O carnaval assume-se como uma festa onde reinam as fantasias e os disfarces, em que miúdos e graúdos festejam usando máscaras e trajes coloridos. É um dia de pura diversão e onde são permitidas inúmeras brincadeiras.

É carnaval ninguém leva a mal.

As brincadeiras de carnaval mais tradicionais são normalmente realizadas nas escolas, nos bailes e desfiles. Mas e porque não fazer uso de brincadeiras antigas e criar uma festa de carnaval diferente para as crianças?

De seguida deixamos algumas sugestões de brincadeiras para crianças, algumas de carácter educativo e, que podem ser elaboradas em conjunto com as crianças.

1. Baile

Organize um baile de carnaval e peça ajuda às crianças para ajudarem na decoração do espaço. Façam a vossa própria decoração usando vários materiais.

2.  Máscaras

Carnaval é sinónimo de disfarce. E porque não ajudar as crianças a criar o seu próprio disfarce? Usem e abusem da cor, do brilho e da vossa imaginação.

3. Pinturas Faciais

Uma alternativa às máscaras é desenhar na cara figuras que se gostem, como por exemplo, piratas, flores, cachorrinhos, gatinhos, borboletas, fadas, corações, etc. usando para o efeito tintas próprias.

4. Fantasias

Todas as crianças gostam de usar um fato no carnaval, e se forem elas a fazer vão sentir-se ainda mais felizes. Ajude-os a criar o fato usando materiais reciclados, roupa que já não usam, etc.

6. Garrafas Sensoriais

Também conhecidas como chocalho de grãos é uma ideia engraçada para fazerem pois o carnaval pede barulho. São simples de fazer e as crianças vão adorar. É só pintar massas, grão, feijão de várias cores e colocar dentro de uma garrafa de plástico.

7. Tambores

Os tambores também têm que fazer parte desta festa, já que a “bateria” é a alma do carnaval. Façam o vosso próprio tambor usando latas de leite vazias e decorem da forma mais divertida possível.

A vida são dois dias, o Carnaval são três!

Gostou das nossas ideias? Então inspire-se e comece já a pensar como vai jogar o próximo Carnaval.

16 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here