Todos nós sabemos que as crianças não gostam de estudar! Criança que é criança, gosta de brincar, correr e saltar, no entanto, os estudos são uma parte bastante importante na educação da criança.
Adapte-se aos seus filhos e descubra 3 formas de tornar os estudos divertidos para a criança!
1. Sistema de recompensas
Nós percebemos o quão importante os estudos são para a educação da criança, no entanto, os nossos filhos não compreendem isto da mesma forma que nós. Ao utilizar um sistema de recompensas, vai simultaneamente conseguir que o seu filho estude e ensinar-lhe as noções de compromisso. Explique aos seus filhos que se estudarem o indicado para cada dia terão uma recompensa no final. Claro que esta recompensa será algo simbólico, até porque deverá ser dada diariamente.
É muito importante que dê a recompensa se a prometer, pois caso contrário a criança poderá ficar revoltada e sentir que não vale a pena cumprir com promessas.
2. Acompanhe os estudos da criança
Estudar para uma criança é quase sempre chato! No entanto, a situação ficará mais divertida se tiver o acompanhamento dos pais. Esteja ao lado da criança e vá estudando com ela, desta forma certifica-se de que o seu filho está a aprender tudo corretamente e ele sentir-se-á acompanhado.
Atenção que não deve ser muito rígido nesta hora! Tenha paciência e oriente os estudos da criança, transforme a tarefa de estudar em algo divertido e não numa obrigação.
3. Faça jogos com os estudos!
Caso a criança tenha alguma prova mais difícil ou expresse dificuldade em determinado assunto, crie um jogo de palavras onde conste essa matéria, mas atenção que também terá que jogar! Desta forma, a criança vai estar divertida e ao mesmo tempo vai aprender a matéria.
A hora do estudo é uma altura muito crítica e deve ser bem acompanhada pelo pais. Se conseguir que a criança goste de estudar, é mais provável que ela mantenha esse hábito enquanto adolescente.
É muito importante que dedique algum do seu tempo a acompanhar o estudo da criança nesta fase, pois vai em simultâneo ensinar a criança a estudar e mostrar-lhe que pode contar consigo.