Consultar o Dicionário | Hábito que deve ser incentivado

São tantas palavras, tantos termos que parecem iguais, mas na verdade significam algo totalmente oposto daquilo que se quer dizer. Quem nunca ficou na dúvida quando foi escrever algo? E é claro que nessas horas você precisa recorrer ao bom e velho dicionário, parceiro constante na sua vida. E o hábito de consultar o dicionário, além de ser muito bom, amplia a sua linguagem e vocabulário, já que você sempre vai descobrir algo de novo nele.

Este hábito deve ser incentivado nos adolescentes, já que isso os vai auxiliar a tirar dúvidas e principalmente aprender a ortografia correcta das plavras, bem como o seu real significado.

O dicionário é um dos objetos mais usados por quem está aprendendo a ler e escrever.  Para a primeira infância, por volta dos  7 anos de idade a criança poderá consultar os dicionários ilustrados, que são muito úteis para memorização das palavras correlacionas as imagens.

Já para os adolescentes é importante também para aprender os sinónimos das palavras além de aprender o significado e como escrever correctamente. O  dicionário é como se fosse um professor particular e está 24 horas a disposição para tirar dúvidas das pessoas.

O dicionário não serve apenas para tirar as dúvidas da língua materna, há dicionários que trazem a tradução e o significado das palavras em outros idiomas. Aliás, há uma gama enorme e variada de tipos de dicionário, desde os de significados, sinônimos, antônimos, específicos de cada profissão, de idiomas; enfim do que você imaginar vai achar um dicionário que tire as suas dúvidas.

Uma curiosidade sobre o dicionário. Ele é muito antigo, para você ter uma ideia, ele é de 2600 a.C; na Mesopotâmia já se usavam esses catálogos para descrever nomes de profissões, signos, divindades e objetos variados. Mas, nesta época o dicionário não era dividido por tipo, muito menos em ordem alfabética; então você deve imaginar que a pesquisa nele deveria ser algo complicado.

Os gregos no século I criaram o primeiro dicionário que catalogava apenas nomes, porém ainda não era em ordem alfabética. Só na Idade Média surgiram os dicionários como você conhece hoje, dividido por tipo e em ordem alfabética.

O hábito de se usar o dicionário para se tirar dúvidas é algo antigo e uma maneira de pesquisa muito comum até hoje em dia. Os dicionários são pequenos e podem ser levados para qualquer lugar, inclusive quando você viajar para um país estrangeiro e ficar em dúvida na escrita ou no significado de alguma palavra; é só procurar ela na sua língua materna e ver o correspondente na língua estrangeira. Assim você não passa nenhum aperto nas viagens.

O dicionário também serve de auxilio na hora de escrever textos. Ao invés de se repetir a mesma palavra várias vezes, fazer o uso do dicionário para saber qual outra palavra que pode ser usada no mesmo lugar sem perder o significado é muito indicado. Assim você irá ampliar o seu vocabulário e não ficará em dúvida sobre nada que está escrito ou é falado para você.

Mas você deve prestar atenção, já que reformas ortográficas são comuns. Então é aconselhável você manter um dicionário sempre atualizado para não cometer gafes ou escrever algo errado. O dicionário é o melhor amigo de quem está com dúvidas ou não quer cometer erros na escrita. 🙂

Um dos mais famosos dicionários de língua portuguesa é o Aurélio, do escritor Aurélio Buarque de Holanda Ferreira que dedicou a sua vida inteira a língua portuguesa!

Conheça Dicionários Online em:  Dicionários de Portugues | Sobre.com.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter
Mantenha se actualizado sobre os útimos artigos! 
Subscreva a nossa newsletter! 
Respeitamos a sua privacidade. Asseguraremos que não compartilhamos o seu endereço de e-mail com terceiros e que poderá optar por sair da lista de e-mails a qualquer momento.
Não copie texto!