Entreter as crianças ou encontrar alguma brincadeira infantil divertida que os faça descontrair nem sempre é fácil, principalmente porque as crianças de hoje em dia estão muito ‘tecnológicas’, ou seja, adoram jogos electrónicos, computadores, etc.

Mas em certas situações nem sempre se tem um computador disponível e quando o número de crianças passa de três o ideal é sugerir actividades e brincadeiras que os faça interagir, onde haja comunicação, e troca de experiências entre eles.

Pensando neste aspecto o que me vem a mente como sugestão são as brincadeiras que faziamos quando éramos crianças, era muito divertido e nos distraiamos a valer.

Decidi relembrar algumas e partilhar com vocês:

1- Pular Corda
Faixa Etária: Acima dos 6 anos
Nº de Participantes: 3 ou mais
A brincadeira consiste em que cada um dos participantes pulem a corda alternadamente. Colocamos uma criança em cada extremidade da corda, as quais terão de ‘girar’ a corda de modo que ela forme ‘círculos’. Um participante fica no meio e tenta pular a corda, conforme os outros dois fazem com que ela gire.

2- Telefone sem Fio
Faixa Etária: Acima dos 6 anos
Nº de Participantes: 6 ou mais
Coloque cada criança sentada uma ao lado da outra e peça para a primeira dizer uma frase completa.
Cada uma das crianças deverá repetir a frase para o colega que está ao lado, deve falar o mais baixo possível para que os demais participantes não ouçam a frase. Isto deve ser feito até que chegue a última criança, quando isto acontecer ela deverá repetir em voz alta a frase para que todas ouçam. Quase sempre no final a frase nada tem a ver com a frase inicial, é muito divertido.

03 – Queimada pela Bola
Faixa Etária: Acima dos 6 anos
Nº de Participantes: 8 ou mais
Tradicional jogo entre crianças e adultos, onde a bola é o principal elemento. Deve-se formar dois grupos, cada grupo ficará de um lado do campo. No fundo de cada lado do campo do jogo, demarca-se um local que denominamos ‘poço’ onde os elementos do grupo que forem ‘queimados’ pela bola deverão permanecer isolados do restante do grupo. Ganha o jogo a equipe que “queimar” todos os jogadores adversários.

04 – Vire Estátua
Faixa Etária: Acima dos 5 anos
Nº de Participantes: 3 ou mais
Ponha uma música divertida, e inesperadamente pare o som e grite ‘Estátua’, os participantes deverão então parar exactamente na posição em que se encontravam no momento em que o som parou. Neste caso você que está no controle da brincadeira deverá brincar, fazer caretas para fazer com que os participantes deem risadas, perde quem não conseguir manter-se sério e como ‘estátua’.

Ver também: Brincadeiras Antigas para Crianças

Boa diversão à todos os participantes! 🙂

Foto: ‘O Ciclo da Vida em Versos Amigos e Postais Antigos’ de Fernando Cardoso.

52 COMENTÁRIOS

  1. oi tenho 10 anos e adorei brincar de corda com minha prima grazielly de 9 anos e minha irma de
    5 anos o nome dela e giselly…foi legal gostei muito…e tambem brincamos de pula elastico foi divertido!!!!

  2. os jogos sao legais eu tenho 14 anos e nao ligo do que vao falar de mim eu gosto de brincar de pega,pega pular gosta etc…..meu nome e sofia e mmeu apelio e soso tenho 14 anos obrigado pelos ideia xauuuuuuuuuuuuuuuuuuu beijos pra dotos que nao ten vergonha de si mesmo

  3. Eu tenho 17 anos e amo brincar de barbie,polly, pega pega,e tudo.
    Não to nem ai com o que os outros dizem, vou ter 30 anos e se gostar de brincar vou continuar

  4. ADOREI O SITE, SOU DJ DESTA RADIO WEB ACIMA, E UMA VEZ POR SEMANA FAÇO PROGRAMA INFANTIL, E VENHO PESQUISAR , MUITO INTERESSANTA AMEI. BJSSS E PARABENS.

  5. É EU AMO BRINCA DE SER CRIANÇA TB É DIVRTIDO HOJE EM DIA AS PESSOAS NO QUEREM MAIS SER UMA PESSOA NORMAL E SER CRIAÇA VIVER POIS É ISSO QUE EU QUERO SER CRIANÇA VOLTAR AS BRICADEIRAS INFANTIS E TB TEM BRINCADEIRAS PARA JOVENS TB NÉ AO INVÉS DE FICAR NO HABOO;OU HABLITZ QUE VICIA A PESSOA A TER ENCONTROS VIRTUAIS OU ATÉ A NAMORAR EU SÓ SEI DE UMA COISA EU VOU LEMBRAR SEMPRE DAS BRINCADEIRAS QUE EU BRINCAVA COMO POR EX:PANELINHA;COMIDINHA;BONECAS;PENTER OU ARRUMAR BONECAS;E ETC QUERA SEMPRE SER CRIANÇA ASS:AMIGO OCULTO:)

  6. Tenho 17 anos.

    Eu acho que tem um certo limite para brincar apenas de barbies, pollys e etc. Creio que crianças de 12, 13 anos, claramente podem brincar a vontade (e sem ligar para o que os outros dizem) mas não ficar só nisso..A Maturidade é muito importante, só que a infância também (SOU UMA CONTRADIÇÃO AMBULANTE OK ?!)

    Mas 15 anos e apenas brincar não dá muito certo.

    Eu particularmente adoro brincar de pega-pega, esconde-esconde, pular corta, alerta, amarelinha.. Mas com os meus priminhos/as que tem de 1 a 10 anos.. Como eu sou a mais velha, acabo ensinando esses tipos de brincadeiras, que acho que fazer parte da educação dele.. (Sou tipo babá deles, nos finais de semana que eu não saio, vou pra casa da minha avó, e eles quase pulam no meu pescoço de tanta vontade de brincar)
    Na idade deles, ficar o tempo todo no computador é algo tenso.

  7. OI meu nome e:Leticia tenho 10 anos e adoro bricar de barbie e polly, esconde-esconde,policia e lidrao,pinbarra,cola-descola,pega-pega etc…e voce do que gosta de bricar ???

  8. Oii Sou a Manuella e tenho 7 anos gosto muito de brincar de barbie com minha prima mas ela naum gosta muito de brincar pq ela tem 10 anos e é meio chatinha , tbm gosto de brincar de muitas outras coisas . bom essa é minha historia .

  9. adorei o site
    tudo haver com o pré-projeto que estou desenvolvendo na área de Educação Física Escolar. Defendo as brincadeiras tradicionais em desfavor as brincadeiras eletronicas onde as crianças ficam, a maior parte do tempo, com limitado movimento.

  10. adorei o site
    tudo haver com o pré-projeto que estou realizando, o qual está direcionado a Educação Física escolar. Defendo as brincadeiras tradicionais como auxiliadora da formação integral das crinaças em desfavor das brincadeiras eletronicas em que elas permanecem a maior parte do tempo sentada, com reduzido movimento corporal. Abç

  11. Oh!! gente vou fazer 15 aninhoos
    e vou fazer bricadeiras do tipoo meninos dançandoo
    com as meninas se a menina ñ quiser o menino paga um micoo
    meu niver vai ter show ao vivo!!

  12. Oi meu nome é LIZIE tenho 15 anos, faço Magistério…
    Gostei muito dessas Brincadeiras, vou brincar com os meu futuros alunos…
    Valeu pela dica.. bjus

  13. Oi meu nome é LETICIA tenho 15 anos, faço Magistério…
    Gostei muito dessas Brincadeiras, vou brincar com os meu futuros alunos…
    Valeu pela dica.. bjus

  14. ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    sera que se possivel poderia disponibilizar mais brincadeiras infantis que tenha movimento?
    Valeu as dicas ja copiei umas brincadeiras…

    bjinhus

  15. Acho que as escolas deveriam trabalhar mais em cima dessas brincadeiras infantis,as criânças e os jovens de hoje já não brincam mais, estão se tornando pessoas frias e sem amor pelos outros. Nós sabemos que essas dinâmicas e brincadeiras ajudam na formação das pessoas.

  16. Oi meu nome e catarina tenho 16 acnos e ainda gosto de brinca de boneca,pula-corda etc.Todas asc brincadeiras infantins e nem ligo porque
    e bom que eu aproveito minha infacia não pesso namorar eu so vo namorar com 25 anos ou então mais anos.

    • Oiie Catarina!!!
      Voce esta mais que certa, eu tenho treze anos, e ainda brinco de tudo, principalmente de Barbie que é minha paixão.Mesmo o povo da escola dizendo que isso é coisa de bebe, to nem ligando.Parabens querida!!

      • oi mayra e catarina amei eu tenho praticamente 11 anos e amo brincar de barbie e meuito bom alem de ter a casa da barbie completa,concordo com vc mayra algums amigos meu acham isso uma bobagem mais e muinto irado. beijos meu nome e glauciane.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here