Monteiro Lobato, ( nascido a 18 de abril de 1882, e falecido a 4 de julho de 1948), foi um dos maiores escritores brasileiros do século XX. Foi o precursosr da literatura infantilno Brasil, e criador dos livros infantis ‘Colecção Sitio do Pica Pau Amarelo’ composta por mais de 30 obras, e também escreveu livros para adultos, obtendo sucesso em ambas as areas como escritor.

No Brasil, na década de 1970, ‘O Sitio do Pica Pau Amarelo’ virou programa infantil de televisão, sendo exibidio pela Rede Globo de Televisão. O programa era baseado em seus livros infantis e se passavam no Sítio do Picapau Amarelo, um sítio no interior do Brasil, tendo como uma das personagens a senhora dona da fazenda Dona Benta, seus netos Narizinho e Pedrinho e a empregada Tia Nastácia. Esses personagens foram complementados por entidades criadas ou animadas pela imaginação das crianças na história: a boneca irreverente Emília e o aristocrático boneco de sabugo de milho Visconde de Sabugosa, a vaca Mocha, o burro Conselheiro, o porco Rabicó e o rinoceronte Quindim.

No entanto, as aventuras na maioria se passam em outros lugares: ou num mundo de fantasia inventados pelas crianças, ou em histórias contadas por Dona Benta no começo da noite. Esses três universos são interligados para a histórias e lendas contadas pela avó naturalmente se tornarem cenário para o faz-de-conta, incrementado pelo dia-a-dia dos acontecimentos no sítio.

12 COMENTÁRIOS

  1. Importante dizer que Monteiro Lobato nasceu no interior de São Paulo, em Taubaté. Era um visionário, suas histórias eram criativas e levavam as crianças a um mundo que fazia frente ao mundo fácil das tecnologias de hoje. Por coincidência, o grande Mazzaropi (Amacio Mazzaropi), outro grande paulista que teve um estudio de cinema em uma fazenda também em taubaté, onde filmou inúmeros clássicos. Coincidência ou não seu maior personagem o Jeca Tatu, foi uma criação fantástica do inesquecível Monteiro Lobato.

  2. Comemorar esta dataq é um prazer para nós braileiros q crescemos com as lindas e educativas estórias e histórias de LOBATO.UM ÍCONE NA EDUCAÇAÕ INFANTIL,SALVE Monterio

  3. É UMA DATA MUITO IMPORTANTE, QUEM TIVER A OPORTUNIDADE DE CONHECER O SITIO DO PICA PAU AMARELO EM TAUBATÉ – SP , LÁ VOCÊ ENCONTRARÁ MUITAS CURIOSADES SOBRE MONTEIRO LOBATO

  4. dia18 de abril e um dia especial para se lembra é o dia que Monteiro Lobato veio ao mundo para fazer as crianças sorrir com suas historias alegre e lindas.

  5. Oi

    Dia 18 de abril é um dia importante! É o dia Nacional do livro infantil por isso coloquei frases de Monteiro Lobato!

    “Um país se faz com homens e livros.”
    Autor: (Monteiro Lobato)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here