Embora muito se fale em doação de orgãos, poucas pessoas sabem realmente o profundo significado deste acto. Refiro-me ao que este gesto significa em prol da vida de um semelhante e ao desprendimento na hora da perda de um familiar. Para quem pouco ouviu falar sobre a doação de orgãos vamos ver alguns pontos importantes.

Algumas pessoas têm sérios problemas de saúde o que faz com que determinado orgão como por exemplo o coração fique debilitado; e esta pessoa para sobreviver necessita que seja feito um transplante de coração. Neste caso quando uma pessoa morre a familia pode autorizar a doação dos orgãos, e o coração desta pessoa que morreu pode proporcionar a esta outra pessoa que necessita de um transplante uma nova chance de vida.

Isto acontece com vários orgãos como o fígado, as córneas e até mesmo com o pulmão. Há também a doação de medula óssea, que pode ser feita quando a pessoa doadora está viva e pode salvar muitas vidas. Para compreender o processo da doação temos que saber alguns pontos importantes descritos abaixo:

O que é receptor?
Receptor é a pessoa que recebe ou receberá o orgão doado.

O que é doador ou dador?
Doador ou Dador é a pessoa que doa o orgão para que seja realizado o transplante.

O que é um transplante de orgão?
Um transplante é a transferencia de um orgão vivo, tecido ou células de uma pessoa para outra. Este transplante tem por finalidade restabelecer a função perdida no corpo do receptor do orgão.

Quem pode ser dador ou doador?
No caso de transplantes de rins, medula óssea, fígado e tecido pulmonar o doador pode ser um doador vivo. No caso de outros orgão vitais, tem de ser de uma pessoa falecida, mas com condições prévias para a doação dos orgãos. Ou seja, para doar os orgãos é necessário alguns procedimentos prévios para conservação do mesmo e transporte, há um tempo certo para que os mesmos possam ser retirados do corpo do doador.

doação-de-orgaos

Caso você tenha interesse em saber mais sobre doação de orgãos sugiro uma visita à dois sites relevantes sobre o tema:

Estando no Brasil visite: ADOTE | Aliança Brasileira pela Doação de Orgãos e Tecidos

Estando em Portugal visite: Portal da Saúde

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
claurea
claurea
10 anos atrás

poema de campanha de doação de corneas

ERICO
ERICO
10 anos atrás

ESTOU DISPONIBILIZANDO UMA POESIA DE MINHA AUTORIA, PARA AJUDAR NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO. DOAÇÃO NADA SE PERDE OU SE CRIA, TUDO SE TRANSFORMA EM ALEGRIA! O QUE IRIA APODRECER, FARÁ OUTRO SER VIVER! NÃO SEJAMOS EGOISTAS, SE AMAMOS… REALISTAS! IMAGINE A DOR NA FILA, NA FILHA DOS OUTROS (NÃO RIMA)! FILA DE ESPERA… TENHA CALMA! DEUS SALVE CADA ALMA! DOUTOR…, SALVE MEU PAI! -SINTO MUITO! ELE SE VAI… NÃO TEM CORAÇÃO, MEU SENHOR… SEM AÇÃO… FALTA DOADOR! E A MÃE QUE O FILHO PARIU? NÃO ENCHERGA, É CEGA, NUNCA O VIU?! É… O CEGO NÃO JOGA BOLA, NEM GANHA MILHÕES…… Read more »