Campanha Enfrentando o Crack – Participe e Divulgue

Você já conversou sobre drogas com os seus pais? E sobre o crack? Você sabe o que é  dependência química? Atualmente o crack está invadindo as escolas, as festas, as baladas, os clubes, as reuniões de amigos e outros lugares os quais frequentamos habitualmente. O crack é considerado uma das drogas ílicitas mais devastadoras do mundo.

 O crack surgiu nos Estados Unidos na década de 1980 em bairros pobres de Nova Iorque, Los Angeles e Miami. O baixo preço da droga e a possibilidade de fabricação caseira atraíram consumidores que não podiam comprar cocaína refinada, mais cara e, por isso, de difícil acesso. No Brasil, a droga chegou no início da década de 1990 e se disseminou inicialmente em São Paulo, estendendo-se para todo o país.

O crack é obtido a partir da mistura da pasta-base de coca ou cocaína refinada, com bicarbonato de sódio e água, geralmente esta substância é fumado (aspirado) com cachimbos improvisados, feitos de latas de alumínio e tubos de PVC  que permitem a rápida aspiração de grande quantidade de fumaça.

Enquanto a cocaína em pó leva cerca 15 minutos para chegar ao cérebro e fazer efeito depois de aspirada, a chegada do crack ao sistema nervoso central é quase imediata: de 8 a 15 segundos, em média. É por esta razão que o crack pode ocasionar dependência mais rapidamente. A ação do crack no cérebro dura entre cinco e dez minutos.

As drogas destroem a vida de uma pessoa em todos os sentidos, mas o  crack  é devastador e abrange aspectos físicos, neurológicos, psicológicos, afetando negativamente também as relações sociais e a vida familiar. A campanha ‘Enfrentando o Crack’ desenvolvida pelo governo brasileiro, tem como objetivo esclarecer a população sobre o que vem a ser esta droga devastadora, e estimular a população (crianças, adolescentes, jovens e adultos) a enfrentar este desafio que é acabar com o crack e ajudar pessoas que são dependentes químicos a se livrarem do vício.

Você pode telefonar (de qualquer lugar do Brasil) para o número 132 – VivaVoz. O VivaVoz é um serviço de atendimento telefônico gratuito, exclusivo e especializado em fornecer informações sobre qualquer tipo de droga e seus efeitos no organismo, além de orientar na busca de locais para tratamento. Por meio do número 132, qualquer cidadão com dúvidas será atendido 24 horas, durante todos os dias da semana, inclusive feriados.

Ajude a divulgar esta campanha entre os seus amigos e colegas de escola. Faça a sua parte para acabarmos com o crack em todo o Brasil, sua ajuda é muito importante!

Este texto foi elaborado de acordo com as informações e imagens disponibilizadas no portal: – Brasil.gov.br – Enfrentado o Crack

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Não copie texto!