Crianças e jovens poderão passar a ter direito ao cheque dentista, até hoje  só estavam disponíveis para idosos e grávidas. As crianças com quatro, cinco, sete e 10 anos e os jovens com 13 vão passar a beneficiar de um complemento solidário. O Ministério da Saúde vai pedir ajuda aos conselhos executivos das escolas para definir as crianças e os jovens que vão beneficiar desta medida e para a distribuição dos cheques.
O secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, explicou também por que razão estão abrangidas as crianças com estas idades: “Foram idades escolhidas com os profissionais por se considerar que são as idades nas quais uma intervenção dos cuidados de saúde oral poderão ter melhor efeito na preservação da dentição definitiva”.

Para maiores informações acesse o site da: Direcção Geral de Saúde

194 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia!

    Já há muito tempo que não visitava este blog nem fazia comentários.
    Apresento-me outra vez… Chamo-me Sílvia e sou Higienista Oral num Centro de Saúde e faço a gestão local dos meus “cheques dentista”. Tenho verificado que ainda existem muitas dúvidas em relação as estes “cheques”, por isso, caso seja do vosso interesse, poderei novamente tentar responder a algumas questões sobre o Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral.

    Com os melhores cumprimentos,
    Sílvia Baptista

    • Olá Silvia, como vai?
      Há qto tempo.
      Obrigada pela participação, sinta-se a vontade para responder e deixar aqui os vossos comentários.

      Cumprimentos,
      Blog da Criança

    • Olá, eu o a uns tempos recebi um cheque dentista, mas não cheguei a utilizar porque passou o prazo.E não sei o que ainda posso fazer para remediar.
      Eu preciso de por um aparelho dentário, e no dentista onde eu vou não metem,e os meus pais andam a procura de um sitio barato, que de para suportar os custos.

      Se me soube-se informar em relação ao cheque dentista e a uma clínica dentaria onde possa colocar o aparelho dentário mais barato agradecia.

      • Bom dia!

        O Cheque Dentista não abrange a colocação de aparelhos ortodônticos. Apenas os tratamentos de cárie e proteção dos dentes estão contemplados. Não lhe sei dizer o nome de nenhuma clínica onde o aparelho seja barato, aliás, um aparelho nunca é barato… Poderá, no entanto, através de um seguro de saúde que abranja estomatologia/medicina dentária, obter preços mais em conta…
        Relativamente à validade do cheque dentista que está inscrita (no lado direito em cima)da folha tem de ser obrigatoriamente respeitada para a marcação da 1ª consulta. Passado esse prazo… nada a fazer…
        Com os melhores cumprimentos,

        Silvia Baptista

  2. Bom dia.
    A milha filha tem 7 anos, agradecia que me informassem como fazer para requisitar os cheques para a menina.
    Obrigado
    Cumprimentos

  3. boa tarde gostaria de saber se a minha filha de 8 anos nao tem direito ao cheque dentista . porque ja assinei o papel na escola o ano passado e ate agora nao recebi todos os seus amiguinhos ja receberao menos ela gostava de saber como posso reclamar porque na escola dizem que nao sabem de nada…

  4. Boa noite,
    Eu tenho certas duvidas em relaçao aos cheques- dentistas.. A minha filha ja foi a uma consulta.. Mas ainda tem de arranjar uns dentes.. Ainda tem direito a arranjar o restantes dentes atraves dos cheques dentista ou ja nao. Tenho de ser eu a pagar..
    Agradecia que me respondessem com um pouco de urgencia.

    Obrigado

  5. BOA NOITE. TRABALHO NUM CENTRO DENTARIO,E TRABALHAMOS COM OS CHEQUES DENTISTAS.. MAS PRECISO DE AJUDA,NAO CONSIGO LANÇAR OS CHEQUES COM FACILIDADE NO PROGRAMA.SE PUDEREM ME RESPONDER EU AGRADEÇO.

  6. Ola boa noite tenho duvidas em relacao ao cheque dentista pois so hoje nun anuncio da televisao é que tive conhecimento dos cheques dentistas agora a minha duvida é para ter direito ao cheque dentista tenho que me dirigir primeiro ao centro de saude onde temos o medico familia ou ao centro de saude da area da escola??e se vamos primeiro ao centro de saude ou a escola para ter direito ao cheque dentista e onde tenho que entregar depois ??agradecia que alguem me podesse responder pois é uma oportunidade que precisava mesmo principalmente a minha filha obrigada.

  7. Boa Tarde!
    Tenho 17 anos, faço 18 anos dia 30 de Novembro de 2010 e gostava de saber se é possivel eu ter direito ao cheque dentário. Estudo numa escola normal e estou no 11ºano.
    Agradecia que alguém me desse uma resposta.

  8. BOA NOITE,GOSTAVA DE PERGUNTAR SE A MINHA FILHA VAI TER DIREITO AO CHEQUE DENTISTA ESTE ANO,PORQUE O ANO PASSADO NIMGUÉM SOUBE ME INFORMAR E A ESCOLA TAMBÉM NÃO NOS DEU QUALQUER PAPEL.E A MINHA FILHA NECESSITA MESMO MUITO DE TRATAR DOS SEUS DENTES E EU NÃO TENHO MEIOS PARA ISSO.ELA NASCEU A 3/4/2001 E TEM 9 ANOS E ANDA NA ESCOLA ALBERTO VALENTE DO PINHAL NOVO.SERÁ K A MINHA FILHA VAI TER DIREITO A ALGUMA COISA ESTE ANO?SOUBE DE PESSOAS COM MAIS POSSIBILIDADES QUE EU K RECEBERAM O CHEQUE PARA OS FILHOS!AGRADECIA MUITO SE FOSSE POSSIVEL UM ESCLARECIMENTO SOBRE ESTE ASSUNTO.O MEU MUITO OBRIGADA E BOA NOITE.

  9. Boa Noite, a minha filha tem 14 anos e nasceu a 30-04-1996, anda numa escola pública, na Madeira. Gostava de saber se ela pode receber o cheque dentista, e como pode adquiri-lo.

  10. Bom dia!

    Surgiu me um contratempo com o cheque, em mudanças perdi o cheque, e agora encontrei o, só que a data limite era 31 de Agosto, existe alguma possibilidade de ainda usifruir deste?
    O que posso fazer?
    Cumprimentos,
    Cintia Santos

  11. Boa tarde,a mha filha de 14 anos ja teve direito a cheque dentista,mas a outra que tem 9 anos ainda nao,ela faz agora em agosto 10 anos ja vai ter direito??Eu depois espero que a escola os entregue ou posso ir pedir no centro de saude?Eu tenho 31 anos alguma vez vao dar a pessoas desta idade?e os idosos teem direito a partir de que idade?obrigado…

  12. tenho um filho com dez anos feitos em 9 –4–2010 e ainda nao recebi nenhum cheque …..gostava de saber quando e que tenho direito a ele….ao nao sera para todos….na escola onde o meu filho anda no ante passado vieram para os da segunda classe este ano vieram para os da treceira classe ao seja para os mesmos……

  13. olá, boa tarde.
    Gostava de saber se as crianças que não têm mais de dois dentes definitivos estragados, não teêm direito ao cheuqe-dentista? A minha filha nasceu em 2001 e não recebeu nenhum. Onde deveria ter lhe sedi dado um o ano passado.. obrigado pela a atenção

  14. gostaria de saber o que cobre o cheque dentista tenho duas filhas que andam no dentista a de 13 anos ainda nao recebeu e xa anda a meses a tratar dos dentes a mais nova com 7 anos recebeu na semana passada mas a srª dentista me disse que os cheques so da para os 4 molares definitivos os restantes e por minha conta gostaria se possivel de algumas dicas ando farto de ver aqui na net obrigado

  15. o meu filho nasceu a 17 de novembro de 2000 até agora nunca teve atribuição de cheque dentista, quais as idades compreendidas no programa, quando ,é que o meu filho tem direito a tratamento,

  16. Boa tarde,

    gostaria de saber o porque de nao ter tido resposta ao meu comentario enviado em 9 de março de 2010.
    aguardo ainda informação.
    obrigada

  17. boa tarde ,sou de ourem e tenho um filho k nasceu em fevereiro de 1999 k frequenta o ciclo preparatorio conde de ourem ,como eu sei k ele tem direito ao cheque dentista e k estes tem k ser imitidos ate o dia 30 de abril de 2010 estou para ver quando e k o dito cheque vai ser entregue pois ja hoje sao 20 de abril de 2010 e a higienista ainda nao foi a escola ja me dirigi ao centro de saude de ourem e disseram para nao me preocupar,falar e muito facil para quem esta de fora mas para quem tem direito as coisa e ve o tempo a passar .Agradeço desde ja a sua atençao mas e muito chato ver a descontraçao de quem esta de fora .O meu obrigada e fico aguardar resposta

  18. boa noite, sou do concelho de Ourem.Tenho um filho k nasceu em fevereiro de 1999 ele tem direito ao cheque dentista mas como o dito cheque so e emitido ate ao dia 30 de Abril de 2010 e ainda nenhuma higienista foi a escola para entregar o cheque ja hoje sao 5 de Abril de 2010 daqui a pouco tremina o prazo e o cheque acaba por ficar sem efeito,ja me dirigi ao centro de saude e disseram para nao me preocupar k a higienista ia a escola mas tou para ver quando ela la vai.

  19. ola
    O meu filho tem actualmente 8 anos na escola que ele frequenta foram entregues cheques dentista para todos os meninos no mês de Junho do ano passado, no dia em que a professora os deu aos meninos o meu filho estava doente e não pode ir a escola varios dias, o ano estava no fim e eu não me apercebi de que já tinham sido emitidos os cheques e o dele tinha desaparecido e ninguem se responsabilizou. No inicio do ano lectivo diriji-me varias vezes a escola para ter um resolução do problema visto que ele não teve o mesmos direitos que os outros por o cheque ter desaparecido. A minha questão é a seguinte: Será que o cheque no nome de Sergio Gouveia Machado nascido em 25 de Setembro de 2001, Chaves residente e a frequentar a escola Eb1 de Vidago terá sido usado por outro aluno? E se seria possivel uma 2ª via do cheque se fosse provado que o cheque dele ainda estava por utilizar?
    agradecia uma resposta
    Com os melhores Cumprimentos

  20. Olá boa tarde! O meu filho nasceu em 2000, ou seja completa dez anos no segundo trimestre deste ano, a distribuição dos cheques dentistas já foi efectuada na escola dele mas, uma vez mais nenhum foi destinado pra ele, pergunto: se é este ano que ele completa os dez anos, não deviaria de receber?
    Os cheques só são distribuidos uma vez por ano, certo? E pro ano será que vai ele ter direito a recebê-lo?

    Obrigada

  21. Os meus cumprimentos.

    A minha filha nasceu em 19/02/1995 e frequenta a escola pública.
    Entregaram-me uma carta na escola para preencher os dados e entregar o quanto antes ao director de turmas. Isso foi feito de imediato e em 17-04-2009.Tornamos a preencher no dia das matrículas (04-07-09).
    O ano lectivo terminou e o cheque-dentista não apareceu.
    Perguntei ao director de turma sobre o que se passava com os cheques-dentista, o que me respondeu, dizendo que entregou o formulário na Secretaria da escola e que a partir daí nada tinha com isso.
    Entretanto fui ao Centro de Saúde dos Arcos de Valdevez , com a mesma pergunta o que me foi informado que os mesmos tinham de ser pedidos no Centro e não na escola e que os mesmos já tinham caducado em Agosto de 2009

    Pergunto eu?…
    Por falta de informação correcta ou má informação por parte dos responsáveis da escola será que a minha filha vai perder o direito ao cheque-dentista.

    Saudações

    Rosa Dantas

  22. Boa noite

    Tenho um filho de 9 anos a estudar numa escola pública e até não tive informação sobre como obter o cheque-dentista ou o que devo fazer. O que devo fazer?
    Aguardo resposta

    Muito obrigado
    Susana

  23. Olá boa tarde!
    Tenho a minha filha que nasceu em 1998.Em Junho de 2009 foi emitido o 1º cheque dentista
    acontece que quando fui ao dentista ele disse-me que o cheque já tinha passado de validade.Entretanto aprareceram-lhe umas cáries nos dentes definitivos e gostaria de saber se me posso dirigir ao médico de familia e pedir uma 2ª via do cheque.
    Obrigado e aguardo resposta

  24. Boa tarde tenho 2 filhos de idade de 8 e 10 anos nascidos nos anos de 2001 e 1999 .O mais velho foi a higienista e de la encaminhado para uma dentista por se encontra com caries nos molares o mais novo foi a higienista para colocar os selantes . mas pregunto agora quando e que eles voltaram a ter a oportunidade de voltar a ir novamente a uma higienista pela escola.E que eu nunca recebi nenhum cheque simplesmente fui me dado pela escola um papel a preguntar se queria que os meus filhos fossem a higienista. desde mais o meu obrigada pelo seu tempo aguardo resposta.

  25. Ola Silvia,
    A minha filha tem 6 anos (abril/2003), está no 1º ano numa escola pública.
    Tem os dentes em muito bom estado: não tem cáries, nem nenhum outro problema.
    Na 1ª consulta que fiz com ela no dentista, aconselharam-me a colocar uma espécie de verniz transparente nos definitivos para evitar a degradação por muitos anos.
    Neste momento estou a fazer então o que me aconselharam, já o fez em dois molares.
    A minha dúvida é:
    Com o bom estado dos dentes, a minha filha vai ter direito da mesma forma ao cheque dentista?
    Qual é o valor do cheque? (ela não abrange nenhum escalão…)
    Uma vez que o único tratamento que lhe posso fazer é este, se tiver direito ao cheque, adio para essa altura…
    Muito obrigada pela atenção dispensada.

  26. Boa tarde,

    Tenho um filho que nasceu em 15 de Dezembro de 2009 e frequenta uma escola particular. No entanto tenho subsídeo, logo gostaria de saber se tenho direito ao cheque dentista ou se há alguma coisa que deva fazer
    Obrigada

  27. Boa Noite, só agora soube por uma pessoa amiga que já distribuiram cheques dentista nas escolas, não fui informada de nada e ao que parece são abranjidos as crianças q isufruem de escalão A e B. Tenho 2 filhos, um menino com 6 anos nascido em Agosto de 2003 e uma menina com 12 anos nascida em Abril de 1997, pretendia saber se eles tem direito, pois a pouca informação disponivel é pouco esclarecedoura.
    Obrigado.

  28. ola boa tarde eu tenho tres filhos um de 15,outra de 8 e um de 4
    a minha filha de 8 não resebeu o cheque dentis já andarão a dar na escola ela nasceu en 2001 sera que ten direito ?

  29. eu gostaria de saber como aderir ao cheque dentista tenho 1 finho com 6 anos e nao sei sedeva ir ao centro de saude ou atraves da escola devo esperar?

  30. bom dia

    queria saber se o cheque dentista pode ser descontado em qualquer dentista, se não , como posso saber a que dentistas o meu filho de 13 anos ,pode ir com o cheque?

    muito obrigada pela atenção

    cumprimentos

    lucia

  31. Boa noite, tenho um menino com 4 anos, nasceu em 01 de junho 2005, ele tem quatro dentes com caries, um dos dentes já se lascou(partiu) apartir de que idade é que são atribuidos os cheques dentistas e a quem

  32. Olá boa tarde, tenho dois rapazes e andam ambos em escola pública. Um na pré-primária (tem 5 anos actualmente) e o outro anda no 2º ano (tem 7 anos actualmente), nunca recebi nada, nem informação nem cheques.

    O que é necessário fazer para ter direito?

    Cumprimentos

    Paula Marques

  33. Bom dia
    A minha filha tem 5 anos ja teve uma consulta pelo cheque dentista, mas necessita de fazer outro tratamento tem direito a mais algum cheque dentista.

  34. gostaria que me informassem foi a consulta oral do centro de saude da residencia e deram me o docomento programa nacional de promocao da saude oral e tenho comigo onde tenho de entregar.

    • Boa noite:

      Deverá aguardar que, através da escola que o seu filho frequenta, lhe seja entregue um documento, ou “cheque dentista” ou Documento de Referenciação da Higienista Oral. Ele terá de ser emitido até 30 de Abril de 2010 e por isso até essa altura (ou por volta dessa altura), deverá receber alguma informação. Depois terá de utilizar o documento entregue até 31 de Agosto de 2010.

      Os melhores cumprimentos
      Silvia

    • Boa Noite:

      Estipularam-se idades chave, ou seja, todas as crianças que frequentam escolas públicas e IPSS até completarem a 16 anos, poderão usufruir do programa em três fases.

      Os melhores cumprimentos
      Silvia

  35. Gostaria que me informassem do seguinte: A minha filha tratou os dentes no âmbito da atribuição de 2 cheques-dentistas na faixa etária dos 10 anos. Foi-me dito pela médica dentista que estes cheques só cobriam os tratamentos a dentes definitivos. Na 2ª consulta que equivalia ao 2º cheque, verificou-se que um dente definitivo estava a romper apesar de ainda se encontrarem as raízes do dente de leite agarradas à gengiva, pois este tinha tido uma cárie que o foi “desfazendo”. A médica disse que era necessário remover as raízes do dente de leite pois estavam a prejudicar o dente definitivo que já estava a ficar torto, só que a extracção das raízes teriam que ser de m/ conta, pois o cheque-dentista não cobria os dentes de leite. Só que eu vi no diploma do Ministério da Saúde que “…o 2º cheque se destina ao tratamento de todas as outras situações que afectem os dentes permanentes ou à aplicação de selantes nos restantes pré-molares”. Ora, sendo assim aquelas raízes estavam a afectar o dente definitivo que estava a irromper, logo deveria ser tratado c/ este cheque. Gostava de saber se estou certa? Obrigada.

    • Boa Noite:

      Realmente os “cheques dentista” apenas abrangem intervenção directa nos dentes definitivos, ou seja os dentes deciduais não estão contemplados. As “outras situações” a que a circular descreve, referem-se por exemplo a dentes fracturados, a selante noutros dentes que não os respectivos da coorte a que a criança pertence, etc.

      Com os melhores cumprimentos
      Silvia

  36. Boa noite gostaria de saber se tem alguma validade de entrega os cheques
    dentista?? é que tenho um irmão com 7 anos e ainda não recebi nada é que na escola dizem que não sabem quando vêm os cheques para a escola e ele precisa mesmo.

    • Boa Noite:

      O prazo de validade para a emissão é 30 de Abril. A validade de utilização é 31 de Agosto. Tenha só em atenção ue os “cheques dentista” só permitem o tratamento de dentes definitivos.

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

    • Boa Noite:

      Terá de consultar o site da DGS, Microsite da Saúde Oral, Médicos Aderente. Depois só tem de introduzir o distrito, concelho e freguesia que desejar… Deverá escolher a clínica/médico dentista que quiser e marcar…

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

    • Boa noite!

      O seu filho tem cáries extensas em dentes de leite e dor associada? Se sim, deverá consultar o seu médico de família e ele poderá ou não pedir a emissão de um “cheque dentista” ao abrigo da Saúde Oral em Saúde Infantil (SOSI). Se não, só no ano lectivo em que fizer os 8 anos ou seja em 2011-12, é que irá ter direito ao “cheque dentista” ou ao documento de referenciação para Higienista Oral (para intervenções em dentes definitivos) e este tipo de documento não se “requisita”, ele é emitido e entregue na respectiva escola através do Centro de aúde da área de abrangência da escola.

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

    • Boa noite!

      Infelizmente penso que já não há nada que possa fazer. Não sei porque razão o recebeu tão tarde visto que o prazo máximo para a finalização dos tratamentos era 31 de Outubro de 2009, mas a verdade é que o prazo já terminou e por isso já não vai poder usufruir dos tratamentos.

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

  37. Boa tarde.
    Tenho uma filha com 15 anos, nascida em 1994.
    Até à data nunca tive nem acesso, nem nenhuma informação sobre o cheque dentista.
    Gostaria de saber se ela tem direito e quais os passos que devo dar para obter o cheque dentista.
    Obrigada.

    • Boa tarde!

      De acordo com a Circular Normativa em vigor, e apesar do Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral prever a abrangência de crianças/jovens dos 3 ao 16 anos, ainda não é possivel emitir “cheques dentista” a jovens com idade superior a 13/14 anos (este ano lectivo para os que nasceram em 1996).

      Com os melhores cumprimentos
      Sílvia

  38. E ridiculo entregarem cheques aos alunos fora do prazo de validade ”’E de seguida o encarregado de educacao reclamar e a escola empurra para o centro de saude e vice versa .Gostaria de saber como fica esta questao visto que quem nao tem culpa alguma e o aluno .Que fica assim sem qualquer tipo de beneficio devido a imcompetencia de alguem .

  39. Boa noite,
    gostaria que me informassem como devo proceder a uma reclamação e a quem de direito, porque o meu filho fez a primeira consulta do cheque dentista e quando foi para fazer a segunda consulta, o dentista disse que o cheque já não dava para fazer a consulta porque quando introduzia o codigo do cheque no programa (penso que um programa da DGS) não aceitava o código, devido ao dito código já timha expirado o prazo(até 31/10/2009)??? Então ele não sabia dos prazos quando da primeira consulta?? Disse-me que não porque nem o programa diz prazos nem vem mencionado no cheque nenhuma validade. A segunda consulta foi marcada pelo dentista por opinião e opçaõ dele. O dito cheque foi-me entregue pela professora (do 3 ano básico) no inicio das aulas em Setembro e acaba logo no final de Outubro? O meu filho nasceu em 2001 e tem 8 anos. Segundo me disse o dentista depois de averiguar devido à minha reclamação, disse-me que o cheque teria sido emitido em Junho.
    A professora do meu filho garantiu-me que só lhe entregaram o cheque no inicio das aulas em setembro.
    A quem devo reclamar e como?
    Se alguem estiver dentro destes assuntos, por favor digam-me alguma coisa.
    Obrigado.

    • Boa noite!

      Os “cheques dentista” para crianças de 2001 (ano lectivo 2008-09) só podiam ser emitidos até 31 de Agosto de 2009 (excecionalmente por ser o 1ºano de implementação). Como diz, esse primeiro cheque foi emitido em Junho resta saber se ainda durante o período de aulas. Não posso, por desconhecer os factos, afirmar se a “culpa” foi de quem o foi entregar à escola, e se quando lá chegou não havia ninguém que o fizesse chegar ao respectivo encarregado de educação ou se decidiu (na minha opinião erradamente) entregá-lo apenas no início do ano lectivo. O problema é que o prazo de término dos tratamentos era dia 31 de Outubro de 2009, e essa informação o médico dentista devia tê-la pois consta na Circular Informativa Nº:07/DSPPS/DCVAE de 26/03/09, que pode ser consultada no site da DGS, e todos os profissionais envolvidos no processo deveriam ter conhecimento do seu conteudo. Concordo totalmente com a sua indignação e penso que deve realmente esclarecer os factos. Antes de mais deverá dirigir-se ao Centro de Saúde da área de abrangência da escola que o seu educando frequenta e informar-se junto de quem referenciou e entregou na escola, os “cheques dentista” no ano lectivo anterior. Posteriormente penso que também seria interessante “mostrar” a referida Circular Informativa ao dentista que consultou o seu filho, nem que seja para que futuramente ele seja mais zeloso no que diz respeito à recolha de informação. E por fim, e com todas as explicações obtidas, mas sem os dentes do seu educando tratados, poderá fazer uma exposição à Direcção Geral da Saúde (ver site DGS- Microsite Saúde Oral-Contactos) para que tente resolver a questão. No entanto, acredito, infelizmente que a situação não se irá alerar, e muito provavelmente apenas dir-lhe-ão que no ano 2011-12 voltará a ter direito ao “cheque dentista”. E agora perguntar-me-á: “E então os tratamentos das cáries podem esperar?” Caso a resposta não chegue ou seja inconclusiva, talvez ficasse mais descansado em tratar os dentes por conta própria. Mas atenção, esta é apenas a minha opinião enquanto profissional.
      Espero que a minha resposta o possa ajudar!

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

    • Boa noite!

      Com certeza que terá toda a razão na sua indignação, mas o estado tem vindo a alargar este Programa por fases. Dentro de algum tempo, não lhe sei dizer é quando, independentemente do local onde estudem, todos os jovens irão ter acesso aos “cheques dentista. Nesta primeira fase, o estado considerou prioritários crianças/jovens que, à partida, têm menos possibilidades financeiras do que os que podem pagar um colégio privado.

      Os melhores cumprimentos
      Silvia

  40. Bom Dia,
    Hoje que o nosso primeiro Ministro tornou publico o seu programa de Governo, continuou a referir a continuação do cheque dentista até aos 16 anos, o meu filho tem 15 anos, (sou carênciada porque estou no desemprego à mais de um ano) já me informei no centro de saúde da minha área de residencia, e o que me foi informado é que só os meninos de 13 anos são abrangidos, eu pergunto o nosso Governo está a fazer publicidade enganosa, ou para quando!?…os meninos de 15 anos vão ter direito a esse referido Cheque?

    Com os melhores cumprimentos.
    Lurdes Dias.

    • Boa noite!

      Por enquanto, segundo a informação que tenho. ainda não é possivel a emissão de “cheques dentista” a outros grupos etários que não os dos 7/8, 10/11 e 13/14 anos. No entanto está previsto o alargamento, não se sabe ainda é para quando. Caso eu tenha alguma novidade nesse sentido, voltarei a responder-lhe.

      Os melhores cumprimentos
      Silvia

  41. Boa noite, tenho uma filha com 6 anos, ela recebeu o cheque dentista em Maio, que foi pedido por mim no Centro de Saúde ao médico de família, mas por motivos de força maior só marcei a consulta para dia 4.11.2009, mas eu estava mais ou menos descança porque me foi dito que o cheque tinha validade de 12 meses. Hoje fui à consulta com a minha filha e qual o meu espanto o cheque já tinha passado a validade, era até 31.10.2009. Agora a minha questão é a seguinte, será que posso pedir um outro cheque já ou tenho que aguardar algum tempo para o fazer?
    Agradeço resposta urgente.

    Os melhores cumprimentos
    Magda Correia

    • Boa noite!

      Pois, é verdade… Esse tipo de cheque só tem validade de três meses após a emissão. Não sei se conseguirá outro. Mas fale com o seu médico, explique-lhe essa situação se ele entender poderá tentar pedir uma segunda via.

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

  42. Boa noite

    Tenho um filho de 8 anos feitos em 07/04/2009 e outro de 15 anos feitos em 22/02/2009, estudam os dois em escolas publicas, quando irão ter direito ao cheque dentista?

    • Boa noite!

      Relativamente ao seu filho mais velho e de acordo com a circular normativa em vigor não tem, pela idade, direito ao “cheque dentista”. Relativamente ao de 8 anos, o ano lectivo anterior, 2008-09, deveria ter recebido ou um “cheque dentista” ou uma consulta com um higienista oral. Deveria informar-se do motivo pelo qual não recebeu, no Centro de Saúde da área de abrangência da escola que o seu filho frequenta. Em 2011-12 deverá receber novamente informação da Saúde Oral.

      Com os melhores cumprimentos
      Sílvia

  43. bons dias… A minha filha tem cinco anos,feitos a 15-02-2009… Quando poderá ela usufruir do tal cheque dentista? Ela nao tem 2 caries…Tem uma vigiada por um dentista privado… E ainda me parece longe de ter dentes defintivos…Obrigada…

    • Bom dia!

      Ela poderá usufruir de um documento para ser seguida em Saúde Oral (“cheque dentista” ou documento de referenciação para Higienista Oral) no ano lectivo em que completa os 8 anos, se não me falham as contas, dentro de dois anos lectivos (no 2ºano!!). Só em situações pontuais e de consideravel gravidade (cáries extensas, dores, etc…) é que eventualmente o médico de familia poderá decidir referenciar a criança até aos 5-6 anos para um “cheque dentista”.

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

  44. Tenho uma criança que nesceu em Dez-1999, faz dez anos este ano, quero saber onde posso adquirir o cheque dentista, é de Braga e anda no extrenato Paulo VI – particular.

    • Boa noite!

      Se o colégio onde a sua criança anda não tem nenhum tipo de convenção com o ministério da educação (tomei a liberdade após ler o seu comentário de verificar na lista de escolas aderentes e realmente não consta) então não vai poder beneficiar do “cheque dentsta”

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

        • Bom dia!

          Como disse, a sua criança estuda num colégio particular e por isso, à excepção dos estabelecimentos de ensino particulares com convenções com o Ministério da Educação (ME), os restantes não têm direito a “cheque dentista”. Pode procurar saber na própria escola se esta tem algum tipo de convenção com o ME (por ex. IPSS ou Contrato de Associação de Rede de Escolas Públicas). No caso se ter, deverá informar a escola que, para benefício de todos os alunos deverá solicitar à DGS a integração no Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral, e consequentemente nas listas para “cheque dentista”; posteriormente deverá também informar o Centro de Saúde da área de abrangência da escola para esse facto. Caso não tenha nenhum acordo, os alunos dessa escola não têm, pelo menos por agora, possibilidade de acederem aos “cheques dentista”. Concordando ou não, é o que está determinado na legislação…

          Os melhores cumprimentos
          Sílvia

  45. A minha filha nasceu em 1998, gostaria de saber porque é que ela nao recebeu,,,,,,, e os amigos de dela nasceram em 1998 e fazem anos de diferenssa de 2/3 dias e receberam……… Parece que há diferenças…….mas só quero que saibam que eu nao gosto de diferenças………obrigado………..e espero que compreendam…..

    • Boa noite!

      Devia informar-se no centro de saúde da área de abrangência da escola da sua filha o motivo pelo qual apenas ela não recebeu qualquer documento destinado à saúde oral.

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

  46. Ola,bom dia. Tenho 3 filhas 18,16,14, em julho fui a escola onde me foi entregue um cheque dentista para a minha filha de 14, mas como a Directora de Turma não estava foi uma funcionaria que me entregou sem nenhum esclarecimento.como pensei que era so valido as crianças ate aos 13 e a minha filha fez 14 em julho pensei que ja não dava. Agora ao visitar este blog e que pude perceber que ate ao dia 31 de outobro ainda podia marcar consulta, o que ja fiz. Queria agradecer a ajuda e ja agora pedia um esclarecimento sobre a minha filha de 16 anos nascida a 14/05/1993 visto que alargaram o cheque dentista ate as crianças de 16 anos. Muito obrigado

    • Boa tarde!

      Por enquanto não tenho conhecimento que se possam emitir “cheques dentista” a jovens de 16 anos, embora o Programa Nacional de Saúde Oral inclua este grupo. Penso que a medio prazo os jovens desta faixa etária irão poder também ter acesso a “cheque dentista” no entanto não lhe posso garantir, mesmo que isso venha a acontecer, que a sua filha de 16 anos venha a ter direito, pois em 2010 completa 17 anos e até lá não sei se vão haver novidades.

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

  47. ola, queria saber s o meu sobrinho com 4 anos nacido a 1 de fevereiro 2005 frequentando a escola publica não tem direiro ao cheque-dentista.

    cumprimentos
    Jeanett Ferreira

    • Boa noite!

      À partida não. De acordo com Circular da DGS em vigor, as situações excepcionais em que poderão ser referenciados/emitidos cheques dentista para crianças com idade inferior a 6 anos (dentição “de leite”), prendem-se com o sintomatologia de dor associada a caries extensas com possivel compromisso dos dentes definitivos e elevado grau de infecção. Trata-se de um único”cheque dentista” apenas para situações urgentes e apenas abragem até 2 tratamentos (2 dentes). De qualquer modo terá de ser o médico de família decidir se se trata ou não de um caso que necessite de “cheque dentista”, pois será ele (o médico de família) que o poderá refernciar. E já agora, para este tipo de cheques não tem importância onde a criança estuda!

      Com os melhores cumprimentos
      Sílvia

    • Boa tarde!

      De acordo com a Circular Normativa em vigor o “cheque dentista” só é atribuído até no ano lectivo em que se completam 14 anos. Deste modo já não terá acesso a cheque dentista.

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

  48. Boa tarde

    Gostaria de ser esclarecida no sentido de saber se o meu filho com 4 anos de idade tem direito a cheque dentista , frequenta a pré-primaria publica.

    Agradeço uma resposta urgente, pois acabei de lhe detectar problemas nos dentes e preciso de agir.

    Cumprimentos
    Rosalina da Ponte

    • Boa tarde!

      À partida não. De acordo com Circular da DGS em vigor, as situações excepcionais em que poderão ser referenciados/emitidos cheques dentista para crianças com idade inferior a 6 anos (dentição “de leite”), prendem-se com o sintomatologia de dor associada a caries extensas com possivel compromisso dos dentes definitivos e elevado grau de infecção. Trata-se de um único”cheque dentista” apenas para situações urgentes e apenas abragem até 2 tratamentos (2 dentes). De qualquer modo terá de ser o médico de família decidir se se trata ou não de um caso que necessite de “cheque dentista”, pois será ele (o médico de família) que o poderá refernciar. Marque uma consulta e explique a sua situação. E já agora, para este tipo de cheques não tem importância onde a criança estuda!

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

    • Boa noite!

      Os “cheques dentista” são atribuídos de acordo com determinados anos de nascimento. Por exemplo, este ano lectivo vão ser abragidos os alunos nascidos em 2002, 1999 e 1996. Para o ano lectivo 2010-11, serão abrangidos os nascidos em 2003, 2000 e 1997 e assim sucessivamente. Por outro lado é necessário que estude numa escola pública para ter direito a um “cheque dentista” ou ao documento de referenciação para Higienista Oral.

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

  49. Boa noite Silvia desde já agradeço pelas respostas dadas no seu blog e acho que tem ajudado a esclarecer muitas dùvidas de muitos pais. Mas o que me preoucupa é que o meu filho está com dois dentes que ainda não caíram (dentes de leite) e já estão a nascer os outros dois na parte de baixo da boca sei que tem direito ao cheque dentista já tenho consulta marcada só para dia 22 de outubro no centro de saúde (já marcada quase há um mês e estou sem médico de familia )para higiene oral hoje recebi o papel da Escola para dar autorização para fazer o rastreio oral mas não sei se hei-de esperar? Os dentes não estão no local certo o que é que me aconselha? O que faço ?Urgente!!!
    Obrigada e espero mais uma vez pela sua ajuda. Carla Moreira

    • Boa noite!

      Agradeço a sua simpatia mas o blog não é meu, apenas tento esclarecer algumas dúvidas a quem as coloca.
      Relativamente à sua questão, penso que deverá ir a um dentista o quanto antes com o seu filho para que os dentitos de leite sejam extraídos, isto claro, caso os dentitos não estejam a abanar o suficiente para cairem por eles mesmo. Nem os “cheques dentista” nem o documento de referenciação para Higienista Oral abrangem este tipo de intervenções. Mas não deixe de ir à consulta com o/a Higienista Oral ou de autorizar as triagens mesmo estando a ser seguido noutro dentista. Qualquer observação/opinião é sempre uma mais valia para a saúde oral das crianças. Espero que a minha resposta a tenha ajudado!

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

  50. bom dia, queria saber o que necessário e o preciso de fazer para ter acesso ao cheque dentista. se possivel pedia resposta urgente se possivel para o meu email. obrigado

    • Bom dia!

      O “cheque dentista” é para quem?; Em que ano nasceu? Para se ter “acesso” ao “cheque dentista” é preciso preencher alguns requesitos e aguardar que o cheque chegue até ao interessado. Não se “vai pedir”, nem “se requere”. Se quiser que eu lhe diga se determinada criança/jovem tem direito a uma consulta de saúde oral tem de me fornecer os dados: idade/ano de nascimento; se estuda numa escola pública, etc.

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

        • Boa tarde!

          O seu filho terá direito ao “cheque dentista” ou ao documento de refenciação para Higienista Oral durante o ano lectivo de 2010-11. Este ano lectivo estarão abarangidas crianças nascidas em 2002, 1999 e 1996. No próximo ano lectivo estarão os nascidos em 2003, 2000 e 1997 e assim sucessivamente. Duarante esse ano lectivo deverá aguardar que a escola lhe transmita as informações necessárias , informações essas provenientes do centro de saúde da área de abrangência da escola.

          Os melhores cumprimentos
          Sílvia

  51. Gostaria de ser informada porque é que cheque dentista para crianças, não é determinada a sua atribuição pelos escalões de IRS a que pertencem os pais ( como foi o Magalhães) .
    A discriminação entre cianças que frequentam o ensino publico e ensino privado, como forma de determinar quem tem direito ao cheque dentista, viola principios constitucionalmente consagrados.
    Segundo a constituição,o direito à protecção na saude é realizado tendo em conta as condições económicas e sociais dos cidadãos.
    Gostaria de ser informada em que estudo o MS se baseou para concluir que todas as crianças do ensino privado, tem possibilidades económicas para fazer face às despesas de saúde …, e que todas as crianças do ensino publico, são carenciadas e como tal necessitam de auxilio?

    • Boa tarde!

      Infelizmente não sou a pessoa certa para responder por maior que fosse a minha vontade. Essa pergunta deveria ser feita à Direcção Geral de Saúde que foi que puplicou as directrizes e ao governo que as legislou (…mas penso que não vai obter nenhuma resposta, pelo menos que a consiga esclarecer).No entanto, boa sorte…

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

  52. boas tardes tenho um filho com 10 anos que necessita de um aparelho de dentição onde mne posso dirigir para btratar do cheque dentista?o que fazer obrigado

    • Boaa tarde!

      Os “cheques dentista” não comparticipam aparelhos ortodônticos, apena tratamentos de cáries em molares e pré-molares definitivos ou aplicação de selantes de fissura em molares e pré- molares definitivos sãos.

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

        • Boa noite!

          Peço desculpa se estou a ser inconveniente por responder a todos os comentários (já reparei que é o post mais comentado), mas como referi no meu primeiro comentário, eu sou Higienista Oral e o meu dia-a-dia profissional é trabalhar com “cheques dentista” e embora já soubesse que era um tema que levantava muitas dúvidas e controvérsia, ao longo deste tempo aqui no blog também me apercebi que se trata de uma matéria que interessa muito às pessoas. Achei que elas mereciam respostas às suas perguntas e já que eu sou uma ferranha defensora da saúde oral infantil, senti a obrigação das elucidar. Não sei se tenho ajudado… ou se ainda gerei mais polémica… Fica à sua simpática consideração… Um beijinho grande e votos de muitos sorrisos brilhantes para o seu blog…

          Os melhores cumprimentos
          Sílvia

          • Ola Silvia, eu só tenho a agradecer a sua contribuição tem sido de grande valia. Abordamos o tema no nosso blog pois achamos que seria algo relevante para as crianças de Portugal, entretanto nem nós imaginavamos que seriam tantas as dúvidas existentes e que seria um dos posts mais comentados.
            Como apenas abordamos o tema, não temos capacidade de elucidar tais dúvidas por isso tenha certeza do nosso grande agradecimento pelo seu gesto.
            Muito obrigada de coração!
            Beijinhos e volte sempre ao nosso cantinho!

  53. Os profissionais acham que uma criança com 8 anos não tem problemas dentários. Então qual será a idade em que as crianças precisam de cuidados médicos? Aos 4 com dentes de leite? Aos 5 também ? Aos 7 na mudança? E aos 8 que nascem encavalitados não têm direito?Bla! Bla! Bla! Que grande treta.

    • Boa noite!

      Acredito que os profissionais de saúde oral estão preocupados em prestar os melhores cuidados a todas as crianças, infelizmente estão muitas vezes limitados às directrizes que regulam as suas funções. Aos 7/8 anos uma criança pode fazer, através do “cheque dentista”, tratamentos de cárie em molares definitivos (os dentes mais afectados por cárie) ou aplicar selantes, caso esses dentes se apresentem sãos e erupcionados. Aos 4, 5 e 6 anos caso existam situações de cáries em dentes deciduais que necessitem de intervenção urgente por sintomas de dor e infecção associadas, o médico de familia poderá indicar a emissão de um “cheque dentista”. Seja como for o apinhamento dentário (“dentes encavalitados”) só pode ser resolvido com aparelho ortodôntico que geralmente só se coloca por volta dos 10-12 aquando da erupção dos pré-molares e esse tipo de intervenção não é subsidiada.

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

  54. O meu filho tem sete anos (nasceu em Março 2002). Acontece que este Verão, e apesar de todos os cuidados que temos tido com os dentes dele desde bebé, começou a sofrer dores com algumas cáries. Fez inclusivamente abcessos, partiu pedaços de alguns molares, etc.
    Não tive alternativa senão recorrer a um dentista e o orçamento ficou perto dos € 400.00 para restaurar seis dentes. Ainda está a fazer o tratamento.
    Quer dizer que se receber o cheque dentista – E vamos lá ver se vem, porque na escola não sabem nada! – é para deitar para o lixo? Não estou a ver o consultório a devolver-me parte do dinheiro e não tenho como saber se é consultório aderente.
    Será que nestes casos o Ministério da Saúde, perante a prova de uma factura de um tratamento que teve mesmo de ser feito, não poderia entregar o dinheiro?
    Sim, porque os tratamentos dentários na infância e adolescência, quanto a mim, deveriam ser gratuitos, pois assim se preveniriam muitas doenças que mais tarde aparecem aos adultos e com consequências que acabam por pesar no orçamento da saúde do próprio Estado.

    • Boa noite!

      Pela idade do seu filho presumo que as cáries a que se refere sejam em dentes “de leite” certo? Até porque na idade dele ninguém tem 6 molares definitivos. Infelizmente na idade dele já não são comparticipados tratamentos na dentição decidual (dentes “de leite”). Seria necessário que tivesseidentificado essas cáries na altura em que ele tinha 5-6 anos, no entanto é provavel que nessa idade a Sra. não se tivesse apercebido da existência de cáries. Este ano lectivo o seu filho, estudando numa escola pública, irá receber ou um “cheque dentista” ou um documento de referenciação para Higienista Oral. Se existir Higienista Oral no centro de saúde da área de abrangência da escola, ela/ela irá à escola fazer triagens. Essas triagens irão determinar se o seu filho tem cáries em dentes definitivos ou molares sãos para proteger com Selantes de Fissura e de acordo com a situação fará o melhor encaminhamento. Posteriormente irá enviar aos encarregados de educação (através da escola) toda a informação necessária. Caso não exista Higienista Oral, receberá independentemente da situação dentária (dos molares definitivos) um “cheque dentista”. Qualquer um dos referidos documentos nunca poderá ser trocado por dinheiro, aliás o valor monetário que ele representa apenas interessa ao profissional que faz as interveções. Portanto não haverá lugar para uma devolução do montante já gasto independentemente dos dentes intervencionados. Mas não se percepite! Não desperdice a oportunidade de pelo menos proteger os molares defeitivos do seu filho, essa protecção poderá evitar cáries futuras nesses dentes e desse modo evitar também outros problemas associados durante a vida adulta.

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

  55. O meu filho tem 13 anos, só faz 14 em Março de 2010,foi dito que não tem direito ao cheque dentista, porque está no escalão B, do irs, será assim ou todos têm direito? Se me puderem ilucidar, agradeço.

    • Bom dia!

      À partida não, a menos que a escola tenha um contrato de associação com o Ministério da Educação ou se trate de uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) e nesse caso teria (a escola) de solicitar a integração nas listas da DGS.

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

    • Bom dia!

      De acordo com a legislação em vigor, se o seu filho se nasceu em 1997 devára ter tido direito ao “cheque dentista” ou ao documento de referenciação para Higienista Oral no ano lectivo de 2010-11. Se nasceu em 1996, aguarde. Este ano lectivo, o centro de saúde da área de abrangência da esola que o seu filho frequenta fará chegar à escola e por sua vez está fará chegar a si toda a informação ncessária. Esteja atenta!

      Os melhores cumprimentos
      Silvia

  56. Boi Noite.
    O meu filho de 5 Anos têm caries em dentes associadas a dor e por esse mesmo motivo têm 1 cheque dentista atribuido pela médica de familia, do qual não sei terei qualquer partido/vantagem, isto porque ao me dirigir a 1 dentista que consta da lista de dentistas abrangidos pelo programa lançado pelo estado, foi me informado de que no caso do meu filho e como ainda tem dentes de leite o estado não dá qualquer ajuda para a restauração dos mesmos;
    Gostaria de saber qual o apoio dado numa situação destas, tendo em conta que no meu centro de saude foi informada de que os cheques dentistas abrangem crianças desde os 3 anos (e estas de certeza que não têm dentes defenitivos).
    Obrigado Alexandra

    • Boa tarde!

      Infelizmente nem todos os consultorios aderentes estão devidamente informados. Na realidade a Circular Normativa que atribui a crianças menores de 6 anos a possibilidade de tratamentos em dentes deciduais atravé de um “cheque dentista” ao abrigo do SOSI, não é muito clara e nem os médicos de família poderão dar uma resposta mais concreta. O melhor seria informar-se junto da Direcção Geral de Saúde, cujo nº de telefone consta em saudeoral.min-saude.pt/sisoral/pnpso/infoHome.jsp . Só a DGS poderá esclarecer as suas dúviadas.

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

  57. Boa tarde Sílvia Baptista,

    As minhas questões sobre este assunto:

    – a minha filha frequenta o 2ºano (ano lectivo 2009/2010) numa Cooperativa de Ensino do Cacém e completa os 7 anos em Outubro! Já frequenta uma Higienista Oral e dentista, que fazem parte do programa, há algum tempo!

    . Tem direito ao cheque-dentista?
    . Como devo requerer, caso necessário?

    Obrigada!
    Fátima Sousa

    • Boa tarde!

      Este ano lectivo irá receber por parte do centro de saúde da área de abrangência da escola que a sua filha frequenta em articulação com a respectiva escola toda a informação necessária. Se, como diz, existe Higienista Oral centro de saúde da área de abrangência da escola, será ela/ela que irá à escola, primeiro fazer triagens e posteriormente irá enviar aos encarregados de educação um “cheque dentista” ou um documento de referenciação para Higienista Oral para irá à consulta do/da Higienista Oral.

      Com os melhores cumprimentos
      Sílvia

  58. boa tarde eu sou a maria tenho 15 anos e ainda n recebi o cheque dentista na escola, há quem diga que é mentira que é so de eleições, mas a minha dentista diz-me varias vezes que ja atendeu ciranças com o cheque, tentei informar-me com a minha mae no centro de saude e não me souberam dar uma resposta digna mandaram-me a escola e na escola mandaram-me ao centro de saudade portanto não sei o que fazer.
    Obrigada
    responda se faz favor

    • Boa tarde!

      O “cheque dentista” é atribuído a jovens que no ano lectivo completam 14 anos. Deste modo já não terá acesso a cheque dentista.

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

  59. Boa noite, tenho duas filhotas com 4 e 5 anos, fazem 5 e 6 em fevereiro. À mais velha acabou de cair o 1º dentinho de leite!!
    Frequentam pela 1ª vez o jardim de infancia publico. Estao inscritas no centro de saude, mas nunca lá fomos ao medico…Elas têm direito ao cheque dentista? Trato no jardim de infancia ou tenho de ir ao centro de saude?
    Muito obrigada
    Marta

    • Boa tarde!

      Elas têm caries em dentes de extensas associadas a dor? Se sim, deverá consultar o seu médico de família (centro de saúde) e ele poderá ou não pedir a emissão de um “cheque dentista” ao abrigo da Saúde Oral em Saúde Infantil (SOSI).
      Se não, só no ano lectivo em que fizerem os 8 anos é que terão direito ao “cheque dentista” ou ao documento de referenciação para Higienista Oral (para intervenções em dentes definitivos).

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

    • Boa tarde!

      O Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral pretende abranger a população desde o nascimento até aos 16 anos (no entanto não é assim tão linear). De acrordo com a legislação em vigor os “cheques dentista” apenas são emitidos às faixa etária dos 7, 10 e 13 anos ( o que também não é assim tão linear).

      Os melhores cumprimentos
      Silvia

    • Boa tarde!

      O seu filho terá direito a um “cheque dentista” ou a um documento de referenciação para Higienista Oral no ano lectivo 2010-11.

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

  60. A minha filha vai fazer 10 anos no dia 17/05 em 2010,será que é possível ela adquerir ao cheque dentário.
    Como imformar-me de forma a adquirir ao cheque dentário?
    Quanto tempo demora a adquirir ao cheque dentário?
    A minha filha de 14 anos vai fazer 15 anos em 2010 já não tem direito ao cheque dentário(ou será que tem)?
    cumprimentos…

    • Boa tarde!

      De acordo com a legislação em vigor, a sua filha de 14 anos já não terá direito ao “cheque dentista”.
      A sua filha de 10 anos terá direito a um “cheque dentista” ou a um documento de referenciação para Higienista Oral este ano lectivo 2009-10. Será o centro de saúde da área de abrangência da escola que a sua filha frequenta em articulação com a respectiva escola que fará chegar até si toda a informação necessária. O processo pode demorar um pouco mas até ao fim de Abril de 2010 tudo estará tratado. Aguarte e esteja atenta!

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

    • Boa noite!

      De acordo com a legislação em vigor, o seu filho de 16 anos já não tem direito ao “cheque dentista”. Relativamente ao seu filho de 10 anos se nasceu em 1998 deveria ter tido direito ao “cheque dentista” ou ao documento de referenciação para Higienista Oral no ano lectivo de 2008-09. Se nasceu em 1999, aguarde. Este ano lectivo, o centro de saúde da área de abrangência da esola que o seu filho frequenta fará chegar à escola e por sua vez está fará chegar a si toda a informação ncessária. Esteja atenta!

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

  61. bom dia
    meu filho nasceu a 09/01/2002 gostava de saber se tem este ano lectivo direito ao cheque dentista e se tem a quem me devo dirigir para me ser atribuido o mesmo
    obg

    • Boa noite!

      Sim, terá direito a um “cheque dentista” ou a um documento de referenciação para Higienista Oral este ano lectivo. Será o centro de saúde da área de abrangência da escola que o seu filho frequenta em articulação com a respectiva escola que fará chegar até si toda a informação necessária. Aguarte e esteja atento!

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

  62. Boa noite, tenho um filho com 6 anos que entrou agora para a escola, e gostaria de saber se ele este ano ainda vai ter direito a esse cheque, ou o que poderei fazer para ele ter. Desde ja agradeço uma breve resposta da vossa parte. Muito obrigada e boa noite.

    • Boa noite!

      O seu filho irá ter direito a um “cheque dentista” ou a um documento de referenciação de Higienista Oral no ano lectivo 2010-11.

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

  63. Bom dia,eu tenho um filho que fez dez anos em Abril,e entrou agora para o segundo ciclo.Gostaria de saber se ainda vou a tempo de pedir o cheque dentista,visto que tem prazos bastante rigidos e não faço ideia o tempo que demora a ser atribuido.No posto onde ele pertence existe dentista, será que ele tem na mesma direito ao referido cheque?Obrigada

    • Boa noite!

      Você não tem (nem pode) pedir nenhum “cheque dentista”. É o centro de saúde da área de abrangência da escola que o seu filho frequenta em articulação com a respectiva escola que fará chegar até si toda a informação necessária. Será durante este ano lectivo (2009-10) que o seu filho irá, caso estude numa escola pública, ter direito a um “cheque dentista” ou a um documento de referenciação para higienista oral. Esteja atenta!

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

  64. boa noite meu filho nasceu em 9 de janeiro 2000 e a 6 meses atras foi a uma consulta medico de familia e a enfermeira reparou que tinha dentes cariados a precisar de tratamento logo se escreveu para saude oral mais ate hoje nao teve resposta gostaria de saber se aos 9 anos ele tem direito ao cheque dentario

    • Boa noite!

      As cáries identificadas são em dentes de leite ou em dentes definitivos? Se são em dentes de leite terá de ser você a pagar a consulta pois neste caso o estado já não paga nada. Só ano lectivo 2010-11 é que ele terá direito a um “cheque dentista” para tratamento de dentes definitivos.

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

  65. Boa Noite,
    Tenho um filho de 8 anos e outro de 15 anos e, gostaria de saber se algum deles ou ambos tem direito a cheque dentista. E, caso seja positivo o que devo fazer e, onde me devo dirigir. Obrigada

    • Boa noite!

      De acordo com a legislação em vigor, o seu filho de 15 anos já não tem direito ao “cheque dentista”. Relativamente ao seu filho de 8 anos se nasceu em 2001 deveria ter tido direito ao “cheque dentista” ou ao documento de referenciação para Higienista Oral no ano lectivo de 2008-09. Se nasceu em 2002, aguarde. Este ano lectivo, o centro de saúde da área de abrangência da esola que o seu filho frequenta fará chegar à escola e por sua vez está fará chegar a si toda a informação ncessária. Esteja atenta!

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

  66. tenho um filho que nasceu no dia 27-12-2003, pour isso vai fazer 6 anos, mas não entrou na escola, gostaria saber se mesmo assim tem direito ao cheque dentista. obrigada

    • Boa noite:

      O seu filho tem cáries extensas em dentes de leite e dor associada? Se não, só no ano lectivo em que fizer os 8 anos ou seja em 2010-11, é que irá ter direito ao “cheque dentista” ou ao documento de referenciação para Higienista Oral (para intervenções em dentes definitivos); se sim deverá consultar o seu médico de família e ele poderá ou não pedir a emissão de um “cheque dentista” ao abrigo da Saúde Oral em Saúde Infantil (SOSI).

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

  67. Eu gostaria de saber o que fazer para receber o cheque dentário para o meu filho de 7 anos. Gostaria de ser bem informada, pois, na escola dele ninguém sabe como funciona os cheques dentários.
    Muito obrigado

    • Boa noite!

      Se o seu filho ainda faz 8 anos em 2009, deveria ter tido direito a “cheque dentista” ou documento de referenciação para Higienista Oral em 208-09. se faz os 8 em 2010, será ao longo deste ano lectivo que agora se iniciou, que irá receber um desses documentos. Aguarde mas mantenha-se atenta….

      Os melhores cumprimentos
      Silvia

  68. Bom dia, sou mãe da camila que tem 13 anos, nasceu a 26.11.1995.
    Estuda no colegio Dinis de Melo que é um establecimento de insino particular, mas como não tenho escola publica ela estuda lá mas sem pagar.Tendo a escola establecido uma assuciação com o ministerio da educação.
    Enfim era so para saber se ela vai ter direito ao “cheque dentista” .E se sim que devo fazer?
    Com os melhores comprimentos,
    Celia Guerra

    • Boa noite!

      De acordo com a Circular da DGS, que regulamenta a emissão de “cheques dentista”, a sua filha teria direito ao “cheque dentista” ou documento de referenciação para Higienista Oral no passdo ano lectivo 2008-09. O que acontece é que não foi dado, atempadamente, conhecimento a esses colégios ( e conheço bem situações semelhantes à sua) de como deveriam agir para que os seus alunos tivessem direito aos ditos “cheques”. Isso fez com que os códigos desses colégios não fizessem parte das listas necessárias para que os centros de saúde podessem emitir os “cheques dentista”. Em princípiojá não irá ter mais oportunidades, mas vá se mantendo informada, pode ser que dentro de algum tempo haja novidades.

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

  69. boa tarde! tenho um menino que vai faxer 8 anos agora ja no proximo mes de outubro.. e uma menina k vai faxer este mes no dia 26 de setembro 14 anos.. a 2 anos atras mudei de residencia para ir para outro concelho e os meus filhos mudaram de escola ..no entanto ficamos sempre na mesma area de centro saude do antingo concelho. neste ano electivo que decoreu os meus filhos nao tiveram o cheque dentista…fui ao meu centro de saude e3 la disseram me que os meus filhos nao estavam na lista deles porque eles nao estavam a frequentar a escola dakele concelho…enta dirigi me ao centro de saude do concelho aonde os meus filhos estao a estudar e la disseram me que tambem nao tinham as crianças na lista deles porque eles nunca fixeram parte deste mesmo centro….entretanto eu num dia em que fui a minha dentista expliquei lhe a situaçao e ela fui ver au sistema e so me disse assim : cala os seus filhos nao estao inscritos en lado negum…
    so queria saber como faxer para obter os cheques dentistas pois sei que os meus filhos tem direito…e o tempo esta a passar……aonde posso me dirigir….e pk da a enpressao que os centros de saude estao no jogo do empurra empurra…obrigado pela attençao…agradecia se pudesse que me desse alguma imformaçao de como posso faxer
    obrigado.

    • Boa noite!

      Em primeiro lugar os seus filhos têm de estar inscritos em algum lado, nem que seja na escola que frequentam. Se eles mudaram de escola durante o ano lectivo é provável que nas listas que os agrupamentos fazem chegar aos centros de saúde não constem ainda o nome dos seus filhos. Neste caso, deveria ser a escola a enviar adendas às listas com os nomes dos meninos que entretanto se vão tranferindo de escola para escola. Por experiência sei que essa informação nem sempre chega. Por outro lado as próprias professoras podiam ter dado o alerta, pois se os outros receberam, porque não haviam esses de receber visto que a idade era a mesma?
      De qualquer modo não me parece que neste momento haja alguma coisa que possa fazer, visto que os seus filhos tinham direito a uma consulta de saúde oral no ano lectivo 2008-09, cuja a emissão de cheques terminou no dia 31 de Agosto de 2009. No caso do seu filho, e de acordo com a Circular em vigor, ainda poderá usufruir de “cheque dentista” no ano lectivo 2011-12 mas a sua menina já não, este era o último ano (pode ser que alguma coisa mude entretanto, vá se mantendo informada).

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

      • Boa noite!

        De acordo com a Circular Normativa actual só terás possibilidade de teres tramentos gratuitos no ano lectivo em que fizeres os 14 anos, ou seja, se completar os 13 ainda em 2009 terás direito ao “cheque dentista” ou ao documento de referenciação para o Higienista Oral este ano lectivo 2009-10; se completares os 13 anos já em 2010 será no ano lectivo 2010-11 que irás ter direito a um dos referidos documentos.

        Os melhores cumprimentos
        Sílvia

  70. Bem , gostaria que me informasem se uma criança que nasceu em 2003, ou seja tem 6 anos , e vai entrar agora para o 1º ano do ensino primario numa escola publica se tem direito ou não e porque .
    Obrigada

    • Boa noite!

      Terá direito quando for para o 2ºano, ou seja, no ano letivo 2010-11, e para tratamentos em dentes definitivos. No entanto, se a referida criança tiver diversas cáries em dentes de leite e dor associada, o encarregado de educação poderá falar com o médico de família e caso este considere necessário poderá referenciar a criança para “cheque dentista” ao abrigo da Saúde Oral em Saúde Infantil (SOSI).
      Concordemos ou não as regras são estas.

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

  71. Boa Noite eu tenho duas filhas uma com 12 e outra com 16 gostava de saber se tem direito ao cheque dentista porque na zona onde moro e na escola onde estudam nunca ouvi falar nesses cheques.Obrigado

    • Boa tarde!

      No que diz respeito à sua filha de 16 anos e de acordo com a Circular Normativa actual, já não tem direito ao “cheque dentista”. Relativamente à sua filha de 12 anos só terá direito no ano lectivo em que fará os 14 anos, ou seja, se ela completar os 14 anos no ano 2011 terá direito ao “cheque dentista” ou ao documento de referenciação para o Higienista Oral no ano lectivo 2010-11; se completa os 14 anos já em 2010 será este ano lectivo 2009-10 que terá direito a um dos referidos documentos.
      Deixe-me só ainda referir que será o Centro de Saúde da área de abrangência da escola em articulação com esta , que fará chegar até si toda a informação necessária. E já agora aproveito a oportunidade para desmistificar um pouco a ideia do que é um “cheque dentista”. O “cheque dentista” (e por isso tenho por hábito colocar a expressão entre aspas) não se trata de um cheque como os habituais cheques bancários, nem tão pouco poderá em caso algum ser trocado por dinheiro. Este documento não passa de uma folha A4 com a identificação do utente e com uma grelha de códigos a preencher pelo médico dentista. No fundo é um “Vale de Tratamentos”, por assim dizer.

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

  72. BOA tarde tenho uma criança que nasceu em 31-1-1996 tem agora 13 anos e eu gostaria de saber se ele tem direito ao cheque dentista gostaria de ser informada
    responda sff.

    • Boa tarde!

      Como a criança vai completar os 14 anos em 2010 irá ter direito ao “cheque dentista” ou ao documento de referenciação para o Higienista Oral, neste ano lectivo 2009-10 e tratando-se de uma escola pública ou IPSS. O Centro de Saúde da área de abrangência da escola que a criança frequenta em articulação com a referida escola fará chegar até si toda a informação. Esteja atenta!

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

  73. Bom dia, gostaria de saber se será este ano que minha filha nascida em Março de 1999, vai ter direito ao cheque dentista, alias ela é uma criança que vai com frequência ao dentista visto estar a fazer tratamento, assim seria uma pequena ajuda ao orçamento familiar. No ano passado na escola primaria informaram-me que seria este ano a vez das crianças nascidas em 1999, será mesmo assim?
    Obrigado

    • Boa Noite!

      Neste ano lectivo 2009-10 a sua filha terá direito a receber “cheque dentista” ou ao documento de referenciação para o Higienista Oral, caso estude numa escola pública ou IPSS. Qualquer um destes documentos apenas permite a intervenção em dentes definitivos (selantes ou tratamentos de molares e pré molares cariados). Será o Centro de Saúde da area de abrangência da escola que a sua filha frenquenta em articulação com a própria escola que fará chegar até si toda a informação. Esteja atenta!

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

    • Boa Noite!

      Se for fazer os 14 anos já em 2010, terá direito, caso frequente uma escola pública ou IPSS, ao “cheque dentista” ou ao documento de refernciação para o Higienista Oral, neste ano lectivo de 2009-10. Se ainda completa os 14 anos em 2009 deverá dirigir-se ao Centro de Saúde da área de abrangência da escola que frequenta e perguntar (ao responsável pela a emissão dos “cheques dentista”) qual o motivo pelo qual não foi contemplada com o referido “cheque dentista”. Neste caso também importa saber se no ano 2007-08 não teve direito a uma consulta com um Higienista Oral ou à contratualização com médico dentista, pois nesse caso não teria direito ao “cheque dentista”.

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

    • Boa Noite!

      Terá direito ao “cheque dentista” ou ao documento de referenciação para o Higienista Oral (caso exista Higienista Oral no Centro de Saúde da área de abrangência da escola que frequenta) durante este ano lectivo 2009-10. Não esquecer ainda que a referida escola deverá ser pública.

      Os melhores cumprimentos
      Silvia

    • Boa noite!

      O seu irmão terá direito ao “cheque dentista” ou ao documento de referenciação para o Higienista Oral (caso exista Higienista Oral no Centro de Saúde da área de abrangência da escola que frequenta), neste ano lectivo 2009-10. Relembro que a referida escola deverá ser pública ou IPSS.

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

  74. Bom Dia,
    O meu filho nasceu em 30-12-2001, eu recebi o cheque dentista no dia 25 de Agosto… Mas não consegui ir a nenhum dentista ate ao dia 31 de Agosto. Este cheque que me foi entregue, já perdeu a validade? Já não pode ser utilizado? Neste ano lectivo já não será contemplado com nenhum outro?

    Muito Obrigado

    • Boa Noite:

      Dia 31 de Agosto era a data limite para a emissão do “cheque dentista”, ou seja o Centro de Saúde não podia emitir mais nenhum “cheque dentista” para essa faixa etária após essa data, mas o seu filho pode e deve ir ao dentista (ao abrigo do cheque dentista) até ao dia 31 de Outubro de 2009. Aproveite a oportunidade, porque, de acordo com a actual Circilar Normativa, só no ano lectivo 2011-2012 é que o seu filho poderá beneficiar novamente do “cheque dentista”.

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

  75. Tenho um filho de 2002 de 7 anos foi a consultas de higiene oral e dentista no centro de saude na area que estava inscrito por outros motivos trocamos de àrea de residência e de centro de saude tem direito ou não ao cheque dentista ? Pelo médico que o seguia tinha dito na altura julho 09 que sim com quem tenho que falar?Obrigado pela ajuda

    • Bom dia!

      Estudando numa escola pública claro que tem direito ao longo deste ano lectivo (2009-10) a receber ou cheque dentista ou o documento de referenciação para o Higienista Oral (caso no Centro de Saúde da área de abrangência da escola exista Higienista Oral) ou então apenas aguarda pelo cheque dentista (caso não exista Higienista Oral). Em principio não tem de falar com ninguém , pois será o Centro de Saúde que fará os contactos com a escola e posteriormente esta passará a informação aos pais.

      Os melhores cumprimentos
      Silvia Baptista

  76. Boa noite!

    A minha filha nasceu em 1998 precisa e por regra tinha direito ao cheque dentista.O papel informativo veio num dia para assinar e levar no outro para entregar ao diretor de turma sem explicações mais tarde no último dia de aulas foi-nos dito para procurar no centro de saúde mas lá não tem o nome dela na escola não sabem explicar porquê.Já estamos a 7 de Setembro,o prazo já terminou e já não tem direito a preencher outra ficha para o cheque dentista.Será que me podiam explicar o que faço agora para o poder ter ou já não posso fazer nada?

    • Bom dia!

      Devia tentar saber qual o Centro de Saúde da área de abrangência da escola que a sua filha frequenta. Será através desse Centro de Saúde que em princípio iria receber o cheque dentista. Se tiver possibilidade dirija-se até lá e pergunte ou pelo responsável da saúde oral daquele centro ou pela equipa de saúde escolar, à partida alguém a poderá eluciadar sobre o que se passou.

      Os melhores cumprimentos
      Silvia Baptista

  77. Bom dia,

    O meu filho fez 6 anos em Abril de 2009. Frequentou no ano passado um jardim de infância público e vai frequentar este ano uma escola primária pública. Quando vai ele ter direito a um cheque dentista??

    Esta minha questão põe-se, pois ele é asmático, e com o uso dos inaladores, os dentes começaram a ficar amarelos e fracos, pelo que mesmo com toda a higiene dental efectuada as cáries começaram a atacar.

    Além deste problema, os dentes de baixo, começaram a abanar e a criar, ao que me parece um pequeno abecesso.

    Obrigada
    Liliana Sousa

    • Bom dia!

      No 2º ano . Ou será rastreado na escola e aí se decidirá se recebe documento de referenciação para o Higienista Oral, ou Cheque Dentista, ou aguarda pelo ano lectivo seguinte caso tenha menos de dois molares definitivos erupcionados (caso haja Higienista Oral no centro de saúde da area de abrangência da ecola), ou então recebe só o cheque dentista (quando não existe Higienista Oral). De qualquer modo e devido às queixas que apresenta e pelo quadro clínico da criança, deveria o quanto antes ser observado por um profissional de saúde oral.

      Os melhores cumprimentos

      Silvia Baptista

  78. o meu filho tem 6 anos vai entrar para a escola primaria vai ter direito ao cheque dentista,qual melhor maneira para tratar do cheque dentista atraves da escola ou do centro de saude da residencia.

    • Bom dia!

      O seu filho terá eventualmente direito ao cheque dentista no ano em que transita dos 7 para os 8 anos ou seja no 2º ano, para tratamentos em dentes definitivos. Digo eventualmente porque se no Centro de Saúde de abrangêcia da escola existir Higienista Oral será ele que irá fazer a triagem através de rastreios orais realizados na escola da criança e será a partir daí que ficará decidido se recebe cheque dentista ou documento de referenciação para o Higienista Oral ou ainda se aguarda pelo ano lectivo seguinte (caso haja menos de dois molares definitivos nascidos). Seja como for, será o Centro de Saúde que fará chegar à escola e posteriormente esta fará chegar aos pais toda a informação relativa ao Programa de Saúde Oral, por isso só tem de esperear. Isto tudo, claro, de acordo com a Cricular Normativa, DGS em vigor.

      Os melhores cumprimentos
      Silvia Baptista

  79. Boa Noite.
    A minha filha completou 8 anos em Julho e frequenta a escola pública.
    Entregaram-me uma carta na escola para preencher os dados e entregar o quanto antes ao professor. Isso foi feito de imediato e em 17-06-2009.
    O ano lectivo terminou e o cheque-dentista não apareceu.
    Agora, deparo com a data de 31-08-2009 como limite para usufruir do cheque-dentista. Hoje, dia 24-08-2009 a escola está fechada, o Centro de Saúde não atende telefonemas, a ARS atende mas não dá explicações e remete para o anterior.
    Resumindo, a criança vai perder o direito ao benefício porque recebeu a carta muito tarde.
    Alguém me sabe explicar se a partir de 31-08-2009 é impossível usufruir deste programa todas as crianças nascidas em 2001? Obrigado.

    Luis

    • Apresento as minhas desculpas. Encontrei a Circular Informativa 07/DSPPS/DCVAE de 26-03-2009 (DGS), onde se lê, relativamente ao facto de 2009 se tratar dum ano de transição, as crianças nascidas em 2001, 1998 e 1995 receberão os cheques emitidos entre Março e Agosto e as consultas de higiene oral e de medicina dentária poderão ser efectuadas até ao final do mês de Outubro. Também se verifica a rectificação dos cheques, devido a estas adaptações, as quais serão, digo eu, resultado das variadas dificuldades com que se deparam os médicos dentistas. Fui ao fórum da Ordem dos Dentistas e reparei na maneira que esta gente se governa a fazer trafulhice (alguns) e quantos outros que não se adaptam às novas tecnologias.

    • Bom dia:

      No seu Centro de Saúde, ou no Centro de Saúde da área de abrangência da escola que o aluno frequenta.

      Os melhores cumprimentos
      Silvia

  80. Mais uma vez assistimo a mais uma falsa propaganda do Sr José Socrates, porque nem merece que lhe chamemos de primeiro ministro, com a atribuição dos cheques dentista.
    Senão vejamos :
    Os meninos nascidos em 1995,1998 e 2001 so tem direiro ao cheque até Setembro 2009
    Os meninos nascidos em 1996,1999 e 2002 tem direito ao cheque a partir de Setembro 2009 até quando não se sabe.

    Pergutno e então os meninos nascidos em 1997 e em 2000 não são portugueses ? porque não tem direito a cheque dentista.

    São estas perguntas que os nossos jornalistas nunca fazem a quem anuncia com pompa e circunstacia gastando dinheiros publicos que vem enganar o povo.

    • Boa tarde,

      Estou completamente de acordo com o sr. pois como o meu filho nasceu em 2003, também nao e português. Isto é completamente irreal. Acho na minha opinião, que os cheques deveriam ser atribuidos, mas as crianças que necessitam, e nao as idades que teem. Uma maneira de ser resolvida esta situação, seria através do médico de família, analisar a necessidade e depois de uma 1.ª consulta no dentista, esta necessidade ser confirmada.

      Mas enfim, é o que temos.

      Se o meu filho precisar de esperar a ter direito ao cheque dentista, ñ vai precisar de tratar apenas um dente, mas a boca toda ou então a mãe pra não variar paga, e quando vier o cheque vai pro lixo, que e para nao dar despesa ao estado.

  81. Boa noite.
    Eu tenho um filho com 8 anos, a estudar no ensino público, que teve direito ao cheque dentista, tudo tratado pela escola básica.

    • Bom dia!

      Deixe-me só rectificar um promenor. A escola básica só entrega os docmentos aos alunos/encarregados de educação. TODO o processo é tratado pelo Centro de Saúde da área de abrangência da escola.

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

    • Sra. Tania, procure o centro de saúde mais próximo a sua morada e peça informações lá. O Portalis
      apenas ‘mencionou’ o cheque dentista, não temos nenhuma ligação com o governo de Portugal ou o Minsitério da
      Saúde. Obrigada.

    • Bom dia!

      – Se em 2009 fizer os 11 anos, ou seja, se nasceu em 1998;
      – Se estudou numa escola pública em 2008/2009
      – Se no ano lectivo 2007/2008 não foi abrangida pela contratualização com médico dentista, ou seja, se não foi ao dentista tratar os seus dentes gratuitamente através de uma carta que recebeu pela escola ou Centro de Saúde
      – Se não foi alvo de rastreio oral por um Higienista Oral em 2008/2009, ou se foi e lhe foram detectadas 2 ou mais cáries em molares definitivos e/ou pré-molares.

      Se cumpre todas as linhas anteriores,
      TEM direito a receber um “cheque dentista” até 31 de Agosto de 2009. Informe-se no Centro de Saúde da área de abrangência da escola que frequenta.

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

    • Bom dia!

      O Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral pretende abranger a população desde o nascimento até aos 16 anos (no entanto não é assim tão linear). De qualquer maneira, com 17 anos já não está incluida nesta faixa etária.

      Os melhores cumprimentos
      Sílvia

      • Boa tarde:

        Não tem de fazer nada, que é como quem diz tem apenas que aguardar! De acordo com a legislação em vigor, o seu filho de 16 anos já não tem direito ao “cheque dentista”. Relativamente ao seu filho de 10 anos se nasceu em 1998 deveria ter tido direito ao “cheque dentista” ou ao documento de referenciação para Higienista Oral no ano lectivo de 2008-09. Se nasceu em 1999, aguarde. Este ano lectivo, o centro de saúde da área de abrangência da esola que o seu filho frequenta fará chegar à escola e por sua vez está fará chegar a si toda a informação ncessária. Esteja atenta!

        Os melhores cumprimentos
        Sílvia

  82. Entao e as crianças de 8 anos nao têm direito a cheque dentista PORQUÊ?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    • Bom dia!

      Não sei se já conseguiu obter resposta à sua questão, mas de qualquer modo vou tentar esclarecê-la. Antes de mais devo apresentar-me. Sou Higienista Oral num Centro de Saúde e trabalho com a referenciação de “cheques dentista”.
      Relativamente à sua dúvida para o ano lectivo de 2008/2009, podem ser abrangidas com “cheque dentista” ( até 31 de Agosto de 2009) as crianças nascidas em 2001, logo as que em 2009 completam 8 anos, e não 7 como é referido pela comunicação social. É necessário, também, que frequente uma escola pública. Caso o Centro de Saúde da área de abrangência da escola possua Higienista Oral será ele que fará a referenciação para a emissão de um “cheque dentista” ou a referenciação para uma consulta de Higiene Oral (consoante o caso).

      Os melhores cumprimentos
      Silvia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here