A medida que vai crescendo o bebé observa tudo o que se passa a volta e constrói relações espaciais. Antigamente o bebés ficam a maior parte do tempo deitados no berço e com um campo de visão reduzido, o que limitava o estimulo de sua percepção espacial. Com o decorrer das décadas, os bebés passaram a ficar sentadinhos em cadeirinhas reclináveis, o que ampliou o seu campo de visão e percepção do que o rodeia. Portanto é necessário que a mamã estimule o seu bebé, colocando em seu campo de visão objectos coloridos e que atraiam a atenção do seu bebé.

Os pais tem papel fundamental no desenvolvimento do bebé, e é possivel estimular sua percepção, criatividade e cognição através de muitos meios, como por exemplo:

1- Quando ainda bebé, colocar o bebé em contacto com objectos coloridos e musicais: caixinhas de músicas para bebés, bonecos com músicas para se por no berço, estendal divertido para se adaptar ao berço ou carrinho, paredes do quarto do bebé com desenhos alegres, móbiles divertidos, etc.

2- Quando já maiorzinho, estimular a criança com jogos de interação com o proprio corpo, como por exemplo: Ir dizendo os nomes nariz, boca, ouvidos, umbigo, pé, mão e ir pedindo para o bebé lhe mostrar, com a seguinte frase: ” Onde está o seu narizinho?” e agora: “Onde está o seu pézinho?”, “Qtos dedinhos tem o seu pézinho? Vamos conta-los?”, etc, etc.

3- Jogos de encaixe, legos, caixas, são fantásticos para desenvolver a percepção de espaço.

4- Plasticina, massa de modelar, recortar e colar, também capacitam a criança a compreender as noções de cores, espaços e tamanhos.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments