Quando se tem um bebé em casa, um dos maiores luxos é, sem dúvida, dormir. Diversas pesquisas já mostraram que nessa fase, os pais passam por noites curtas de sono.

Mas, nem sempre os pais estão colocando o bebé para dormir da maneira certa. É possível que um bebé durma a noite toda e tenha um pouco da sua energia recarregada.

O nosso artigo de hoje vai dar-lhe a conhecer dicas exclusivas de como fazer com que o bebé durma a noite toda. Temos a certeza de que a sua vida nunca mais será a mesma.

Coloque-o-bebé-a-dormir-sozinho

Algumas dicas de como ajudar o bebé dormir a noite toda:

1 – Coloque o bebé a dormir sozinho

A primeira dica para que consiga que o seu bebé durma a noite toda, é esperando que ele se apresente sonolento, e antes de dormir completamente, coloque-o  no berço.

Não é uma tarefa tão fácil quanto parece, mas com a experiência consegue ajudar as mães a identificar os sinais do sono infantil.

Quando os pais colocam o bebé no berço e permitem que a criança durma sozinha, estão a ensinar o bebé a dormir por contra própria, o que começa por ajudar a noite de sono dos pais.

2 – Tenha calma

Quando temos um bebé em casa, há muita proteção, principalmente quando são pais de primeira viagem, mas é perfeitamente natural. Porém, na hora do sono, alguns hábitos devem ser deixados de lado se quer que o bebé durma a noite toda.

Utilizar técnicas como o intercomunicador de bebé, pode auxiliar bastante. Os pais que vão ao quarto do bebé sempre que há um sinal de barulho, fazem com que o bebé acorde mais vezes.

Antes de ir até o quarto do bebé, o despertando de vez, tente esperar que ele resolva o problema que o acordou sozinho, talvez ele volte a dormir por contra própria.

Uma dica interessante, é ajustar o intercomunicador para ouvir somente o necessário e não qualquer barulhinho que o bebê faz.

Algumas-dicas-de-como-ajudar-o-bebé-dormir-a-noite-toda

3 – Não acordar o bebé para mamar

A questão da mama é outro ponto a que a mãe deve estar atenta, se desejar que o bebé durma a noite toda. Uma dica que funciona em diversas famílias, é dar uma mamada mais tarde, como por exemplo, entre 22 e 23 horas da noite.

Nesse caso, mantenha as luzes apagadas, tire o bebé do berço com muito cuidado e aconchegue-o bem. Mesmo bem sonolento, o bebé em pouco tempo vai pegar no seu peito e mamar. De seguida, coloque-o no berço novamente.

Dependendo dos meses do bebé, não será necessário acordar durante a noite para dar de mamar.

4 – Fralda

 Outra coisa que os pais fazem, é trocar a  fralda do bebé durante a noite, quando ele acorda. Porém, com toda a movimentação que essa troca exige, o bebé pode acordar de vez.

Uma dica é colocar a fralda noturna, para não ser preciso trocar e atrapalhar o sono do bebé, por exemplo, uma vez que essas fraldas já são mais preparadas para absorver toda a urina.

Quando é cocó realmente não à muito o que fazer, a não ser trocar de vez o pequeno.

5 – Sem agitação

Por fim, para que o seu bebé durma a noite toda, evite contato visual quando o estiver a adormecer. O bebé quando tem contato visual, é estimulado a despertar.

Por isso a dica é evitar a todo custo fazer esse contato. Ao cantar para o bebé dormir (outra dica que também resulta), tente fazer isso de forma bem suave e calma, sem entoação animada na voz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here