Louis Braille, nascido em França em 04 de Janeiro de 1809,  perdeu a visão aos 3 anos de idade devido a um ferimento no olho esquerdo, a infecção alastrou-se fazendo com que Braille perde-se a visão do olho direito, ficando totalmente cego. Braille quando criança e adolescente teve inumeras dificuldades em sua vida escolar para poder aprender,  sua deficiencia visual causava-lhe muito transtornos e impedimentos. Braille quando jovem criou então o  método Braille composto apenas por 6 pontos em relevo que dispostos de formas diferentes e através do tacto,  proporcionam leitura e aprendizagem aos deficientes visuais.

Em 2009 é comemorado (1809-1852), o bicentenario do nascimento de Louis Braille e para tanto
foi elaborado um programa de comemorações, a decorrer durante o ano 2009; com a colaboração de diversas personalidades e instituições, entre as quais se destacam: Casa da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, Gabinete de Referência Cultural – Pólo  Interactivo de Recursos Especiais (Direcção Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa), Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) e Direcção Regional de Lisboa do Ministério da Educação.

Está patente na BNP, de 25 de Maio a 27 de Junho de 2009, a mostra O Braille em Portugal.
A Biblioteca Nacional de Portugal expõe materiais de apoio ao trabalho intelectual dos deficientes visuais; a mostra percorrerá os instrumentos de aprendizagem, leitura e impressão do Braille, jogos e outros materiais didácticos.

Para maiores informações:
Biblioteca Nacional de Portugal
Serviço de Actividades Culturais
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here