Crianças e jovens poderão passar a ter direito ao cheque dentista, até hoje  só estavam disponíveis para idosos e grávidas. As crianças com quatro, cinco, sete e 10 anos e os jovens com 13 vão passar a beneficiar de um complemento solidário. O Ministério da Saúde vai pedir ajuda aos conselhos executivos das escolas para definir as crianças e os jovens que vão beneficiar desta medida e para a distribuição dos cheques.
O secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, explicou também por que razão estão abrangidas as crianças com estas idades: “Foram idades escolhidas com os profissionais por se considerar que são as idades nas quais uma intervenção dos cuidados de saúde oral poderão ter melhor efeito na preservação da dentição definitiva”.

Para maiores informações acesse o site da: Direcção Geral de Saúde

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
194 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Silvia Baptista
Silvia Baptista
8 anos atrás

Bom dia!

Já há muito tempo que não visitava este blog nem fazia comentários.
Apresento-me outra vez… Chamo-me Sílvia e sou Higienista Oral num Centro de Saúde e faço a gestão local dos meus “cheques dentista”. Tenho verificado que ainda existem muitas dúvidas em relação as estes “cheques”, por isso, caso seja do vosso interesse, poderei novamente tentar responder a algumas questões sobre o Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral.

Com os melhores cumprimentos,
Sílvia Baptista

Anonimo2
Anonimo2
8 anos atrás

Olá, eu o a uns tempos recebi um cheque dentista, mas não cheguei a utilizar porque passou o prazo.E não sei o que ainda posso fazer para remediar.
Eu preciso de por um aparelho dentário, e no dentista onde eu vou não metem,e os meus pais andam a procura de um sitio barato, que de para suportar os custos.

Se me soube-se informar em relação ao cheque dentista e a uma clínica dentaria onde possa colocar o aparelho dentário mais barato agradecia.

Silvia Baptista
Silvia Baptista
8 anos atrás
Reply to  Anonimo2

Bom dia!

O Cheque Dentista não abrange a colocação de aparelhos ortodônticos. Apenas os tratamentos de cárie e proteção dos dentes estão contemplados. Não lhe sei dizer o nome de nenhuma clínica onde o aparelho seja barato, aliás, um aparelho nunca é barato… Poderá, no entanto, através de um seguro de saúde que abranja estomatologia/medicina dentária, obter preços mais em conta…
Relativamente à validade do cheque dentista que está inscrita (no lado direito em cima)da folha tem de ser obrigatoriamente respeitada para a marcação da 1ª consulta. Passado esse prazo… nada a fazer…
Com os melhores cumprimentos,

Silvia Baptista

catia
catia
5 anos atrás

boa tarde. pedi o cheque dentista porem nao sei onde o colokei ou se o perdi sera possivel pedir uma segunda via?

Lina Santos
Lina Santos
9 anos atrás

É possivel pedir uma segunda via do cheque dentista ?

jorge lopes
jorge lopes
9 anos atrás

Bom dia.
A milha filha tem 7 anos, agradecia que me informassem como fazer para requisitar os cheques para a menina.
Obrigado
Cumprimentos

catia soares
catia soares
9 anos atrás

boa tarde gostaria de saber se a minha filha de 8 anos nao tem direito ao cheque dentista . porque ja assinei o papel na escola o ano passado e ate agora nao recebi todos os seus amiguinhos ja receberao menos ela gostava de saber como posso reclamar porque na escola dizem que nao sabem de nada…

helena gomes
helena gomes
9 anos atrás

Boa noite,
Eu tenho certas duvidas em relaçao aos cheques- dentistas.. A minha filha ja foi a uma consulta.. Mas ainda tem de arranjar uns dentes.. Ainda tem direito a arranjar o restantes dentes atraves dos cheques dentista ou ja nao. Tenho de ser eu a pagar..
Agradecia que me respondessem com um pouco de urgencia.

Obrigado

PRISCILA CARLA DOS SANTOS
PRISCILA CARLA DOS SANTOS
10 anos atrás

BOA NOITE. TRABALHO NUM CENTRO DENTARIO,E TRABALHAMOS COM OS CHEQUES DENTISTAS.. MAS PRECISO DE AJUDA,NAO CONSIGO LANÇAR OS CHEQUES COM FACILIDADE NO PROGRAMA.SE PUDEREM ME RESPONDER EU AGRADEÇO.

rute carvalho
rute carvalho
10 anos atrás

boa noite queria saber se os meus filhos teem direito a esse cheque dentista um tem 7 anos e o outro tem 10 e o que tenho de fazer obrigado

Andreia Tempera
Andreia Tempera
10 anos atrás

Ola boa noite tenho duvidas em relacao ao cheque dentista pois so hoje nun anuncio da televisao é que tive conhecimento dos cheques dentistas agora a minha duvida é para ter direito ao cheque dentista tenho que me dirigir primeiro ao centro de saude onde temos o medico familia ou ao centro de saude da area da escola??e se vamos primeiro ao centro de saude ou a escola para ter direito ao cheque dentista e onde tenho que entregar depois ??agradecia que alguem me podesse responder pois é uma oportunidade que precisava mesmo principalmente a minha filha obrigada.

Susana
Susana
10 anos atrás

Boa Tarde!
Tenho 17 anos, faço 18 anos dia 30 de Novembro de 2010 e gostava de saber se é possivel eu ter direito ao cheque dentário. Estudo numa escola normal e estou no 11ºano.
Agradecia que alguém me desse uma resposta.

VERA SILVA
VERA SILVA
10 anos atrás

BOA NOITE,GOSTAVA DE PERGUNTAR SE A MINHA FILHA VAI TER DIREITO AO CHEQUE DENTISTA ESTE ANO,PORQUE O ANO PASSADO NIMGUÉM SOUBE ME INFORMAR E A ESCOLA TAMBÉM NÃO NOS DEU QUALQUER PAPEL.E A MINHA FILHA NECESSITA MESMO MUITO DE TRATAR DOS SEUS DENTES E EU NÃO TENHO MEIOS PARA ISSO.ELA NASCEU A 3/4/2001 E TEM 9 ANOS E ANDA NA ESCOLA ALBERTO VALENTE DO PINHAL NOVO.SERÁ K A MINHA FILHA VAI TER DIREITO A ALGUMA COISA ESTE ANO?SOUBE DE PESSOAS COM MAIS POSSIBILIDADES QUE EU K RECEBERAM O CHEQUE PARA OS FILHOS!AGRADECIA MUITO SE FOSSE POSSIVEL UM ESCLARECIMENTO SOBRE ESTE… Read more »

Zélia Rocha
Zélia Rocha
10 anos atrás

Boa tarde,
Para adquirir o cheque dentista é apenas necessário pedir ao médico de família, não é assim?
Obrigada
Zélia

Connceição Martins
Connceição Martins
10 anos atrás

Boa Noite, a minha filha tem 14 anos e nasceu a 30-04-1996, anda numa escola pública, na Madeira. Gostava de saber se ela pode receber o cheque dentista, e como pode adquiri-lo.

Cintia Santos
Cintia Santos
10 anos atrás

Bom dia!

Surgiu me um contratempo com o cheque, em mudanças perdi o cheque, e agora encontrei o, só que a data limite era 31 de Agosto, existe alguma possibilidade de ainda usifruir deste?
O que posso fazer?
Cumprimentos,
Cintia Santos

Sandra Gomes
Sandra Gomes
10 anos atrás

Boa tarde,a mha filha de 14 anos ja teve direito a cheque dentista,mas a outra que tem 9 anos ainda nao,ela faz agora em agosto 10 anos ja vai ter direito??Eu depois espero que a escola os entregue ou posso ir pedir no centro de saude?Eu tenho 31 anos alguma vez vao dar a pessoas desta idade?e os idosos teem direito a partir de que idade?obrigado…

ricardo
ricardo
10 anos atrás

tenho um filho com dez anos feitos em 9 –4–2010 e ainda nao recebi nenhum cheque …..gostava de saber quando e que tenho direito a ele….ao nao sera para todos….na escola onde o meu filho anda no ante passado vieram para os da segunda classe este ano vieram para os da treceira classe ao seja para os mesmos……

margarida alexandre
margarida alexandre
10 anos atrás

olá, boa tarde.
Gostava de saber se as crianças que não têm mais de dois dentes definitivos estragados, não teêm direito ao cheuqe-dentista? A minha filha nasceu em 2001 e não recebeu nenhum. Onde deveria ter lhe sedi dado um o ano passado.. obrigado pela a atenção

isidro macedo
isidro macedo
10 anos atrás

gostaria de saber o que cobre o cheque dentista tenho duas filhas que andam no dentista a de 13 anos ainda nao recebeu e xa anda a meses a tratar dos dentes a mais nova com 7 anos recebeu na semana passada mas a srª dentista me disse que os cheques so da para os 4 molares definitivos os restantes e por minha conta gostaria se possivel de algumas dicas ando farto de ver aqui na net obrigado

luisa
luisa
10 anos atrás

o meu filho nasceu a 17 de novembro de 2000 até agora nunca teve atribuição de cheque dentista, quais as idades compreendidas no programa, quando ,é que o meu filho tem direito a tratamento,

Rosa dantas
Rosa dantas
10 anos atrás

Boa tarde,

gostaria de saber o porque de nao ter tido resposta ao meu comentario enviado em 9 de março de 2010.
aguardo ainda informação.
obrigada

claudia ferreira
claudia ferreira
10 anos atrás

boa tarde ,sou de ourem e tenho um filho k nasceu em fevereiro de 1999 k frequenta o ciclo preparatorio conde de ourem ,como eu sei k ele tem direito ao cheque dentista e k estes tem k ser imitidos ate o dia 30 de abril de 2010 estou para ver quando e k o dito cheque vai ser entregue pois ja hoje sao 20 de abril de 2010 e a higienista ainda nao foi a escola ja me dirigi ao centro de saude de ourem e disseram para nao me preocupar,falar e muito facil para quem esta de fora… Read more »

CRISTIANE
CRISTIANE
10 anos atrás

MEU FILHO TEM 9 ANOS ELE TEM DIREITO AO CHEQUE DENTISTA ?

claudia ferreira
claudia ferreira
10 anos atrás

boa noite, sou do concelho de Ourem.Tenho um filho k nasceu em fevereiro de 1999 ele tem direito ao cheque dentista mas como o dito cheque so e emitido ate ao dia 30 de Abril de 2010 e ainda nenhuma higienista foi a escola para entregar o cheque ja hoje sao 5 de Abril de 2010 daqui a pouco tremina o prazo e o cheque acaba por ficar sem efeito,ja me dirigi ao centro de saude e disseram para nao me preocupar k a higienista ia a escola mas tou para ver quando ela la vai.

claudia machado
claudia machado
10 anos atrás

ola O meu filho tem actualmente 8 anos na escola que ele frequenta foram entregues cheques dentista para todos os meninos no mês de Junho do ano passado, no dia em que a professora os deu aos meninos o meu filho estava doente e não pode ir a escola varios dias, o ano estava no fim e eu não me apercebi de que já tinham sido emitidos os cheques e o dele tinha desaparecido e ninguem se responsabilizou. No inicio do ano lectivo diriji-me varias vezes a escola para ter um resolução do problema visto que ele não teve o… Read more »

Carla Soares
Carla Soares
10 anos atrás

Olá boa tarde! O meu filho nasceu em 2000, ou seja completa dez anos no segundo trimestre deste ano, a distribuição dos cheques dentistas já foi efectuada na escola dele mas, uma vez mais nenhum foi destinado pra ele, pergunto: se é este ano que ele completa os dez anos, não deviaria de receber?
Os cheques só são distribuidos uma vez por ano, certo? E pro ano será que vai ele ter direito a recebê-lo?

Obrigada

Rosa Dantas
Rosa Dantas
10 anos atrás

Os meus cumprimentos. A minha filha nasceu em 19/02/1995 e frequenta a escola pública. Entregaram-me uma carta na escola para preencher os dados e entregar o quanto antes ao director de turmas. Isso foi feito de imediato e em 17-04-2009.Tornamos a preencher no dia das matrículas (04-07-09). O ano lectivo terminou e o cheque-dentista não apareceu. Perguntei ao director de turma sobre o que se passava com os cheques-dentista, o que me respondeu, dizendo que entregou o formulário na Secretaria da escola e que a partir daí nada tinha com isso. Entretanto fui ao Centro de Saúde dos Arcos de… Read more »

Susana Santos
Susana Santos
10 anos atrás

Boa noite

Tenho um filho de 9 anos a estudar numa escola pública e até não tive informação sobre como obter o cheque-dentista ou o que devo fazer. O que devo fazer?
Aguardo resposta

Muito obrigado
Susana

Teresa
Teresa
10 anos atrás

Olá boa tarde!
Tenho a minha filha que nasceu em 1998.Em Junho de 2009 foi emitido o 1º cheque dentista
acontece que quando fui ao dentista ele disse-me que o cheque já tinha passado de validade.Entretanto aprareceram-lhe umas cáries nos dentes definitivos e gostaria de saber se me posso dirigir ao médico de familia e pedir uma 2ª via do cheque.
Obrigado e aguardo resposta

claudia ferreira
claudia ferreira
10 anos atrás

Boa tarde tenho 2 filhos de idade de 8 e 10 anos nascidos nos anos de 2001 e 1999 .O mais velho foi a higienista e de la encaminhado para uma dentista por se encontra com caries nos molares o mais novo foi a higienista para colocar os selantes . mas pregunto agora quando e que eles voltaram a ter a oportunidade de voltar a ir novamente a uma higienista pela escola.E que eu nunca recebi nenhum cheque simplesmente fui me dado pela escola um papel a preguntar se queria que os meus filhos fossem a higienista. desde mais o… Read more »

Aida
Aida
10 anos atrás

Ola Silvia, A minha filha tem 6 anos (abril/2003), está no 1º ano numa escola pública. Tem os dentes em muito bom estado: não tem cáries, nem nenhum outro problema. Na 1ª consulta que fiz com ela no dentista, aconselharam-me a colocar uma espécie de verniz transparente nos definitivos para evitar a degradação por muitos anos. Neste momento estou a fazer então o que me aconselharam, já o fez em dois molares. A minha dúvida é: Com o bom estado dos dentes, a minha filha vai ter direito da mesma forma ao cheque dentista? Qual é o valor do cheque?… Read more »

Vânia Barreiras
Vânia Barreiras
10 anos atrás

Boa tarde,

Tenho um filho que nasceu em 15 de Dezembro de 2009 e frequenta uma escola particular. No entanto tenho subsídeo, logo gostaria de saber se tenho direito ao cheque dentista ou se há alguma coisa que deva fazer
Obrigada

Ana Cristina
Ana Cristina
10 anos atrás

Boa Noite, só agora soube por uma pessoa amiga que já distribuiram cheques dentista nas escolas, não fui informada de nada e ao que parece são abranjidos as crianças q isufruem de escalão A e B. Tenho 2 filhos, um menino com 6 anos nascido em Agosto de 2003 e uma menina com 12 anos nascida em Abril de 1997, pretendia saber se eles tem direito, pois a pouca informação disponivel é pouco esclarecedoura.
Obrigado.

Helena Marques
Helena Marques
10 anos atrás

ola boa tarde eu tenho tres filhos um de 15,outra de 8 e um de 4
a minha filha de 8 não resebeu o cheque dentis já andarão a dar na escola ela nasceu en 2001 sera que ten direito ?

Victor Manuel
Victor Manuel
10 anos atrás

Os cheques dentista para descontar em 2010 são para todas as crianças nascidas em 1996, 1999 e 2002.

paula cristina santos
paula cristina santos
10 anos atrás

eu gostaria de saber como aderir ao cheque dentista tenho 1 finho com 6 anos e nao sei sedeva ir ao centro de saude ou atraves da escola devo esperar?

lucia
lucia
10 anos atrás

bom dia

queria saber se o cheque dentista pode ser descontado em qualquer dentista, se não , como posso saber a que dentistas o meu filho de 13 anos ,pode ir com o cheque?

muito obrigada pela atenção

cumprimentos

lucia

Claudia Sofia
Claudia Sofia
10 anos atrás

Boa noite, tenho um menino com 4 anos, nasceu em 01 de junho 2005, ele tem quatro dentes com caries, um dos dentes já se lascou(partiu) apartir de que idade é que são atribuidos os cheques dentistas e a quem

Ana
Ana
10 anos atrás

olá tenho 12 anos ,frequento uma escola pública e sou escalão C sera que tenho direito ao cheque-dentista
Obrigada

Paula Maques
Paula Maques
10 anos atrás

Olá boa tarde, tenho dois rapazes e andam ambos em escola pública. Um na pré-primária (tem 5 anos actualmente) e o outro anda no 2º ano (tem 7 anos actualmente), nunca recebi nada, nem informação nem cheques.

O que é necessário fazer para ter direito?

Cumprimentos

Paula Marques

Davide Mendes
Davide Mendes
10 anos atrás

Bom dia
A minha filha tem 5 anos ja teve uma consulta pelo cheque dentista, mas necessita de fazer outro tratamento tem direito a mais algum cheque dentista.

monica
monica
10 anos atrás

gostaria que me informassem foi a consulta oral do centro de saude da residencia e deram me o docomento programa nacional de promocao da saude oral e tenho comigo onde tenho de entregar.

manuel silva
manuel silva
10 anos atrás

tenho um menino que nasceu a 1 de outubro de 2002, o que devo fazer para obter um cheque dentista?

Silvia Baptista
Silvia Baptista
10 anos atrás
Reply to  manuel silva

Boa noite:

Deverá aguardar que, através da escola que o seu filho frequenta, lhe seja entregue um documento, ou “cheque dentista” ou Documento de Referenciação da Higienista Oral. Ele terá de ser emitido até 30 de Abril de 2010 e por isso até essa altura (ou por volta dessa altura), deverá receber alguma informação. Depois terá de utilizar o documento entregue até 31 de Agosto de 2010.

Os melhores cumprimentos
Silvia

maria
maria
10 anos atrás

porque e que o cheque dentista não é para todas as crianças??????

Silvia Baptista
Silvia Baptista
10 anos atrás
Reply to  maria

Boa Noite:

Estipularam-se idades chave, ou seja, todas as crianças que frequentam escolas públicas e IPSS até completarem a 16 anos, poderão usufruir do programa em três fases.

Os melhores cumprimentos
Silvia

Ana Almeida
Ana Almeida
10 anos atrás

Gostaria que me informassem do seguinte: A minha filha tratou os dentes no âmbito da atribuição de 2 cheques-dentistas na faixa etária dos 10 anos. Foi-me dito pela médica dentista que estes cheques só cobriam os tratamentos a dentes definitivos. Na 2ª consulta que equivalia ao 2º cheque, verificou-se que um dente definitivo estava a romper apesar de ainda se encontrarem as raízes do dente de leite agarradas à gengiva, pois este tinha tido uma cárie que o foi “desfazendo”. A médica disse que era necessário remover as raízes do dente de leite pois estavam a prejudicar o dente definitivo… Read more »

Silvia Baptista
Silvia Baptista
10 anos atrás
Reply to  Ana Almeida

Boa Noite:

Realmente os “cheques dentista” apenas abrangem intervenção directa nos dentes definitivos, ou seja os dentes deciduais não estão contemplados. As “outras situações” a que a circular descreve, referem-se por exemplo a dentes fracturados, a selante noutros dentes que não os respectivos da coorte a que a criança pertence, etc.

Com os melhores cumprimentos
Silvia

Rafaela Sá Conceição
Rafaela Sá Conceição
10 anos atrás

Boa noite gostaria de saber se tem alguma validade de entrega os cheques
dentista?? é que tenho um irmão com 7 anos e ainda não recebi nada é que na escola dizem que não sabem quando vêm os cheques para a escola e ele precisa mesmo.

Silvia Baptista
Silvia Baptista
10 anos atrás

Boa Noite:

O prazo de validade para a emissão é 30 de Abril. A validade de utilização é 31 de Agosto. Tenha só em atenção ue os “cheques dentista” só permitem o tratamento de dentes definitivos.

Os melhores cumprimentos
Sílvia

maria jose
maria jose
10 anos atrás

gostaria de saber quais os dentistas disponiveis para os chaques dentistas na zona de braga.obrigada.

Silvia Baptista
Silvia Baptista
10 anos atrás
Reply to  maria jose

Boa Noite:

Terá de consultar o site da DGS, Microsite da Saúde Oral, Médicos Aderente. Depois só tem de introduzir o distrito, concelho e freguesia que desejar… Deverá escolher a clínica/médico dentista que quiser e marcar…

Os melhores cumprimentos
Sílvia

bruna
bruna
11 anos atrás

o meu filho tem 5 anos nasceu no dia 11/05/2004 e frequenta uma escola publica. Como eu posso requisitar o cheque dentista e onde o faço e como?
Obrigada

Sílvia Baptista
Sílvia Baptista
11 anos atrás
Reply to  bruna

Boa noite! O seu filho tem cáries extensas em dentes de leite e dor associada? Se sim, deverá consultar o seu médico de família e ele poderá ou não pedir a emissão de um “cheque dentista” ao abrigo da Saúde Oral em Saúde Infantil (SOSI). Se não, só no ano lectivo em que fizer os 8 anos ou seja em 2011-12, é que irá ter direito ao “cheque dentista” ou ao documento de referenciação para Higienista Oral (para intervenções em dentes definitivos) e este tipo de documento não se “requisita”, ele é emitido e entregue na respectiva escola através do… Read more »

paula
paula
11 anos atrás

Olá
O meu filho receu o cheque dentista em 21 de Outubro de 2009, será que ainda pode beneficiar do referido cheque visto ele ter nascido em 1995.
Obrigada

Sílvia Baptista
Sílvia Baptista
11 anos atrás
Reply to  paula

Boa noite!

Infelizmente penso que já não há nada que possa fazer. Não sei porque razão o recebeu tão tarde visto que o prazo máximo para a finalização dos tratamentos era 31 de Outubro de 2009, mas a verdade é que o prazo já terminou e por isso já não vai poder usufruir dos tratamentos.

Os melhores cumprimentos
Sílvia

Albertina Martins
Albertina Martins
11 anos atrás

Boa tarde.
Tenho uma filha com 15 anos, nascida em 1994.
Até à data nunca tive nem acesso, nem nenhuma informação sobre o cheque dentista.
Gostaria de saber se ela tem direito e quais os passos que devo dar para obter o cheque dentista.
Obrigada.

Sílvia Baptista
Sílvia Baptista
11 anos atrás

Boa tarde!

De acordo com a Circular Normativa em vigor, e apesar do Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral prever a abrangência de crianças/jovens dos 3 ao 16 anos, ainda não é possivel emitir “cheques dentista” a jovens com idade superior a 13/14 anos (este ano lectivo para os que nasceram em 1996).

Com os melhores cumprimentos
Sílvia

ANA FERREIRA
ANA FERREIRA
11 anos atrás

E ridiculo entregarem cheques aos alunos fora do prazo de validade ”’E de seguida o encarregado de educacao reclamar e a escola empurra para o centro de saude e vice versa .Gostaria de saber como fica esta questao visto que quem nao tem culpa alguma e o aluno .Que fica assim sem qualquer tipo de beneficio devido a imcompetencia de alguem .

Filipe Gomes
Filipe Gomes
11 anos atrás

Boa noite, gostaria que me informassem como devo proceder a uma reclamação e a quem de direito, porque o meu filho fez a primeira consulta do cheque dentista e quando foi para fazer a segunda consulta, o dentista disse que o cheque já não dava para fazer a consulta porque quando introduzia o codigo do cheque no programa (penso que um programa da DGS) não aceitava o código, devido ao dito código já timha expirado o prazo(até 31/10/2009)??? Então ele não sabia dos prazos quando da primeira consulta?? Disse-me que não porque nem o programa diz prazos nem vem mencionado… Read more »

Sílvia Baptista
Sílvia Baptista
11 anos atrás
Reply to  Filipe Gomes

Boa noite! Os “cheques dentista” para crianças de 2001 (ano lectivo 2008-09) só podiam ser emitidos até 31 de Agosto de 2009 (excecionalmente por ser o 1ºano de implementação). Como diz, esse primeiro cheque foi emitido em Junho resta saber se ainda durante o período de aulas. Não posso, por desconhecer os factos, afirmar se a “culpa” foi de quem o foi entregar à escola, e se quando lá chegou não havia ninguém que o fizesse chegar ao respectivo encarregado de educação ou se decidiu (na minha opinião erradamente) entregá-lo apenas no início do ano lectivo. O problema é que… Read more »