As crianças têm uma curiosidade natural, por isso é comum aquele fase onde eles exploram tudo, essa é a forma de estar em contato com as descobertas do mundo.

E quando as crianças entram naquele processo de perguntar sobre tudo? Esse é mais um retrato da curiosidade dos nossos pequenos com o mundo.

O nosso dever, enquanto pais, é aproveitar essa curiosidade inata que pode auxiliar no aprendizado, formando jovens mais ativos e curiosos.

Tudo isso pode transformar o futuro das crianças

Confira algumas formas de estimular a curiosidade dos seus filhos.

  1. Brincadeiras ao ar livre 

    Cada vez menos os pais investem em atividades ao ar livre e as crianças acabam não sentindo falta, já que não foram habituadas a tudo isso.

    Pode ser no quintal da sua casa, no sítio de amigos, no parque, deixar as crianças brincar ao ar livre dá outra sensação de liberdade e de conhecimento, despertando ainda mais a curiosidade.

    Tudo isso é explicando pelo fato da criança conseguir organizar o seu mundo, aprendendo coisas novas e conseguindo memorizar efetivamente tudo que já aprendeu.

    Esse brincar ao ar livre vai dar a chance da criança ir desempenhando diversos papéis como a princesa, o vilão, o policial, enquanto ao mesmo tempo está construindo quem é internamente.

    O brincar ajuda ainda no desenvolvimento de habilidades psicomotoras e cognitivas, sem contar todo aspecto de socialização que traz para a criança. Além de ser algo divertido, brincar é considerado essencial, por isso essa deve ser a prioridade na vida de qualquer criança.

  2. Contanto com a arte 

    Outra coisa que cada vez mais está sendo colocada em segundo plano é a arte. Quando falamos sobre arte, estamos falando sobre expressão, conseguimos colocar-nos no mundo enquanto sujeitos.

    Por isso estimule atividades onde seu filho possa criar, descobrir cores, movimentos. O levar em exposições, musicais, teatros e apresentações também é uma forma de despertar maior curiosidade, claro que tudo isso deve seguir a faixa etária da criança para que ela possa entender o que se passa através do seu cognitivo.

    Veja a programação da sua cidade, principalmente nos meses de férias, onde pode ter ainda mais atividades voltadas para crianças.

  3. Indo para cozinha em família 

    As criança simplesmente AMAM ter esse contato com o que os pais fazem. Com certeza ela sempre repara quando vocês estão cozinhando, quando a colocam dentro desse mundo a curiosidade é algo estimulado e a família inteira consegue passar ótimos momentos juntos, divertindo-se a valer.

    O ideal é fazer com que a criança te dê alguns ingredientes, mexa alguma coisa ou adicione algo na comida. Essa brincadeira feita com supervisão consegue levar mais do que estimulo a curiosidade, mas também noções de higiene, autonomia e responsabilidade.

    Mais uma vez, vá dando as tarefas de acordo com a faixa etária da criança e depois vá aumentando as suas “responsabilidades” gradualmente.

  4. Perguntas e respostas 

    Por fim, uma das melhores formas de estimular a curiosidade das nossas crianças é através de jogos com perguntas e respostas ou desafios.

    A partir dos 6 anos essas brincadeiras podem ser desenvolvidas, já que a criança começa a ter noção de regras. Há jogos educativos já prontos com essas propostas, mas muitos pais utilizam a sua criatividade para criar o próprio jogo.

    De quebra, a família toda se diverte e também passa mais tempo fazendo uma atividade educativa e saudável juntas.

    Já quando as crianças fizerem perguntas diretas para os pais, as mesmas devem ser respondidas, sempre respeitando as analogias que a criança consegue perceber.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here