Roer as unhas, é um habito também conhecido como onicofagia. Quase sempre manifesta-se em momentos de stress, ansiedade ou nervosismo. Por vezes esse habito é iniciado logo na tenra infância, por volta dos 4 anos e pode acompanhar o individuo por toda a idade adulta.

Roer as unhas para além de deixar o aspecto das mãos horrível e repulsivo, também pode ocasionar problemas de saúde, pois os dedos contem bactérias embaixo das unhas que podem ser prejudicial à criança e ao adulto.

Existem tratamentos para que a criança deixe este hábito, entre eles terapia,  técnicas de relaxamento, exercícios físicos, ou ainda utilização de  substâncias com sabor desagradavel em cima das unhas, para repelir a boca e causar desconforto ao paladar.

Para informar-se melhor acesse o site: https://www.jnjbrasil.com.br/

498 COMENTÁRIOS

  1. meu nome é letícia e tenho 11 anos começei a roer unha com mais ou menos uns 5 anos de idade e não consigo parar com isso. e tenho uma raiva pq faço elas todo o mês e elas cresçem mas acabam rapidinho pq eu fico mordendo aí acabam quebrando ou como-as mas pretendo parar pois todos os dias peço a deus para me ajudar…

  2. Olá, eu ro-o as unhas desde os 3 anos de idade e hoje ja tenho 12 anos, quero mesmo muito deixar de roer as unhas, decidi seguir alguns conselhos vossos e hoje ja nao ro-o as unhas, vamos la ver se continua, mt obrigada! <3 🙂

  3. Oláa,eu roo as unhas desde mmmto novinha,tenho 12 anos;já comprei esmaltes especiais,ban deid nos dedos,pintar as unhas não adianta pooq eu tiro o esmalte na msm hora,e não adianta botar na cabeça para parar de roer,pooq eu roo sem perceber,em algum filme,novela,sem nem saber que estou roendo.Quando ficor nervosa ou até mesmo anciosa!Nada me faz parar!

  4. bom.. tenho 12 anos e roo unha faz um tempao , acho que desde 7 anos
    quando decido parar de roer unha, costumo passar esmaltes fortes , e bem chamativos
    vejo minhas unhas bonitas, e nao como
    mas o meu problema, eh que levo minha mao a boca toda hora para roer
    e quando uma quebra, eu roo todas as outras!! nao consigo me controlar . Mas agora, estou me controlando mais, procuro prestar atencao, e nao levar os dedos na boca, para nao roer as unhas
    e ja esta um pouco mais grande 😀 pessoal, tente se controlar, o unico segredo eh esse
    ATENCAO, com a anciedade!! FORCA DE VONTADE , EH O IDEAL !! afinal, suas unhas vao estar sempre lindas, haha

  5. ola…

    eu tambem roo hunhas mais agoea que lí este negocio que pode calsar doenças acho que vou conseguir parar né entao para vc parar de comer hunhas olhe na das pessos que ñ comer e verá que a sua podera ficar daquele jeito se vc parar de ccomer ok?

    ESPERO QUE EU E TODAS VCS CONSIGAM PARAR DE ROER AS HUNHAS BLZ?

  6. hola chicos me gusta entrar en este sitio y revisar las noticias sobre todo amaba a todos los consejos estarán de acuerdo con el CV de Barbara espero que podamos ser grandes amigos

  7. oi rou onhas des dos 4 anos agora tenho 10 estou pasando todos os dias fortificante para unhas mais numca adianta o q eu fasso ???? OBRIGADO!!!!

  8. oi eu rou unha quando estou nervosa ou anciosa eu queria parar para minhas unhas crescerem como eu fasso para parar?

  9. eu jah tentei de tudo para parar com essa mania insuportavel mas naum consigoo!!!quando estou nervosa eu roo todas ela téh sair sangue!! naum aguentoo mais!

  10. Olá ‘ olha tenho uma dica , enfaixe o dedoo ou então coloque uma luva ee nñ tire aii vse vai ver suas unhas crescer mais tbm tratar ella para ellas nñ ficarem fracas logico , ou então quando vse colocar ella na boca , pense como ella vai ficar bonita grande , aii vsultado

  11. Oi
    eu, rou as minhas unhas desde os cinco anos e hj já tenho 14 mas ja tentei passar esmaltes com gostos ruins mas mesmo assim nao adiantou continuei roendo o que eu posso fazer para para tentar para com isso pq isso é horrível?
    Me ajudem Por favor!

  12. Oi,eu começei a roer unha faz muito tempo nem sei quando eu começei,mas hj eu tenho 11 anos e minha mãe fala q eu já to ficando mocinha e ñ posso roer unha pra ñ fikar feia mas o problema é q eu ñ consigo,e eu queria muito parar de roer,eu já tentei a solução de falar positivo q ñ ia rorrer,mas o máximo q eu conssigo é de fikkar 1 semana sem roer unha,eu também já passei pimenta em todas as unhas mas ai eu do mesmo jeito eu roi a unha,mas eu quero mesmo parar de roer unha,me ajudem por favor!!!!

  13. OI gente meu nome é Giovanna e tenho 11 anos, uma vez quando tinha 5 anos fui no banco com a minha mãe e quando ela estava na fila vi uma menina roendo as unhas e pra saber se era bom comecei a roer no mesmo instante eu parei faz uns 2 meses pois meu pai ameaça passar pimenta e eu fico com medo ai eu passo esmalte ( esses flourescentes) que tá na moda e como as minhas amigas usam eu parei tbm beijos e uma dica para se divertir é entrar nesse site:……………………….

  14. pliiiiz . eu presciso de ajuda . minhas unhas são horriveiis . não ageunto mais . eu passo a solução da avon mais não adianta nada . pq roô tudo do mesmo jeiito já não sie o que fazer .
    me ajudem por favoooooor (yn) Obriigada ?

  15. faz muitos anos que eu como a minha unha mais nao consigo para de jeito nenhum , eu tenho uma que ta horrível , oq ue eu faço para arruma – la ? , e eu tenho 2 amigo – ocultos para ir , e quero esta la com unha bbonita , me ajudem !!!

  16. olá meu nome é beatriz tenho 16 anos desde o 4 anos roô minhas unhas e não consigo parar preciso de ajuda esmaltes com o gosto ruim não adiantam nada no meu caso
    é so eu ficar muito irritada que eu coloco as unhas na boca e agora to namorando e é chato ter aquela mão feia neh
    me ajudem

  17. Eu tb tenho 13 anos e roo minhas unhas desde bem novinha 5 anos. Nao sei mais o que fazer ja tentei mtas vezes parar com esse habito horrivel mas nunca da certo. eu nao consigo msm parar de roer as unhas eu ja comecei a fazelas na manicure mais msm assim nao deu certo ja passei variooooooooooos produtos tb nao adiantou eu morro de inveja das minhhas amigas que tem as unhas lindas toda arrumadinha e morro de vergonha das minhas! o que eu faço? gostaria de conselhos ?? obrigada

  18. oiiiii eu tenho 10 anos e rou as minhas unhass nao consigo parar de roer mas bem que queria tenho força de vontade mas nao consigo!!quero deixar as unhas cresceram para poder decora-las.
    o que devo fazer para parar de roer as minhas unhas
    beijooos!!
    esspero que resolvam o meu problema!!!

  19. ola eu roiu as unhas desde pequena e nao consigo parar de ruer tou a tentar mas a menine k dixe pa fazer a aposta vou tentar fazer digam mais coisas para ceixar de ruer

  20. Booom rooou unha desde di que meus pais tiraram meus bicos, dai eu fika casano os bicos e fikava nervoosa e roeeiaa e ate hog num doo conta di para teve uma vez ki eu fikei 3 meses sein roer mais depois fikei veendoo os jogos do Brasil na Africa do sul, dai eu roii tudoo ;@.
    Mee ajudeein tenho formatura e festa di 15 anos para ir mais qro estar com unhas grandes MEAJUDEEEN..

  21. bom eunaum roo unhas mai minhas unha sao bem grandes e bonitas a solução é vc pintar com cor fortes e ai em ez d vc rooer unhas vc tira o esmalte!!!!!!!

  22. oi eu nao consigo para de roer as minhas unhas elas estao oriveis como faço para parar o esmalte com o gosto ruim adianta

  23. oiÊ meu nome é catarine leal santos . luu
    eu tenhu uma solução para voce.
    antes eu roia uma mais faz dois anos ki eu nao rou mais
    tenhu 12 anos ..
    fassa uma apostinha com uma pessoa ki voce gosta muito
    por 3 semana
    pessa pra ela pedir o inevitavel
    por exemplo se for namorado pessa : que se voce nao parar de roer unha elle termina com voce.
    pessa pra elle ver suas unhas todos os dias, aÊe voce concerteza nao vai mais roer.
    minha amiga foi assim.
    beeijoos e espero ter ajudado!!!

  24. Eu roo as unhas deis dos meus 5anos tenho 12,e gostaria de deixar crescer pois as minhas amigas na escola têm as unhas lindas…
    Já tentei a solução da Avon e não adiantou,coloquei pimenta e tbm não adiantou…
    Mas eu já consegui ficar sem roer por 2 ou 3 semanas!
    Eu passo esmalte da Risque cremoso,é mais forte, e deixo por uma semana mais ou menos e vario nas cores para disfarçar.
    Mas quando quebrou uma eu fiquei nervosa e roí todas e hoje não consigo chegar a o resultado de 2 semanas!
    Me ajudemmm…..!?

    • Olá para todos. karol minha mae
      vende avon mas quando eu
      pidi a ela, ela disse qe era aparti
      de 12 anos. entao com quantos anos vc
      tentou usar essasoluçao da avon.
      boas Festas!!!!!!!
      Feliz?2011!!!!!!!!!!para todos

  25. Oi!!!Eu roo as unhas desde os 4 anos, hoje estou com 24 anos. Já usei a solução do Avon, mas, não adiantou muito não!!!!O máximo que fiquei sem roer foi 1 semana. Qualquer situação de stress ou ansiedade, eu roo…….
    Me ajudem por favor!!!!

    • Sei o que isso é…. Com 22 anos de idade também o máximo que fiquei sem roer foram 2 meses seguidos. É tudo uma questão de ansiedade, stress pois depois de tanto tanto sem roer ao mínimo stress foi-se tudo. Soluções: Uma grande vontade de deixar de roer, entretenimento, exercicio fisico, pintar as unhas, dar objectivos a nós próprias tal como uma semana, dps mais uma semana e quando dão por vós já se passaram meses. O conjunto de todas e outras soluções é o remédio para o êxito. ainda hoje vou ver se trato das minhas cutículas e pinto para quando for para Paris para uma feira internacional não parecer muito mal!!

      Boa sorte a todas

  26. eu rou as unhas desde os 5 anos hoje eu tenhu 12 aora q eu estou parando um pouco por que estou passando soluçaos para parar de ruer unhas akele amargo masi teve uma vez q eu rui a unha que chego a sangrar o q eu fasso para ela ficar bem grande ??!

    • gabriela meu caso e mto parecido com o seu as vezes roo minhas unhas ate sangrar ate nao sobrar quase mais nada mas eu nao sei o que fazer para eu deixar de roer

  27. oi eu roo as unhas faz tempo mas nao consigo parar de geito nenhum. ja tentei esmalte com o gosto desagradavel e nao consegui.
    tambem ja tentei parar sem nenhum esmalte ou alguma outra coisa,consegui,mas um dia minha unha lascou eu fiquei com tanta raiva que acabei roendo tadas as outras.
    e eu queria saber se tem algum geito pra controlar a anciedade de roer minha unha
    e geralmente eu roo as unhas quanto to com raiva nervosa com ciumes de algo ee ai nao consigo me cotrolar!!!
    OBRIGADO!

  28. Minhas unhas descamam muito, e quando elas crescem muito se racham, além de mim , quando estou nervosa e anciosa, roelas, o que fazer ??
    Fiz aniversário 11/11/10 … gostaria de receber parabéns…obrigada! Fiz 12 aninhos!

  29. eu nao sei o que fazer minha unha é sempre a mais feia porque eu como ela como eu faço eu estou comendo unha desde 7 anos e hoje eu tenho 11 eu nao aguento mais

  30. Oii meu nome é Thalya tenho 13 anos , eu tbm comia unha , mais agora tô deixando creçer o Bianca isso vai de vc é só vc determinar ki ñ vai mais comer e pronto , aa solução para unhas roídas ñ adianta mt , pq vc vai acostumando com o gosto , mais se vc quiser passa é bonzinho tbm !

    • Eu comia muito as unhas, agora consegui parar de comer pintando elas sempre, porque eu começo a achar elas bonitas e não como !

  31. eu ro

    eu rou as unhas a muito tempo mais estou conseguindo parar de roer por que eu estou usando solução para unhas roidas da Avon é otimo e barato compre vai valer a pena

  32. oi
    Eu rou as unhas deste os sete anos hoje já tenho onze
    minha mãe enche a minha paciencia para eu poder parar eu nao consigo
    e queria deixa-las crescer para um casamento e nao consigo o q eu faço
    OBRIGADA

    • Eu timber roia ninjas unhas, mais comecei acho q com 2 anos ou 3, consegui parar e ela esta crescendo, pare de roer pintando as unha…
      Espero que isso ajude

    • Oi eu também roia as unhas, á faz um mês que eu parei 😀 … Mas ainda vai demorar muito pra elas ficarem do tamanho que eu quero! Eu parei pk percebi q ja tou uma mocinha, e é muito feio ter unhas roídas, quando der vontade de roer, respire fundo 3 vezes, e pense em como suas unhas poderiam ficar bonitas bem grandinhas… aí vá escutar musica ver TV, que você acaba esquecendo. Vai por mim que dá certo! Boa Sorte… ;*

    • Olha eu também roou as minhas unhas, mas sempre quis fazer algum coisa a qual me distrai-se para ñ roer, então todas vez que eu fico com vontade de ruer eu pinto as minhas unhas, assim eu fico com segurança e essa segurança faz com que eu ache minhas unhas bonitas, e assim eu deixo elas crescerem livre, leve e soltas.

      ESPERO TER AJUDADO…

    • Oiii.. Bom, eu até duas semanas atrás, não conseguiia de jeito nenhum parar de roer.. É uma maniia que tenho/tinha desde pequenininha! Decidi parar de roer, porque já tenho 19 anos.. e axei que já tava na hora.. porque realmente éé muiiiiito feio! Comecei a fazê-las.. passar um esmalte bonitinho.. tem bastante cores legais hoje em diia.. vaai por miim… daqui a poko vãão tar beem compridas e boniitas se vc fizer isso tbm! Espero que eu não tenha uma recaída! rsrs beeijoos

  33. olha minhas unhas são muito pequenas mais tô deixando crescer antigamente minhas unhas eram enormes mas eu começei a rue a unhas e ela começaram a ficar pequenas e fracas mas fiz o seguinte comprei uma base e ralei alho e botei na base ai direto eu ruia a unha mais avisei meu pai quando eu botasse o dedo na boca ele mim deixava um dia sem mexer no computador mas não adianta pq quando eu tiver longe do meu pai eu botava o dedo na boca uma dica ótima pra vc não rue quando vc tiver vontade de ruer vc bota uma caneta na boca ou um lápis ou começa a fazer um coisa que vc adorar fazer por exemplo (desenhar , brincar , estudar , namorar ou comer ) pase todo dia a base e não se esqueçar de avisar a sua mãe e seu pai pra quando vc rue alguem botar vc de castigo essas são minhas dicas !

  34. Oii meu nome é Raíssa Bandeira Damasceno,eu tenhoum habito de roer unha a 2 anosé muito pouco,mas elas estão feia mas eu agora vai fazer eu acho uns 6 anos que naum paro de roer unha mas acho que minha unha não vai ficar bonita,maisela é feia…
    NÃOAGUENTO MAIS FICAR ROENDO UNHA..

  35. eu tava quase conceguindo! minhas unhas tavam a crescer pouco a pouco e eu dizia sempre que a minha mao e à boca: NAO POSSO!
    ate que um dia nao concegui controlar! todo o meu esforço para que elas crescecem tinha sido destruido…
    quero parar…mas e mais forte do que eu! NAO CONSIGO!!

Comments are closed.