A massagem infantil é uma maneira de criar um vínculo com o bebê e ganhar a sua confiança, saiba tudo sobre as melhores massagens para bebês.
Esta forma de os pais se relacionarem com os seus recém-nascidos ajuda a estimular o crescimento e o desenvolvimento através de um toque suave.
Uma das vantagens da massagem num bebê é saber quando ele se sente calmo e relaxado, permitindo que o seu corpinho use essa energia extra em tarefas importantes, como o desenvolvimento do cérebro e a digestão.
Tudo o que precisa saber para fazer uma boa massagem num bebê
Existem alguns benefícios significativos para as massagens infantis, que iremos explorar neste artigo, mas devemos ter em conta alguns tópicos importantes:
- Como massajar um bebê;
- Qual o melhor óleo para massagem do bebê;
- Quais os benefícios da massagem para o bebê;
- Como fazer uma massagem bem feita.

A melhor altura para iniciar a massagem infantil é nos primeiros três meses de vida dos bebês, quando eles começam a desenvolver habilidades físicas e intelectuais importantes, nomeadamente as habilidades motoras.
As técnicas de massagem infantil serão muito leves e suaves, com o objetivo de deixar o bebê confortável e familiarizado com o toque.
Os benefícios da massagem nos bebês são inúmeros.
Os bebês crescem mais seguros, sentindo-se queridos e amados, com uma maior capacidade de dar e receber contato, crescendo mais felizes.
Alguns dos maiores benefícios das massagens para bebês são:
- facilita ganho de peso
- reduz a possibilidade de ganhar icterícia, a massagem infantil reduz os níveis de bilirrubina, o composto no sangue que causa icterícia, e aumenta a frequência do movimento da bacia, o que ajuda a expelir o excesso de bilirrubina do corpo.
- reduz o estresse. O toque faz com que as endorfinas sejam liberadas, o que faz com que o cortisol caia.
- reduz as cólicas, a vibração pode realmente ajudar a aliviar a cólica.
- promove o sono. A massagem ajuda os bebês a adormecerem mais rapidamente e a permanecerem mais tempo a dormir.
- fortalece laços entre os pais e o bebê através do contato visual, bem como do contato pele a pele. A massagem infantil é especialmente útil para mães com depressão pós-parto, que têm problemas de ligação com os seus bebês.
- alivia gás ou constipação. Como os bebês têm um esfíncter subdesenvolvido no esôfago, eles não conseguem arrotar por conta própria. Isso faz com que o gás se acumule em seu sistema, causando desconforto na barriga. A massagem infantil ajuda a aliviar essa pressão.
- Massagem do bebê aumenta a aprendizagem. As massagens podem promover alerta, e quando o bebê está mais alerta, ele aprende mais.

Para além destes benefícios, também existem as vantagens físicas das massagens, entre elas:
- A redução de gás em bebês com cólicas. Uma massagem abdominal pode ajudar na digestão.
- A movimentação dos músculos do bebê, ajuda-o a desenvolver força e habilidades motoras.
- O desenvolvimento do cérebro, aumentando a sua consciência da posição e do movimento do corpo, permitindo que o corpo se torne mais fisicamente integrado.
- Melhor contato visual. Manter o contato visual com o bebê enquanto realiza a massagem ajuda-o estar presente no momento.
- Conexões neuromusculares aprimoradas, ou seja, os bebês aprendem acerca das suas partes do corpo e como controlá-las.
- Sistema imunológico mais saudável, ajudando a reduzir os resfriados. Também ajuda no fluxo linfático, o que pode ajudar a combater infecções.
- Melhoria do humor, ou seja, as endorfinas ou hormônios felizes, são liberados em resposta à massagem. Simultaneamente, o hormônio do estresse, cortisol, é reduzido.
- Dormir melhor, depois de uma massagem os bebês estão mais relaxados e dormem melhor.
Para fazer uma boa massagem devem ser seguidos alguns parâmetros importantes:
- Apagar as luzes, desligar o telefone, ligar uma música suave e certificar-se de que o ambiente esteja aquecido.
- Colocar o bebê em uma superfície segura. Escolher uma superfície confortável, mas plana, que pode ser uma cama ou o trocador do bebê.
- Despir o bebê. Pode abandonar a fralda se quiser, tendo em conta que tem colocar alguma proteção debaixo do bebe para evitar xixis indesejados.
- Toque suave. Usar movimentos leves e suaves.
- Direcione as partes do corpo certas.
- Ligue-se ao seu bebê. Fale suavemente, cante uma canção de ninar olhe-o nos olhos para melhorar a conexão entre os dois.
- Saiba quando parar. Se o bebê começar a se agitar, pare a massagem e retome-a mais tarde. As razões mais comuns pelas quais os bebês começam a se irritar durante uma massagem são a fome, o frio ou o desinteresse.

O uso de óleo de massagem pode tornar a experiência mais confortável e agradável, porque diminui o atrito entre a pele.
Os melhores óleos para massajar o bebê são:
- O óleo de coco, que é antimicrobiano, antibacteriano, antifúngico e antiviral.
- A manteiga de Karité com óleo de coco: se o bebê tiver a pele mais seca, a manteiga de karité ajuda a hidratar e selar a humidade.
Os óleos essenciais também podem ser usados, mas nunca devem ser aplicados sem serem diluídos, pois são são muito concentrados e podem causar reações alérgicas, irritações na pele ou uma reação de desintoxicação.
As taxas de diluição adequadas ao usar óleos essenciais são muito importantes.
Alguns dos melhores momentos para massajar o bebê são:
- Cerca de 45 minutos depois de comer.
- Quando o bebê está calmo, alerta e acordado.
- Logo antes de dormir.
- Depois de uma troca de fralda.
As massagens infantis não são novas. Na verdade, têm bastante história.
Evidências da mais antiga massagem infantil remontam à antiga Índia. Mesmo assim, as massagens eram mais do que apenas uma forma de relaxamento, elas eram incorporadas à medicina ayurvédica como uma maneira de melhorar a circulação, livrar-se de toxinas, melhorar a função digestiva e aumentar o bem-estar geral.