Você como mãe sabe que os bebés precisam de toda a atenção e cuidados possíveis. Mas não pense que são apenas os pequenos que merecem atenção, o quarto do bebé também precisa ser organizado e limpo de um jeito especial para que o seu bebé possa ficar em um ambiente aconchegante e limpo e é claro, ficar livre de possíveis alergias.

O primeiro passo é você deixar o ambiente bem arejado. Abra as janelas e deixe o ar entrar e purificar o ambiente durante a manhã. Evite excesso de almofadas, tapetes, cortinas e sofás no quarto, mas caso haja utilize o aspirador para limpar; e não se esqueça de passar no chão e caprichar nos cantinhos para retirar todo o pó que pode causar alergia no bebé.

O colchão e a cama também devem ser aspirados com certa frequência e colocados ao sol sempre que possível. A escolha do aspirador é fundamental para que essa limpeza seja feita com perfeição; é preciso que você preste atenção para ver se o produto reúne todas as funcionalidades que você vai precisar para retirar todo o pó de todos os objetos. Os aparelhos com filtro de água são os mais indicados já que possuem melhores resultados.

Depois de tudo aspirado, use apenas água e sabão para passar um pano pelo chão. Nada de produtos com cheiros ou aromas, isso pode ou causar alergia no bebé ou causar incómodo pelo forte cheiro. Na dúvida use sempre água e sabão ou detergente sem aroma que tem o mesmo resultado que qualquer outro produto. Quando o inverno acabar, não se esqueça de lavar bem os cobertores e edredons antes de guardar. A cama de roupa deve ser trocada inteiramente toda a semana e lavada logo em seguida.

Para ajudar na limpeza, pense na decoração do quarto já pensando na hora de limpar. Então a dica é você passar longe dos tecidos aveludados como as flanelas já que elas são difíceis de ser limpo, além de acumularem muito pó, o que pode causar alergia no bebé. Madeiras muito trabalhadas ou muitos objetos de decoração também podem atrapalhar ou dificultar a limpeza. Um bom quarto de bebé tem que ser simples e prático.

Fique atenta também a questão da humidade, já que os fungos do bolor também são responsáveis pelas alergias. Então preste bem atenção a qualquer sinal de humidade que você encontrar pelas paredes ou assoalhos.
As paredes devem ser pintadas com tintas especiais que podem ser lavadas, ou seja pode-se passar um pano húmido a mesma para remoção de algum pó ou outro tipo de sujeira.

Lembre-se que o antigo e famoso ‘mosquiteiro’ que fica suspenso sobre o berço do bebé,  também acumula pó e deve ser limpo no mínimo semanalmente e lavado uma vez por mês.  Por falar em ‘mosquiteiro’ se você mora num local onde existam muitos mosquitos ou moscas, fique de olho para elas não se alojarem no quarto do seu filho.

Para quem não sabe mosquitos e moscas picam o bebé e também podem transmitir doenças, por isso esteja atenta a estes insectos indesejáveis. Casa limpa não tem mosquito! 😉

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here