A criança é um ser em constante evolução fisica e psicológica, e por isso com o passar dos meses se apercebe de suas capacidades, e também do que ‘funciona’ como forma de atrair a atenção dos pais. O choro é uma destas formas, a partir de 1 ano de idade a criança sabe bem que se chorar prontamente pode ser atendida; e pode também começar a utilizar isto como forma de fazer birras e demonstrar seu descontentamento quando algo não lhe é oferecido prontamente.

Por vezes vemos em shoppings, supermercados, parques, pais e mães em pânico, tentando fazer com que seu filho ou filha pare de dar um show público, ocasionado porque uma de suas vontades não lhe foi atendida.

Costumo dizer que educação se dá em casa e não em público, portanto é em casa que os pais devem começar a limitar as birras, e ensinar aos filhos que choro não funciona em qualquer hora e por qualquer motivo!

Em casa quando seu filho ou filha fizer uma birra, ou começar aos prantos porque deseja algo como um brinquedo, um doce em hora inadequada, ou mexer em algo que não deve como televisão, DVD, fogão, etc; você deverá ter uma atitude firme e faze-lo perceber que não é através do choro e da birra que ele obterá o que quer.

Os pais não devem ceder, devem sim mostrar através de uma conversa olho no olho que nem sempre tudo que a criança quer, terá prontamente.

Aos poucos a criança começará a perceber que utilizar o choro como ‘chantagem’ não funciona com os pais, e passará a perceber que nem tudo o que queremos temos na hora.

Que bom seria se assim fosse não é? Se apenas bastasse um choro para
termos tudo do nosso jeito e prontamente, imaginem só….seriam dezenas de pessoas aos prantos a cada 10 metros que andassemos! 🙂

E é isso que o seu filho tem de compreender, nem sempre a vida e as pessoas nos dizem ‘Sim’! 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here