Crisma significa a confirmação de um compromisso pessoal com Cristo e com a comunidade cristã, efetivado anteriormente pelo Batismo. É a ratificação das promessas batismais efetuadas pelos pais e padrinhos no dia do seu batismo. é uma das cerimônicas católicas mais lindas e onde verdadeiramente afirmamos o nosso compromisso de fiel católico com Jesus!

crisma-para-jovens

A cerimônia de Crisma quase sempre é realizada entre os 13 e 17 anos. Assim como o batizado, costuma-se ter madrinha ou padrinho. A Crisma é celebrada pela imposição das mãos pelo padre e pela  unção da testa com óleo abençoado (o Crisma). Para maiores informações você deverá consultar a Paróquia que frequenta, onde poderá ser melhor orientada(o) sobre os procedimentos para a realização da Crisma.

Para receber a Crisma é necessário que os jovens passem também por um cursinho preparatório, onde serão relembrados os ensinamentos da Igreja Católica. Após o término da consagração da Crisma, os pais podem optar por uma celebração em família, onde se reuniram os pais, padrinhos, familaires e amigos, se assim desejarem. É costume também oferecer aos presentes lembrancinhas simbolizando a celebração da Crisma, que poderá ser um Bíblia, um terço, medalhas do anjo da guarda, marcadores de livro, imagens de anjinhos, etc.

5 COMENTÁRIOS

  1. Acho que deveria mudar o temo “cursinho preparatório” a catequese de crisma não deve ser vista como um cursinho para receber o sacramento, quando ela é vista assim os catequizados recebem o sacramento e depois somem. Ela deve ser vista como uma etapa de iniciação a vida Cristã em que eles são preparados para viver sua vida em Cristo e em sua Igreja. Penso isso.

  2. Agora há uma nova modalidade: a “iniciação cristã”. Compreende baptismo, primeira comunhão e crisma! É assim uma espécie de “Novas Oportunidades”, mas ainda mais rápido. Sinais dos tempos…

    (um) beijo de mulata

  3. fui convidada para trabalhar com uma turma da crisma, gostaria de dicas para tornar um encontro bem agradavél,interessante,os adolescentes da minha igreja reclama que catequistas anteriores torna os encontros chatos e sem graça,que ficam sem vontade de participar,não gostaria de entrar nesta lista e desaponta los. Obg.

  4. trabalhar com crisma não é facíl, gostaria de dicas para tornar um encontro bem agradavél,interessante,os adolescentes da minha igreja reclama que catequistas anteriores torna os encontros chatos e sem graça,que ficam sem vontade de participar,não gostaria de entrar nesta lista e desaponta los,trabalho com turmas de pré eucaristia e faço um belo trabalho por conta disto fui convidada para assumir turma de crisma,peço a DEUS que me ajude ,e vcs também,abraços………………

  5. Não é bem um comentário é mais uma pergunta. Depois do baptizado o católico tem que fazer a primeira comunhão eu a crisma,o que vem primeiro?Obg.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here