A depressão na adolescência está, infelizmente, cada vez mais presente na realidade portuguesa.

Esta doença afeta tanto adultos como adolescentes, infelizmente, neste último caso requer mais atenção por parte dos pais, uma vez que os adolescentes ainda não possuem a estabilidade emocional necessária para lidar com depressões.

Para os pais pode ser difícil lidar com este processo, principalmente se for mãe pela primeira vez e não tiver experiência prévia em lidar com adolescentes.

No Blog da Criança vamos ajudá-la a compreender melhor como poderá ajudar o seu filho nestes casos.

Os motivos para a depressão na adolescência

Todos sabemos que a adolescência não é um período fácil.

É nesta altura que as crianças começam a ver o mundo com outros olhos e a descobrir que existem pressões e responsabilidades que ainda não conheciam.

É também nesta fase da vida que os adolescentes percebem que terão que ser alguém na vida, e por vezes, alguns adolescentes podem ter dificuldades em gerir a situação.

Além deste crescimento natural, muitas vezes os adolescentes podem estar sujeitos a pressões externas, que também são responsáveis comuns pela depressão na adolescência.

Estas pressões externas podem ser problemas familiares, dificuldades em fazer amigos ou mesmo pressões originadas na escola.

É necessário que os pais estejam bastante atentos nesta fase, pois os casos de depressão na adolescência são cada vez mais comuns e podem ser difíceis de resolver.

Como pode ajudar o seu filho

A relação entre a família e o adolescente é sempre complicada, no entanto, este caso necessita de um esforço extra da sua parte.

Independentemente do motivo da depressão na adolescência do seu filho, os pais têm um papel fulcral na resolução deste problema.

Dependendo da sua relação com o seu filho, poderá agir de diversas formas.

Caso não tenha uma relação próxima, aproveite esta fase para tentar estreitar a relação.

Conceda o espaço necessário, pois os adolescentes não gostam de sentir a pressão dos pais, mas mostre também que, apesar de tudo, você estará sempre disponível.

Caso a depressão na adolescência seja causada por falta de amigos ou pouca identificação com a sociedade, saber que pode contar consigo, vai ajudar o seu filho a ultrapassar esta fase negativa.

Se tem a sorte de já ter uma relação próxima com o seu filho, então tente falar com ele e perceber exatamente o motivo para a depressão.

Os pais, sendo pessoas adultas e experientes, podem ajudar o adolescente a lidar melhor com as pressões e a ultrapassar esta depressão na adolescência.

Tente manter um ambiente alegre em casa, mesmo que por vezes não pareça fácil.

Nesta fase, é muito importante que os pais realizem esforços extra para promover o bem-estar dos filhos, pois uma depressão na adolescência, pode deixar mazelas se não for bem tratada.

Caso esteja a ter dificuldades em ajudar o seu filho, o Blog da Criança recomenda que consulte um médico para o ajudar, pois existem vários tipos de depressão e infelizmente, alguns necessitam sempre do apoio de alguém especializado.

Utilize a sabedoria própria de um adulto e ajude o seu filho a ultrapassar esta fase, verá que com tempo e dedicação, tudo se resolverá pela positiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here