Saiu ontem no DN Portugal um artigo sobre o Hospital de Faro e o curso que pais, educadores e profissionais ligados a saúde, podem fazer lá intitulado 'Aprenda a Salvar o Seu Filho, em casos de afogamento'. O artigo conta-nos que a Associação Portuguesa de Segurança Infantil (APSI) estima que em 2009 morreram 17 crianças em Portugal por afogamento. Por isso é de extrema importância que os pais aprendam como proceder num caso de afogamento.
Procedimentos como levantar o queixo à criança para libertar as vias aéreas, fazer cinco insuflações para reactivar a respiração ou fazer respiração boca a boca, podem ser aprendidos no curso 'Aprenda a Salvar o Seu Filho, em casos de afogamento'.
Sr. José Neutel, enfermeiro que iniciou o primeiro curso de suporte básico de vida ontem em Faro alerta-nos no artigo do DN que: – 'O primeiro minuto de suporte básico pode salvar a vida da criança e "por isso é essencial que seja iniciado ainda antes de ligar para o 112".
Os cursos de suporte básico de vida pediátrico têm a duração de um dia, são gratuitos, e repetem-se todos os sábados de Julho e Agosto no Hospital Central de Faro, tendo o objectivo de minimizar os afogamentos no Algarve, principalmente no Verão, já que na época balnear de 2009 o Hospital Central de Faro atendeu 13 crianças vítimas de afogamento, das quais resultaram duas vítimas mortais.
Fonte: DN Portugal
Foto: Meu arquivo pessoal (Foz Arelho – PT)