Muitas mães leitoras do Blogdacrianca nos escrevem a pedir opinião sobre como lidar com as mentiras que seus filhos contam, elas ficam ansiosas por não saberem lidar com isto e principalmente por não saberem como solucionar este problema. Antes de mais é preciso saber que as crianças adoram inventar história e tem a imaginação bastante  fértil. Mas o problema é quando essa imaginação vira mentira prejudicial. Então é bom você tomar cuidado para que o seu filho saiba a diferença entre a verdade e a mentira e que as histórias inventadas geralmente ‘cabem’ em contos de fadas, desenhos animados, tem hora e local certo; e não podem ser ditas sempre como se fossem verdadeiras.

É muito normal as crianças entrarem nesse mundo de contos de fadas e gostarem de brincar de inventar personagens e situações. Isso é muito natural e saudável, faz parte da infância dele, mas o problema surge quando ele fica preso no mundo da imaginação e não consegue mais distinguir o que é verdade do que é o mundo da fantasia. E é aí que você entra e precisa colocar um ‘ freio’ nele e ensinar o que é mentira e o que é verdade, e que a verdade sempre deve dar lugar a imaginação.

Dê bons exemplos ao seus filhos!
Dê bons exemplos ao seus filhos!

O problema da mentira é quando a criança começa a tornar isto um hábito e faz o uso da mentira para manipular os pais e conseguir aquilo que deseja. Outro fator importante que você tem que prestar atenção é além da freqüência da mentira, é a idade que o seu filho conta a mentira. Tudo isso é muito importante já que você precisa cortar desde os primeiros sinais o hábito da mentira.

Depois de você saber onde, e em que situação o seu filho mente, você precisa demonstrar e ensinar que aquilo é errado e mostrar as conseqüências que a mentira tem. Na maioria das vezes, as crianças mentem porque veem os adultos e até mesmo você mentindo ou fingindo; lembre-se que você é um espelho para o seu filho e ele vai te imitar em todas e qualquer situações.

Mas vá com calma na hora de conversar. Por mais que a mentira seja perigosa e um acto não aconselhável, não adianta ser dura com ele, já que para o seu filho esse mundo da fantasia é normal e até mesmo aceitável, ou até porque ele presencia alguém da família a contar uma mentira ‘inocente’. É este um dos pontos mais importantes! Não mentir para ele e tão pouco mentir para outras pessoas na presença dele.

A conversa calma e paciente é o melhor caminho. Você deve explicar-lhe que há horas para brincadeiras e imaginação e há horas onde precisa falar a verdade.

Você também precisa deixar claro que a mentira é algo muito ruim e que pode machucar as pessoas.  Se depois de tudo isso a mentira ainda persistir, você aí sim deve ser mais dura com ele ou até mesmo procurar um auxílio psicológico para ver o porquê desta compulsão pela mentira.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
38 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Adriano Romeu
3 anos atrás

Melhor caminho para lidar com as mentiras que seu filho conta é começar sabendo o que ele anda fazendo no celular veja no link a seguir > https://www.youtube.com/watch?v=GOUvsGI71b0

lucia
lucia
6 anos atrás

Ola , tenho uma filha de 12 anos sempre foi dedicada com os estudos sempre mostrou ter responsabilidade com tudo, tranquila, , carinhosa , compreensiva , Eu e meu marido sempre tivemos muito dialogo com ela , somos uma famila muito unida .Ultimamente depois que comecou com uma amiza de na escolar comecou a mentir, sobre os estudos, comecou a responder para mim e meu marido, comecou a tirar notas baixas , e so quer ficar no ipod falando com esta colega que nao quer nada com os estudos , responde aos professors.

izabel ferreira
izabel ferreira
7 anos atrás

Bom dia, tenho uma filha de 12 anos e sou pai e mãe ao mesmo tempo. A minha filha sempre foi uma menina doce, sorridente, estudiosa e inteligente; uma criança que consegue conquistar a todos com muita facilidade até as pessoas mais duronas ela consegue quebrar pelo seu sorrisso e simpatia. Mas, infelizmente de meados do ano passado para cá ela deu para mentir e fazer coisas muito errradas como mexer nas coisas dos outros escondido. A 1ª vez ela chegou em casa c/ um celuar dizendo que hacia achado na rua, com desconfiei e apertei ela acabou confessan do… Read more »

cristiane mendes
cristiane mendes
7 anos atrás

tenho uma filha de 8 anos,estou com dificuldades pois ela mente demais,já não acredito em mais nada do que ela fala,ela mente e chega até jurar pela morte do meu marido,tento conversar mais não ta resolvendo,ja dei castigo,ja briguei,ja proibi de fazer certas coisas ,mas nada esta resolvendo,a situação seta insustentavél,se iverem algum conselho de como posso lidar com isso eu agradeço,pois tenho medo de que algo pior aconteça devido as mentiras dela.

Lorena
Lorena
7 anos atrás

Olá! Meu nome é Lorena tenho um filho que esta hoje com 10 anos, sou mãe solteira o pai dele faleceu quando tinha apenas 3 anos, os avós paternos são sempre presentes… Meu filho desde os 5 ou 6 anos vem pegando dinheiro escondido, isso é constante até hoje, as vezes diminui um pouco, mas nunca para, eu já conversei muito (sempre tento conversar muito com ele explicando o que é certo e errado), já coloquei de castigo, até já bati nele, mas não sei mais o que fazer, comecei uma vez levar ele para um acompanhamento com uma psicologa,… Read more »

Simone
Simone
7 anos atrás

Olá, Bom dia. Bom sou mãe solteira e tenho um filho que vai fazer 6 anos o mês que vem, ele esta mentindo muito pra mim, ele não se comporta na escola, a professora ja me mandou recados e ja conversei com ela sobre isso, ela diz que meu filho não para quieto na cadeira que se levanta o tempo todo, pede várias vezes para ir ao banheiro , não se concentra nas atividades, não conclui as atividades que começa, só pensa em brincar e converçar, ele me diz que é tudo mentira!!!Se alguém me conta algo que ele fez… Read more »

Adrielli
Adrielli
7 anos atrás

Tenho um filho de 12 anos. ele está mentindo muito pra mim, no inicio era penas pra nao estudar ou fazer lições, agora ele anda aprontando na escola e nao assume as coisas alem de dizer que foi outra pessoa,, e mesmo eu pressionando ele nao conta a verdade, nao assume as responsabilidades, mas o que mais me preocupa é que alem de mentir ele age naturalmente

elisabeth
elisabeth
7 anos atrás

Tenho uma filha de 28 anos , mae solteira , qeu sempre mentiu desde os 11 anos , e até hoje o faz , mentiu que fazia pos graduação e encontrava com um rapaz as escondidas , ela começou um namoro com um outro rapaz aí e tb mentiu pra ele nessa questao . falou pra ele que fazia pos graduaçao e acontece que ela estava sem celular e ele precisava do documento dela para comprar um convite da festa da primavera do clube dele . Ligou para a faculdade para falar com ela , e qual a surpresa ao… Read more »

natalaia
natalaia
7 anos atrás

boa tarde estou passando com problemas na escola com meu filho de 7 anos e meio ele esta na segunda serie e sempre mente q fez toda lição que nao tem tarefa e aparecendo com lapis e borracha e diz que achou no patio, eu ja conversei coloquei de castigo expliquei que o dono do lapis precisa do lapis da mesma maneira que ele precisa do dele se ele ia gostar se alguem pegasse as coisas dele, ja fui falar com a professora e ela disse que ele nao faz bagunça mas tambem nao faz fiçao. ja passei em psicologo… Read more »

Maria do Socorro
Maria do Socorro
7 anos atrás

Olá,

Tenho um filho de 11 anos, que de vez em quando, o pego com uma mentirinha do tipo: pergunto se tem lição de casa, e ele diz que não, como já o conheço, dou um jeito de olhar os cadernos dele, e para minha surpresa, sempre tem !
Ai perguntar para ele, ele diz: se eu dissesse q tinha, a senhora não me deixaria brincar ou ver tv,
fico brava com ele, converso, explico que a mentira nao conpensa, mando o fazer a lição e depois brincar, é sempre a mesma coisa, o que fazer ????

Mariana Borges
Mariana Borges
7 anos atrás

Tenho uma filha de 9 anos, ela vem mentindo muito, tudo é motivo de mentira, tudo q acontece na escola, nunca foi ela, a professora não gosta dela , o amigo culpo ela, a professora mentiu, quando os amigos reclamam comigo algo q ela fez, é sempre mentira,chora, passa mal, mas nega até o fim, chegou ao ponto de falar algo comigo e se por acaso depois de um tempo o assunto surgir novamente, ela nega na minha cara q falou, (exem. teve uma vez q ela estava doente não poderia comer determinadas coisa, foi passar um dia com a… Read more »

Juliana R.V
Juliana R.V
7 anos atrás

Bom dia;
Preciso de uma orientação, meu filho tem 10 anos e esta contando umas mentiras e são prejudiciais. Outro dia me disse que não tinha aula, e tinha aula. Pegou um jogo de video game escondido do primo, e disse que não estava com ele, não são mentiras frequentes porém fico sem saber o que fazer, de que maneira devo agir. Tirei o video game e o computador, porém ele voltou a contar mentiras!!! È o caso de passar com psicologo?
Obrigada;

lucimaria
lucimaria
8 anos atrás

ola tenho um filho de 7 anos que ultimamente anda mentido por qualquer coisa e ainda coloca a culpa na irmã de 3 anos.pergunto varias vezes pra ve se me fala a verdade e continua mentindo vejo ele fazendo e depois vou pergunta e ele mente ate jura so quando eu aperto ele fala averdade ja falei varias veses que mentir e feio que por pior que seja ou que ele fez me disser sempre a verdade .mais nada contiua do mesmo jeito o que faço

karine da silva
karine da silva
8 anos atrás

oi boa noite…porq favor to pasando em uma situcao meio dificil.mei filhoo tem 6 anos,foi pra casa de um amigo dormi,e quando veio pra casa tirou um brinquedo do bolso eu perguntei se o amigo tinha lhe dado ele disse q sim.mais fuqie meioo sismada,entao fui e botei presao e ele disse q o amigo nao deu nao,ele pegou escondidoo,e agora meu deusss oque eu faco?eu to pensando em fazer ele devolver e pedir desculpas pro menino na frente da mae od menino tambem..isso e certoo ?como devo agir?me ajude por favorrr isso e uma vergonha!

luci
luci
8 anos atrás

tenho um neto de 11anos, ele e filho de pais separados , minha filha formou outra familia e tem um bebe de 1 ano e 5 meses , acontece que meu neto vem dormir na minha casa quase todo fim de semana e chega na casa dele falando um monte de coisas para o padrasto dele , diz que eu quero que a mae dele separa do padrasto , que eu nao gosto dele e que falo muito mal dele. eu fico chateada porque ele fala pra todo mundo por favor me ajudem , amo meu neto e nao sei… Read more »

Patricia gomes
Patricia gomes
8 anos atrás

eu tenho o mesmo porbrema na minha casa o meu filho ta bem menti muito para mim eu não sei o que faço para ele fala a verdade nós já falamo com ele e nada mudou ele fala para nós quer não vai mais fazer e não cumpre a sua palavra eu trabalha e não da para eu fica em casa.

camila
camila
8 anos atrás

Oi Tenho uma filha de 7 anos ela inventou que eu tinha ganhado genias e que seu pai estava em são paulo que ela ajudava a cuidar das crianças isso tudo ela contou para sua profesora mas minha filha nunca fez isso fiquei asustada.Não sei oq fazer isso e grave ou não?Gostaria de uma ajuda

marta martins
marta martins
9 anos atrás

Indiquei uma diarista para minha irmã, que fica com as crianças na parte da manha, da almoço e leva para a escola pq trabalha fora (minha irmã), so que essa diarista nao quer mais trabalhar lá,pq a minha sobrinha de 10 anos, a humilha, dizendo que ela é a empregada e tem que arrumar toda a bagunça que ela fizer, diz ainda que como ela precisa do dinheiro, tem que trabalhar e arrumar tudo. Fiquei sabendo dessa historia por terceiros e acho que minha irmã deve saber, so nao sei como contar, pois nao posso envolver outras pessoas nesta historia… Read more »

KATIANE GUERRA
KATIANE GUERRA
9 anos atrás

Eu tenho tres filhas,6,10,12 anos,nossa eu to passando por uma barra com minha filha de 12 anos,ela menti muito,pega minhas coisas sem pedir,sempre as escondidas,meu deus,eu converso tanto com elas ,sempre orientando,dando exemplos,e o meu medo e que futuramente,eu venha ter problemas com as menores ,porque estao vendo tudo isso,e elas comentam comigo que nao vao fazer isso comigo ,por que e muito feio mentir,elas falam sempre isso pra mim,eu sou mae solteira,faço tudo por elas,mais eu vou leva la a uma psicologa,ja que minhas conversas nao surtem efeitos nenhum.

EDSELMA M.
EDSELMA M.
9 anos atrás

Tenho um filho de 10 anos e temo pelo futuro dele, porque é uma mentira aqui outra ali, converso com ele e explico que é errado e que ninguém vai confiar mais nele, nem mesmo eu. Agora as mentiras estão me prejudicando, pois sou separada há um ano e meu ex-marido liga de vez em quando para o meu filho, faz um interrogatório com o menino sobre a minha vida. Precisei ir no fórum para dar entrada na pensão alimenticia e só contei ao meu filho onde eu iria, pra mais ninguém. O meu ex-marido me ligou e disse que… Read more »

El
El
10 anos atrás

Boa Noite,

Estou muito preocupada com meu filho pois ele tem 7 anos e mentiu..teve uma situação em que ele mentiu dizendo que a colega tinha posto uma borracha no estojo dele sendo que foi ele que na hora do sinal sem querer pegou a borracha que não era dele…fiquei muito brava com ele pois ele inicilmente mentiu para mim só falando a verdade quando eu disse que iria perguntar a colega como realmente tinha acontecido a situação…como devo agir sendo que foi a primeira vez que peguei ele nessa mentira mais grave

Denise
Denise
10 anos atrás

Minha filha de 14 anos mente pra tudo, até quando a gente descobre que ela mentiu, conversa com ela, prova que é mentira, mas ela insisti em continuar mentindo. Acho que ela mente pra ela mesma se convencer de algo que não que não é verdade. Não sei como tratar essa situação.

Jackson Rubem
10 anos atrás

Quando se diz no post:

“Depois de você saber onde, e em que situação o seu filho mente, você precisa demonstrar e ensinar que aquilo é errado e mostrar as conseqüências que a mentira tem. Na maioria das vezes, as crianças mentem porque veem os adultos e até mesmo você mentindo ou fingindo.”

Fala-se uma grande verdade. Muitos pais são péssimos exemplos para seus filhos e a sociedade em geral. Além de mentirem, alguns bebem, fumam, falam palavrões e agem de forma insana.