São tantas palavras, tantos termos que parecem iguais, mas na verdade significam algo totalmente oposto daquilo que se quer dizer. Quem nunca ficou na dúvida quando foi escrever algo? E é claro que nessas horas você precisa recorrer ao bom e velho dicionário, parceiro constante na sua vida. E o hábito de consultar o dicionário, além de ser muito bom, amplia a sua linguagem e vocabulário, já que você sempre vai descobrir algo de novo nele.

Este hábito deve ser incentivado nos adolescentes, já que isso os vai auxiliar a tirar dúvidas e principalmente aprender a ortografia correcta das plavras, bem como o seu real significado.

O dicionário é um dos objetos mais usados por quem está aprendendo a ler e escrever.  Para a primeira infância, por volta dos  7 anos de idade a criança poderá consultar os dicionários ilustrados, que são muito úteis para memorização das palavras correlacionas as imagens.

Já para os adolescentes é importante também para aprender os sinónimos das palavras além de aprender o significado e como escrever correctamente. O  dicionário é como se fosse um professor particular e está 24 horas a disposição para tirar dúvidas das pessoas.

O dicionário não serve apenas para tirar as dúvidas da língua materna, há dicionários que trazem a tradução e o significado das palavras em outros idiomas. Aliás, há uma gama enorme e variada de tipos de dicionário, desde os de significados, sinônimos, antônimos, específicos de cada profissão, de idiomas; enfim do que você imaginar vai achar um dicionário que tire as suas dúvidas.

Uma curiosidade sobre o dicionário. Ele é muito antigo, para você ter uma ideia, ele é de 2600 a.C; na Mesopotâmia já se usavam esses catálogos para descrever nomes de profissões, signos, divindades e objetos variados. Mas, nesta época o dicionário não era dividido por tipo, muito menos em ordem alfabética; então você deve imaginar que a pesquisa nele deveria ser algo complicado.

Os gregos no século I criaram o primeiro dicionário que catalogava apenas nomes, porém ainda não era em ordem alfabética. Só na Idade Média surgiram os dicionários como você conhece hoje, dividido por tipo e em ordem alfabética.

O hábito de se usar o dicionário para se tirar dúvidas é algo antigo e uma maneira de pesquisa muito comum até hoje em dia. Os dicionários são pequenos e podem ser levados para qualquer lugar, inclusive quando você viajar para um país estrangeiro e ficar em dúvida na escrita ou no significado de alguma palavra; é só procurar ela na sua língua materna e ver o correspondente na língua estrangeira. Assim você não passa nenhum aperto nas viagens.

O dicionário também serve de auxilio na hora de escrever textos. Ao invés de se repetir a mesma palavra várias vezes, fazer o uso do dicionário para saber qual outra palavra que pode ser usada no mesmo lugar sem perder o significado é muito indicado. Assim você irá ampliar o seu vocabulário e não ficará em dúvida sobre nada que está escrito ou é falado para você.

Mas você deve prestar atenção, já que reformas ortográficas são comuns. Então é aconselhável você manter um dicionário sempre atualizado para não cometer gafes ou escrever algo errado. O dicionário é o melhor amigo de quem está com dúvidas ou não quer cometer erros na escrita. 🙂

Um dos mais famosos dicionários de língua portuguesa é o Aurélio, do escritor Aurélio Buarque de Holanda Ferreira que dedicou a sua vida inteira a língua portuguesa!

Conheça Dicionários Online em:  Dicionários de Portugues | Sobre.com.pt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here