Brincadeiras Bíblicas

Brincadeiras Bíblicas

São já muitas as crianças que seguem a religião evangélica juntamente com os seus pais. E, portanto quando isso acontece gostam de fazer brincadeiras bíblicas.  Esta é não só uma forma lúdica de unir o grupo mas também de fazer com que se tornem mais amigos e mais próximos, uma vez que compartilham a mesma crença. Agora devem estar a pensar que é muito difícil encontrar brincadeiras bíblicas divertidas, pois se pensou isso, enganou-se…

Brincadeiras bíblicas divertidas para crianças

1. Caixinha Surpresa

Esta é uma ideia que pode ser adaptada de várias formas, mas a mais comum é a que lhe descrevemos de seguida.

Coloque dentro de uma caixinha perguntas bíblicas escritas em vários papelinhos. Faz-se um círculo onde todas as crianças se devem sentar. Passa-se a caixa com as perguntas para cada uma das crianças e, vão cantando uma música evangélica. Ao sinal de quem está a comandar a brincadeira, a música pára de ser cantada por todos, e a criança que ficar com a caixinha na mão, deverá retirar um papel e ver qual a pergunta que lhe calhou.

Se a criança acertar a resposta ganha um ponto, se errar não ganha nenhum ponto. Se a criança não acertar, deve ser perguntado às outras crianças do grupo quem sabe responder. Caso nenhuma saiba, quem está a comandar a brincadeira deverá dar a resposta certa. Se alguma outra criança acertar, esta ganha 1 ponto.
Ao final estabeleça um prémio para o 1º, 2º e 3º lugares. Pode ser por exemplo ganhar um doce, um caderno, um conjunto de canetas, lápis de cor, etc.

2. Presente para todo mundo

Dentro de uma caixa ou de um saco devem ser colocados papéis com perguntas bíblicas, direccionadas para a faixa etária das crianças que estão a participar na brincadeira, e/ou que tenha já aprendido e estudado o assunto durante os estudos bíblicos.

A pessoa que vai comandar a brincadeira, primeiramente deverá ter preparado um brinde para cada uma das crianças que participe do jogo.

Cada criança deverá sortear um papelzinho e responder à pergunta que estiver escrito no mesmo. Se acertar ganha um brinde mas, se errar ganha na mesma.

O objetivo é fazer com que cada criança se sinta inserida no grupo e não discriminada por ter errado a resposta. Cabe à pessoa que está a comandar a brincadeira, dar a resposta correta caso a criança não acerte e dizer que todos nós podemos errar, mas que devemos aprender com os erros e não repetirmos o mesmo.

Assim é Jesus, ele perdoa os nossos pecados, mas devemos aprender com os nossos pecados cometidos e não mais comete-los.

3. Que bicho sou eu na Arca de Noé?

Para esta brincadeira é preciso ter pelo menos 8 crianças, o grupo tem que estar formado sempre por números pares.

Quem está a comandar a brincadeira, conta a história da criação do mundo, a história da Arca de Noé, e no fim chama cada criança e dá-lhe um papel com a figura de um animal. Por exemplo se tivermos 8 crianças a participar do jogo, devemos ter 8 papéis, com apenas 4 animais para que as crianças possam formar os pares, isto é, devem ter sempre dois papéis com o nome do mesmo animal, por exemplo elefante, leão, macaco e gato:

As crianças não podem ver o papel umas das outras. Depois de todas terem o seu papel, cada uma delas deverá fazer o som do animal que lhe calhou. Se tiver um leão deverá imitar o leão, e quando todos tiverem imitado seus respectivo animais, cada criança deverá procurar seu par, ou seja, deve ficar ao lado da outra criança que imitou o mesmo animal que ela.

Gostaram das nossas sugestões? Querem conhecer mais brincadeiras bíblicas divertidas? Cliquem nos links abaixo:

3 thoughts on “Brincadeiras Bíblicas”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter
Mantenha se actualizado sobre os útimos artigos! 
Subscreva a nossa newsletter! 
Respeitamos a sua privacidade. Asseguraremos que não compartilhamos o seu endereço de e-mail com terceiros e que poderá optar por sair da lista de e-mails a qualquer momento.
Não copie texto!