Todos nós sabemos que a escola é extremamente importante na vida de uma criança. Muitos de nós  através das experiência escolares que tivemos com determinado assunto, fez-nos gostar muito do mesmo ou repudia-lo totalmente;  chegando a causar-nos até mesmo um certo pavor.

Eu particularmente tive esta experiência por volta dos 8 anos de idade, tive a grande infelicidade de  me deparar com uma professoa já de certa idade e totalmente alienada, a qual causou-me imensos traumas que devo confessar perduram até hoje após 35 anos!

Felizmente hoje a situação é ‘um pouco diferente’, mas ainda assim por vezes nos deparamos com situações similares a que eu vivi em minha infância.

Para ajudar pais e educadores, hoje vou falar de um livro que li e gostei muito. Trata-se do livro ‘Escola! Cuidados na Escolha’ (Ed. Catedral das Letras) autoria de Marco Aurélio Togatlian e Mônica Togatlian ambos Pedagogos e Mestres em Psicologia Social;  que como o próprio título diz aborda o tema sobre a importancia da escolha da escola; e dará aos pais uma excelente base para sentir-me mais confiável para escolher uma escola adequada para o seu filho.

Neste livro você encontrará respostas para perguntas como: Quais os critérios que devo seguir? Porque é tão difícil escolher? O que deve ser levado em conta?

Muitos fatores devem ser levados em conta ao escolher uma escola,  dentre eles os que seguem abaixo, e que são abordados  um a um pelos autores do livro ‘Escola! Cuidados na Escolha’, com a devida  elucidação e aconselhamento aos pais:

– Localização da Escola
– Transporte Escolar
– Horário
– Como chegou até a escola, informações de quem, conheceu como, etc…
– Proposta Pedagógica da Escola
– Espaço Fisico
– Alimentação
– Local destinado às actividades
– Acompanhamento Individual
– Custo
– Aulas de Ingles
– Aulas de Capoeira, Ballet, etc.
– Segurança
– Legalização da Escola
– Organização
– Limpeza
– Janelas
– Como é a prática da sala de aula

Um livro excelente para orientação de pais , que tem como objectivo colaborar na avaliação dos pais em relação ás escolas, apresentando a escola ‘por dentro’.

Para os educadores, também será de grande valia, para que os permita refletir sobre a imagem que a sua escola está a transmitir aos pais e visitantes, bem como qual o tipo de relacionamento estabelecido da escola para com os pais.

– Boa Escolha!

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bete
Bete
8 anos atrás

Nossa, parece que o texto da Maria de Lurdes foi escrito por mim, a diferença é que meu filho tem 8 anos. Sei exatamente como ela se sente – é desesperador. O jeito é rezar para que eles cruzem com professores espiritualizados, que amam o que fazem e que peguem esses casos como um desafio profissional.

Maria de Lurdes
Maria de Lurdes
10 anos atrás

Bom dia, sou mãe de um rapazinho de 11 anos, neste momento no 6º ano. Não tem problemas de aprendizagem, mas sim de comportamento: dificuldade em cumprir regras, não espera para falar, distrai-se com facilidade, é irrequieto. Na primária, teve uma professora que estabeleceu uma boa relação com ele, de respeito e amor, assim como com todos os seus restantes alunos. Com ela, ele respeitava regras e aprendia. Neste momento, é pouco empenhado, e o que vejo nitidamente é que se empenha conforme a relação que o professor estabelece com ele, ou seja, não depende da matéria mas sim do… Read more »