Ja falamos aqui no Portalis sobre o significado dos desenhos da criança, e sempre que possivel buscamos novas informações sobre o tema. Segundo a Psicologia Infantil, quando uma criança desenha, ela está a expressar seus sentimentos e revelando o que no está seu inconsciente. Seus desenhos mostram aspectos do seu dia-a-dia e de sua vida familiar. Entretanto que assim como a evolução diaria de um bebe, a criança também evolui em ‘seus traços’ aos poucos. O desenho da criança ‘amadurece’ ou ‘evolui’ com a idade e não segue padrões estéticos que ‘os olhos’ dos adultos veem. Por volta do 1º ano de vida a criança já é capaz de produzir pequenos rabiscos, e o acto de conseguir faze-lo a fascina. Ela sente prazer ao constatar que já é capaz de produzir sua marquinha. Com o passar do tempo e por volta dos 3 ou 4 anos a criança já consegue elaborar desenhos mais significativos, com formas mais definidas, é onde surgem os desenhos de bonecos, pai, mãe, irmão, e dela propria; dando ‘vida’ aos desenhos através de braços e pernas.
Por volta dos 7 anos os desenhos ja estão inseridos num contexto mais coerente, integrando bonecos, pessoas, paisagens de praia, campo, etc. Já mais para frente por volta dos 12 anos, já adquirem noções de profundidade.Leia o texto em sua íntegra para compreender melhor o universo do desenho da criança, clique no link abaixo:

A importancia dos Primeiros Desenhos

Rabiscos com Historia

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
9 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
IEDAMEDEIROS
IEDAMEDEIROS
10 anos atrás

Estou fazendo o meu tcc sobre a importancia do desenho infatil.Gostaria de receber umas dicas sobre pedagogos,psicilogos e autores para que minhas pesquisa cientifica seja algo bom para meus compamheiros e professore

sueli andreolli
sueli andreolli
10 anos atrás

minha filha tem quase 5 anos e se desenha sem os braços e as mãos e também sem as orelhas e gostaria de saber o porque.Obrigada.

Júlia
Júlia
10 anos atrás

Olá! Queris tirar uma duvida, eu tenho um primo de 4 anos ele adora fazer. nomes das pessoas, e desenhalas, gosta de desenhar pai e mãe e os irmão, sempre ele vem mostrar olha eu fiz fulando, e também ele adoro colorir os desenhos, fazer casas e cada parte da casa tem uma cor diferente ele adora desenhar o sol, as flores e outras coisa a mais. O que significa?? Esses desenhos esses fatos??? Obg, agradeço se me responder…

fabiane carvalho
fabiane carvalho
10 anos atrás

minha filha acabou de completar 4 anos, e todas as pessoas que ela desenha tem um umbigo enorme, tem algum significado?

jaqueline D´Angelo Dos Santos
jaqueline D´Angelo Dos Santos
10 anos atrás

Qual o significado de desenhos de uma criança com 7 anos com braços,pernas curtas e sem nariz .Tronco curto e sem linha de base!!!!desenho com deformações!

solange
solange
10 anos atrás

Ola! Voce poderia me esclarecer quando uma crinaça de 11 anos e 10 meses, quando desenha a casa faz os comodos separados, ou seja cada comodo como se foze um quadrado independente dentro da casa, não faz os comodos com a mesma parede, desenha-os em separados, criando um tipo de corredor entre os comodos. Oque isto significa? alguns transtorno?

vera
vera
11 anos atrás

Estiu fazendo o meu tcc sobre a importancia do desenho infatil.Gostaria de receber umas dicas sobre pedagogos,psicilogos e autores para que minhas pesquisa cientifica seja algo bom para meus compamheiros e professores.

Vanessa Pavani
Vanessa Pavani
11 anos atrás

Oi… gostaria de esclarecer uma dúvida.
Tenho um menino chamado Nicolas, q acabou de completar 4 anos de idade.
A professora desenhou uma casinha e pediu p/ q as crianças desenhassem igual… só q ele fez o telhado em forma de triângulo (do lado certo) e a casa toda desenhada em cima do telhado (de ponta cabeça). Gostaria de saber qual é o significado desse desenho e se o Nícolas tem algum problema
Aguardo a resposta!!!
Obrigada, Vanessa.