As Crianças e os Contos de Fadas | Educação Infantil

Pinóquio

Existem crianças que não dormem sem uma boa história, e nessas horas, mães do mundo todo contam os famosos contos de fadas; já que era isso que você lia ou escutava quando era pequena. Os contos de fadas são variações dos contos populares ou das fábulas locais. Geralmente são textos curtos onde os heróis ou heroína enfrentam um obstáculo imenso antes de sair vitoriosa na luta contra o mal.

Os contos de fadas estão repletos de princesas, príncipes, magia e transformações, além de animais falantes e as fadas. Os contos de fadas mais contados no mundo todo são “Rapunzel”, “Branca de Neve e os Sete Anões” e “A Bela e a Fera”. Mas eles podem variar de país para país e de região para região, sendo incorporadas algumas lendas locais ou folclóricas nos textos.

E o conto de fadas tem uma importância muito grande para a criança, já que é através das histórias que você conta que ele aprende diversas lições e aprende que os conflitos e problemas se resolvem com muita disposição. E por mais que existam bruxas más (que representam a figura das pessoas que não gostam e querem atrapalhar a felicidade do outro), se você for uma boa pessoa, pode ser feliz e conquistar tudo o que quiser, inclusive com a ajuda dos amigos para acabar com a bruxa má.

Pinóquio
Pinóquio

Os contos mais famosos e que você certamente ensina para o seu filho provem dos irmãos Grimm, que em 1822 publicaram o livro “Contos de fadas para crianças e adultos”, uma coletânea com 100 contos; muitos deles fazem parte do seu cotidiano e certamente você já contou ou já ouviu algum desses 100 contos.

Um desses contos é a Bela e a Fera, que conta a história de uma donzela que vai viver em um castelo encantado e que acaba se apaixonando pela Fera; com a ajuda dos itens mágicos do local ela consegue ficar com a Fera.

Outro criador de contos de fadas é Hans Christian Andersen, que escreveu quase que 200 contos infantis. Os principais contos são O Patinho Feio que conta a história de um patinho que nasceu diferente dos irmãos e foi rejeitado pela mãe, mas que encontrou ajuda em outro local; Os Sapatinhos Vermelhos e A Pequena Sereia que conta a história de Ariel, uma sereia que se encanta por um navegante e vive um amor proibido.

Além desses existe ainda a história de “Pinóquio”, um menino de madeira que toda vez que mentia via o nariz crescer. E “Alice no país das maravilhas” que conta a história de Alice, que por curiosidade entrou em um mundo mágico do qual viveu grandes aventuras.

Com certeza os contos de fadas são essenciais na educação da criança e fazem parte do imaginário das mesmas; mas eu penso que o mais importante de tudo isso é que você consiga mostrar ao seu filho ou filha, que é possível ser feliz mesmo que existam pessoas a nossa volta que nos queiram mal (como a bruxa má).

Penso que é essencial evidenciar nas histórias a parte boa e positiva, e mostrar que as partes menos boa como a vingança, a mentira ou a traição devem ser excluidas de nossas vidas.

Veja alguns contos de fadas: Projeto Conto de Fadas

4 thoughts on “As Crianças e os Contos de Fadas | Educação Infantil”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter
Mantenha se actualizado sobre os útimos artigos! 
Subscreva a nossa newsletter! 
Respeitamos a sua privacidade. Asseguraremos que não compartilhamos o seu endereço de e-mail com terceiros e que poderá optar por sair da lista de e-mails a qualquer momento.
Não copie texto!