É natural que na infância as crianças solicitem aos pais um cachorrinho. Muitas crianças já nascem com cachorros na família, o que é ainda melhor.
Além dessa dupla esbanjar fofura (e também bagunça), faz muito bem para a criança crescer com um cachorro. Sabia? Em nosso artigo de hoje você vai conhecer alguns benefícios que essa convivência pode trazer.
1 – Sistema imunológico
Algumas pesquisas já mostraram resultados significativos nessa parte, onde a convivência entre pet e criança pode fazer com que o sistema imunológico se desenvolva de uma forma mais saudável.
Tudo isso é explicado pelo fato da criança se acostumar desde muito cedo com intervenções exteriores, dessa forma, o sistema fica mais apto a combater com mais eficácia questões como tosses, corizas ou infecções.
2 – Alergia e dermatite
Pesquisas também foram de encontro com as questões de alergia e de dermatite, as crianças que convivem desde muito novas com cachorros tem uma menor chance de desenvolver algumas alergias, como a asma e a bronquite. A dermatite crónica é outra doença que tem menos chances de vir a aparecer.
Isso é uma das consequências do fortalecimento do sistema imunológico que foi mencionado no tópico acima.
3 – Afetividade
Independente da raça, cachorros costumam ser bem dóceis, muitos adoram a convivência com crianças, as enchendo de carinho e de afeto. Quando a criança cresce com isso aprende ser mais solidária e afetiva com as pessoas que estão ao seu redor.
A convivência com outras crianças também é algo que se torna mais eficaz, crianças que convivem com cachorros tem maior chance de se adaptar a escola e na convivência com outras crianças.
Até mesmo para um novo irmão a criança se sente mais preparada, já que cultiva menos sentimentos egoístas. Pesquisas também relevam que o cachorro pode ter relação direta com a auto-estima da criança.
4 – Ansiedade
Muitas crianças e adolescentes desenvolvem ansiedade desde cedo. Outro dado encontrado é o benefício que o cachorro pode trazer em relação aos sentimentos ansiosos, a criança também ajuda o cachorro a sentir-se menos ansioso, tudo por conta da sua companhia.
Por isso é comum ouvirmos que o cachorro pode funcionar para a criança como uma espécie de terapia, para amenizar todas suas inseguranças, angústias e também medo.
Não é a toa que o cachorro leva o título de melhor amigo do homem.
5 – Exercícios
Não é segredo para ninguém que os cachorros estão sempre de um lado para o outro, isso estimula muito a criança a sempre estar brincando e fazendo exercícios, a livrando da obesidade e até mesmo do sedentarismo.
Além dessa questão do sedentarismo e obesidade, o cachorro também auxilia no desenvolvimento muscular e no desenvolvimento respiratório.
6 – Proteção
Você sabia que os cães possuem um senso de proteção muito grande? Ainda mais as fêmeas! Por isso ter um cachorro é a certeza que o seu filho vai ter um protetor dentro e fora de casa!
Muitas pessoas ainda não sabem, mas os cachorros possuem um senso de proteção extremamente forte, principalmente as fêmeas, dessa forma, a criança vai ter um grande protetor tanto dentro quanto fora de casa.
7 – Responsabilidade
Por fim, quando a criança assume a responsabilidade pelo cachorro desde cedo (por exemplo, ajudando na limpeza do local, com horários para colocar comida e água), ela consegue crescer com um maior sendo de responsabilidade pelo outro.
Isso ajuda no desenvolvimento cognitivo, emocional e até mesmo social da criança.
Com certeza seu filho vai ser muito mais feliz com a presença de um cachorro em sua vida.