Dia 12 de Outubro comemora-se o Dia das Crianças no Brasil, a data é sempre muito esperada pela criançada, qua aguarda ansiosamente um presente especial para este dia. A data foi criada no Brasil em 1920, pelo então deputado federal Galdino do Valle Filho, porém o dia 12 de Outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, somente em 1924.

dia-das-criancas

A população brasileira nunca deu muita importância a data, porém em 1960 a famosa Fábrica de Brinquedos Estrela realizou com a Johnson & Johnson a “Semana do Bebê Robusto”, um tipo de concurso que elegia a criança mais fofinha da época, e que tinha como objetivo de alavancar as vendas. O sucesso foi tão grande, que a partir deste ano o Dia das Crianças ganhou status especial no calendário de datas comemorativas no Brasil.

A maioria dos países comemora a data segundo a Organização das Nações Unidas determina; pelo decreto da ONU, o dia mundial das crianças é celebrado no dia 20 de novembro. Em muitos outros países o Dia das Crianças é comemorado em outros dias do ano, como por exemplo em Portugal que comemora a 1 de Junho. O Japão é que tem o dia mais curioso. No dia 5 de maio é comemorado o dia somente para os meninos; as meninas comemoram no dia 3 de março com a tradicional festa das bonecas.

Para além de ser um dia onde a diversão e a brincadeira é o principal, é bom lembrarmos que o Dia das Crianças marca a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças, que diz o seguinte: todas as crianças, independente de raça, credo, cor ou sexo têm direito a receber afeto, amor, compreensão, alimentação, cuidados com a saúde e educação gratuita; além de serem protegidas contra qualquer tipo de exploração.

Feliz Dia das Crianças para todos os nosso queridos leitores! Aproveitem bastante este lindo dia, sejam felizes e brinquem bastante! 🙂 Sem esquecer que o melhor presente do mundo é estarmos juntos daqueles que amamos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here