Se o seu filho já é alfabetizado, ou seja, sabe ler e escrever há muitas brincadeiras que podem ser feitas para passar uma tarde divertida. Essas brincadeiras podem ser feitas entre você e seu filho, ou entre seu filho e um grupo de amiguinhos, onde você coordena as actividades e se diverte também. Estas actividades também podem ser realizadas nas escolas pelos educadores de infância.

Segue abaixo algumas sugestões:

* Brincadeira do STOP

Em uma folha de papel trace previamente várias colunas, onde no topo de cada coluna deverão ser escritas várias categorias como por exemplo:

jogo-do-stop

– A brincadeira começa quando você escolhe uma letra do alfabeto e cada um dos participantes do jogo deverá escrever nestas colunas nomes que iniciam com a letra escolhida.

– E assim sucessivamente, a cada nova letra escolhida o participante que escrever todas as palavras primeiro e terminar diz: STOP

– Cada resposta diferente é contado 10 pontos à cada participante, e cada resposta igual é dado 5 pontos à cada participante.

– Cada resposta vazia, vale zero pontos.

– Ao final conta-se os pontos de cada participante e verifica-se quem ganhou ou se houve empate.

Esta é uma brincadeira antiga mas que ainda hoje diverte muito crianças e adultos! Você pode inovar e criar novos temas de acordo com os seus gostos.

* Brincadeira do Nome

Em cada folha de papel você escreve as letras do nome do seu filho, em cada coluna  referente a cada letra deverão ser escritas o maior número de palavras possível que comecem com aquela letra. Comece pela primeira letra.

Exemplo:

jogo-do-nome

– E assim sucessivamente, estabeleça um número mínimo de palavras para cada letra (coluna) e ao final ofereça um prêmio ao seu filho caso ele consiga completar um número mínimo de palavras.

– Esta actividade pode ser desenvolvida com um ou mais participantes.

Boa diversão! 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here