Uma maneira interessante de estimular o racíocinio e a agilidade mental na criança, é criar situações e brincadeiras que façam com que ela se interesse pelo tema e queria participar de forma activa. As adivinhas cumprem fielmente este papel, pois agradam as crianças que estão sempre ávidas em aprender coisas diferentes e gostam de novos desafios.

Através da adivinhas o racíocinio da criança é estimulado, fazendo com que ela se interesse em tentar dar uma resposta certa, afinal quase toda criança gosta de brincadeiras e jogos. Por isso é importante sempre estar a ‘comunicar’ com a criança através de jogos saudáveis e que estimulem o intelecto das mesmas.

Hoje venho vos deixar algumas adivinhas que fazem parte de um bélissimo livro para crianças, ‘Novíssimas Flores para Crianças’ de Fernando Cardoso (Ed. Portugal Mundo), as mesmas foram transcritas abaixo com a autorização do autor. Espero que vocês gostem e que lhes seja útil no dia-a-dia com o seu filho! 🙂

1- Somos vinte tres irmãs,
Pequeninas nos tamanhos.
Enchemos o mundo todo,
Em parte alguma faltamos.

Temos tanta habilidade,
Tudo sabemos fazer,
Fazemos tudo no mundo
Quanto se queira dizer.
Resposta: As letras do Alfabeto

2- Quem é quem é
Que canta
Sem ser com a garganta?
Resposta: A Cigarra e o Grilo

3- Não tenho cor nem sabor,
Cheiro também não tenho;
Nunca subo, que me canso;
Só para baixo é que venho.
Resposta: A água

4- Somos sete e todas nós
Boa harmonia formamos.
Os nossos nomes dependem
Do lugar que ocupamos.
Resposta: As notas musicais

5- Qual é a coisa
Qual é ela
Que quanto maior é
Menos se vê?
Resposta: A escuridão

6- O que é que é
Que cai em pé
E corre deitada?
Resposta: A água da chuva

7- Tenho pernas e não ando
E para poderem andar
É preciso que outras pernas
Me façam movimentar.
Resposta: As calças

8- Existe, mas não se vê
Embora permita ver,
Digam o que vem a ser.
Resposta: A electricidade

9- O que é que é
Que se cria sem comer?
Resposta: A fome

10- Nunca deixei minha casa,
Casa assim poucos a têm;
À medida que vou crescendo
A cresce também.
Resposta: O caracol e a tartaruga

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
11 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Pedro
João Pedro
8 anos atrás

pq a amnga cai do pé?

R-pq ñ tem escada pra desser

mariana
mariana
8 anos atrás

oque é passa pela a agua mas ñ se molha passa pelo fogo mas ñ se queima.
Resposta:. sombra

Julia
Julia
9 anos atrás

SABE COMO FAZER UM PASSARINHO RIR?
R:ataca ele na parede que ele raxa o bico!
_________________________________________________
PORQUE A LOIRA BURRA BATEU A CABEÇA NO COMPUTADOR?
R:pra entra na internet
_________________________________________________
UM PEIXE CAIU DE UMA JANELA DE UM PREDIO QUAL ERA O NOME DELE?
R:AaAaAaAaATUM!
__________________________________________________
TINHAM 5 PEIXES EM UM AQUARIO 3 MORRERAO AFOGADOS QUANTOS FICARAM?
R:5 pois peixe nao morre afogado
__________________________________________________
TINHAM 10 MACACOS IMITADORES NUM GALHO 1 PULO QUANTOS FICARAM?
R:nenhum pois um foi imitando o outro!!
__________________________________________________

joana
joana
9 anos atrás
Reply to  Julia

qual e coisa qual e ela
seca e mais molhada
fica?
R: e a toalha.

qual e coisa qual e ela logo
chega a casa poes a janela?
R:e o botao

anne potter
anne potter
9 anos atrás

adoreii tds..

o q é o q é?
que nasce no rio,vive no rio e nao se molha?

R: O carioca néhh… kkkkkkkkkkkk

outra massa!!

o que é o que é?

por que o fandango esta se suicidando?

R: Pq a vida dele éh um ” saco”……….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk esssa foi boa…rsrsrsrsrsrs

lais
lais
10 anos atrás

o que o que é?
é seu, mais as pessoas usam mais do que você?
tenta adivinha essa…
resposta: o seu nome!

Altino Grinevold
Altino Grinevold
10 anos atrás

O que todos tem dois e voce só um?
Todos tem dois “Os” e vovce só um “o”.

Ronaldo
Ronaldo
10 anos atrás

O que é o que é? Tem cara de animal, corpo de animal, cheira como animal, mas não é um animal?
Resposta: Não sei… hehehehehe

DANIELI
DANIELI
10 anos atrás

EU GOSTEI MUUITO

camilla
camilla
10 anos atrás

Oque é o que é
Nasce grande e
morre pequeno?
Resposta:A vela.

Giovanna
Giovanna
11 anos atrás

o que e o que e
que te segue dia e noite passa por cima da agua mas nao afunda
resposta:a sombra