A Associação Bate, Bate Coração vai realizar a apresentação formal do projecto “Coração Tic-Tac” no próximo dia 20 de Dezembro de 2010, pelas 12 horas, no auditório do Hospital Fernando da Fonseca  (Amadora-Sintra). Nesse dia, será inaugurada uma exposição de obras artísticas realizadas pelas crianças do Externato de Educação Popular sobre o tema das arritmias cardíacas. Direccionado a um público mais jovem, o projecto “Coração Tic-Tac” é uma iniciativa pioneira em Portugal, que tem como objectivo principal sensibilizar as crianças, entre os três e  os 15 anos, para a compreensão do funcionamento do coração e para as arritmias cardíacas.

Coração-Tic-Tac

Andreia-R.1

Os “padrinhos” desta iniciativa, são a apresentadora de televisão Andreia Rodrigues e o manequim Mário Franco.

Uma arritmia é  uma perturbação do ritmo dos batimentos cardíacos e pode ter consequências fatais quando não tratada. A falta de informação é um dos principais factores que pode levar à morte inesperada, repentina e não acidental, conhecida como morte súbita.

“Consideramos fundamental explicar às crianças como funciona o coração e quais são os perigos das arritmias, como é que é possível prevenir o coração de ficar doente e incentivá-los a adoptar comportamentos mais saudáveis”, refere Sónia Semião, enfermeira especialista em Saúde Infantil e coordenadora deste projecto.

Em 2011, o “Coração Tic-Tac” irá percorrer o País com várias iniciativas de sensibilização, nomeadamente em escolas primárias e secundárias com sessões de esclarecimento para pais, professores e alunos.  

Fonte: LPM Comunicações
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here