As Danças Juninas também são conhecidas como Dança de Quadrilha, e este estilo de dança com passos demarcados chegou ao Brasil com vinda da Família Real Portuguesa, em 1808. A dança teve origem entre a nobreza da França e Inglaterra tendo o seu apogeu no século XVIII. O nome “Quadrilha” vem do mesmo nome de uma dança de salão francesa para quatro pares, a “quadrille”.
A Dança de Quadrilha faz parte das Festas Juninas, comemorações realizadas em várias partes do Brasil e que tem por origem as homenagens e comemoração aos Santos Populares, Santo António(13 de Junho), São João (24 de Junho) e São Pedro (29 de Junho).
As famosas Festas Juninas se realizam também em outros países e estão historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão na europa ou do inverno no Brasil, que decorre no mês de Junho.
No Brasil, a dança acabou por se tornar popular e adaptada a cada região, como por exemplo a região nordeste que inseriu na dança, suas músicas típicas como o forró, o xote e o xaxado; fazendo com que a quadrilha ganhasse um aspecto cultural muito interessante e diferenciado.
A quadrilha sofreu muitas outras influências regionais, dando assim origem a muitas variantes como por exemplo:
“Quadrilha Caipira” (São Paulo)
“Saruê”, corruptela do termo francês “soirée”, (Brasil Central)
“Baile Sifilítico” (Bahia)
“Mana-Chica” (Rio de Janeiro)
“Quadrilha” (Sergipe)
“Quadrilha Matuta”
No Brasil temos diversos tipos de comemorações, em Campina Grande na Paraíba, temos a maior Festa de São João, famosa mundialmente por se extender durante 30 dias e receber turistas de todo o mundo. Já em São Paulo, se mantêm a tradição da realização de quermesses e danças de quadrilha em torno de fogueiras nas escolas, praças e clubes das cidades.
Veja abaixo algumas músicas que são dançadas nas Festas Juninas:
Em Portugal, as celebrações são feitas em todo o país, tendo as Festas dos Santos Populares de Lisboa e o São João do Porto, como as festas mais famosas e tradicionais, onde se pode desfrutar de toda a cultura portuguesa, e apreciar as tradições do comer sardinhas assadas, presentear amigos com uma vaso de manjerico (uma plantinha muito cheirosa), bater com martelinho plástico e alho-porro nas cabeças das pessoas, e muitas outras que encantam turistas estrangeiros e portugueses. É uma época de alegria, festa e confraternização em todo o país.
A Dança de Quadrilha no Brasil é realizada com o seguimento de uma série de passos estipulados por uma coreografia que é acompanhada de versos divertidos.
eu achei muito legal
eu amei