O dia 10 de Junho foi escolhido para celebrar o Dia da Língua Portuguesa, por ser a data de falecimento de  Luiz Vaz de Camões,  um dos maiores poetas portugueses. Camões para além de ser um grande poeta, era um membro participativo de grandes acontecimentos de Portugal, dentre eles os descobrimentos dos portugueses pelo mundo afora. Por isso, o dia  10 de Junho também foi escolhido como o Dia de Portugal.

Luis-de-Camoes

O português é uma língua indo-europeia, do grupo das línguas românicas (ou latinas), as quais descendem do latim. A Língua Portuguesa é a 5ª língua mais falada no mundo e a mais falada no hemisfério sul.No mundo todo, cerca de 250 milhões de pessoas falam Português, no Brasil encontram-se 80% destas pessoas que falam português; os demais 20% estão espalhados por Portugal e demais países (ex-colónias de Portugal) Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Em Macau (China), Timor Leste(Oceania) e em Goa (India) também se fala português, porém em menor escala que os demais países.

O mais curioso da língua portuguesa são as diferenças de termos e ortografias nos diversos países. No Brasil por exemplo há diversos dialetos, e há palavras que alguns moradores da região nordeste falam que os moradores do sul não compreendem, e vice-versa. Para além dos termos diferentes, o sotaque é bem diferente em cada região do Brasil, bem como em Portugal.

Em  São Paulo (Brasil) existe o Museu da Língua Portuguesa que exibe aos visitantes um espaço vivo sobre a língua portuguesa, onde o foco principal é obviamente a população brasileira. Um dos espaços mais  apreciados pelos visitantes é o beco das palavras, onde os visitantes  os visitantes se divertem movimentando imagens que contém fragmentos de palavras, que incluem sufixos, prefixos e radicais, formando um jogo curioso que tem como objetivo formar palavras completas.

Para quem não sabe a Língua Portuguesa já foi considerada por grandes estudiosos como um dos idiomas mais difíceis de se aprendar do mundo. Como vocês podem ver a língua portuguesa para além de rica em palavras, é também rica em história. Por isso temos de ter orgulho de em termos uma língua tão rica e tão bonita, e para além deste orgulho,  devemos nos esforçar para aprendermos correctamente o português; para que possamos falar, escrever e nos comunicarmos de modo adequado seja na escola, seja em família, ou no trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here