A Aromaterapia é uma terapia alternativa que se baseia na utilização de aromas e óleos essenciais naturais que visam trazer benefícios físicos e mentais aos adultos e crianças.  É importante salientar que para você aplicar a técnica da aromaterapia em seu bebé é preciso que antes você receba uma orientação específica quanto ao tipo de óleo essencial, aroma e quantidade a ser utilizado na prática proposta pelo terapeuta. Os aromas podem ser utilizados na água do banho, num difusor ambiental e até mesmo em massagens.

A aromaterapia é também utilizada  para acalmar os bebés e as crianças,  diversos tipos de aromas podem ser utilizados  para tratar não só a ansiedade, mas outros males que possam atingir a criança.

Os óleos essenciais usados na aromaterapia são extraídos de flores, sementes, cascas, raízes e folhas. Eles são usados na massagem, compressas ou escalda-pés para proporcionar alivio e bem-estar, além de trazer calma para a criança.

Os especialistas em aromaterapia dizem que os aromas podem provocar sensações emocionais e físicas, já que o olfato das crianças é muito sensível e consegue sentir o mais delicado cheiro. Outro facto positivo, é que o olfato é o único sentido que está ligado directamente ao cérebro, então isso faz com que as emoções emanem desse sentido; por isso mesmo ele é usado para acalmar as crianças.

É por isso mesmo que dizem que o melhor calmante para os bebés é o colo da mãe, já que só assim ele sente o seu cheiro e se acalma. A mesma técnica é usada na aromaterapia, mas aqui cada aroma ajuda em algum desafio específico, como por exemplo a lavanda, que é usada para acalmar o bebé quando você não pode ficar com ele no colo.

O mesmo óleo de lavanda pode ser usado quando você fizer o Shantala no seu bebê. Você mesma pode fazer a mistura, basta usar 3 gotas de lavanda em 100 ml de óleo vegetal; esse óleo vegetal pode ser de amêndoas, uva ou girassol. A mistura tem que ser bem sutil já que o olfato do bebê é sensível. O óleo deve ser indicado por um profissional capacitado, ou seja o aromaterapeuta que é quem conhece os beneficios que a terapia poderá trazer ao seu bebé e assim indicar o aroma correcto.

Na hora do banho, você também pode usar a lavanda na banheira do bebé, já que existem muito produtos de grandes marcas (especificas para bebés) que já utilizam aromas suaves como lavanda e camomila com o objectivo de proporcionar um banho calmo ao bebé.

lavanda
Aroma de Lavanda acalma o bebé!

Também é possível encontrar colónias para bebés com aroma delicado de lavanda ou camomila, use apenas uma gotinha na roupa do bebé, assim o produto não fica em contacto directamente com a pele delicada do seu bebé. Você ainda pode substituir a mistura por um sabonete de lavanda que é vendido em qualquer local. Você verá como o seu bebé ficará mais calmo e terá um sono mais relaxante depois de começar a usar a aromaterapia nele.

O quarto também recebe a técnica da aromaterapia, coloque dez gotas de lavanda em um aromatizador e deixe ligado por no máximo 15 minutos, isso garante tranquilidade e um bom sono ao bebê. A aromaterapia pode trazer outros benefícios para você o seu filho, consulte um aromaterapeuta para saber a terapia mais indicada para você o seu filho.

Saiba mais sobre: Aromaterapia em Bebés

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here