfabética).
Júlio César, o majestoso e inteligente imperador romano, inimigo dos gauleses.
Boapinta ou Naftalina, (no original, Bonemine) é a mulher de Abracurcix, sempre arrependida de ter casado com este. Seu nome, no original (Bonemine), vem do francês bonne mine, significando “estar em forma”, “estar bem”, “disposta”.

Desenhos do Asterix para COLORIR

2 COMENTÁRIOS

  1. Por favor, não agridam a nossa lingua portuguesa.
    Se o Texto acima é uma simples tradução, façam a correção (revisão) antes de publicar.
    Há erros grosseiros no texto.
    Como por exemplo quando citam a profissão do criador de Asterix. O correto seria DESENHISTA e não desenhador.

    Perdi a vontade de ler a materia.

    Por favor façam revisão antes de publicar.

    • Cara ou Caro Sothira, em Portugal caso não saiba não se diz desenhista, e sim desenhador! Esclarecido os “erros grotescos”???? é bom tb se informar acerca da ortografia de outros países
      lusófonos antes de deixar comentários deste gênero!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here