Corta com a Violência: quem não te respeita não te merece, é uma campanha promovida pela APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima que foi lançada em 2012. Apesar de já ter sido lança há 3 anos o tema é muito atual, já que diariamente observamos que comportamentos violentos entre os jovens tem se repetido diariamente não só em Portugal, mas também no Brasil.

Para além do famoso e tão falado Bullying que não pára de ocorrer (no Brasil e em Portugal), existe uma violência que muitas pessoas desconhecem que é entre jovens casais de namorados. Adolescentes que se apaixonaram, começaram um namoro e depois de algum tempo o que era cor de rosa, passou a ser um dia-a-dia de violência física, emocional e psicológica.

corta-com-a-violencia

Infelizmente nos dias de hoje muitas garotas e garotos também, se submetem ao controle do namorado ou namorada. Um controle que se apóia em teorias de amor, paixão, ciúmes e medo de perder, para justificar a prática de pressão psicológica, chantagem emocional e violência física como tapas, socos, empurrões, puxões de cabelo, chacoalhões, etc.

Tudo começa com uma leve desconfiança, um pedido para ver suas mensagens do telefone celular, depois mensagens enviadas querendo saber onde você está, com que você está; para a partir daí se achar no direito de controlar seus horários, suas amizades e até mesmo seu convívio familiar.

Não permita que isso aconteça, ao primeiro episódio de tentativa de controle da sua vida, da sua rotina diária, da sua vida com sua família, das suas amizades, ou de algo que você goste de fazer,  corte. Corta com a Violência: quem não te respeita não te merece.

A campanha ‘Corta com a violência. Quem não te respeita não te merece.’ tem como objetivo sensibilizar os mais jovens para determinadas formas de violência que podem ter lugar na escola, como o bullying, a violência no namoro e a violência sexual, chamando sobretudo a atenção para formas de violência mais subtis e, muitas vezes, menos valorizadas.

 

Em Portugal existe a APAV que já citamos acima, que tem um site fabuloso que pode prestar muita informação útil aos jovens, para que fiquem informados e alertas a este tipo de conduta. Poderá obter maiores informações em:

APAV para JOVENS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here