Blog da Criança

Blog de conteúdos para crianças, jovens e adolescentes com artigos infantis e juvenis, dicas diversas e sugestões de jogos online para crianças.

Tema Infantil - Diversos

Dia de Tiradentes | 21 de Abril | Brasil

Você já ouviu falar de Tiradentes? Sabe quem foi ele? Tiradentes chamava-se Joaquim José da Silva Xavier, nasceu em Minas Gerais em 1746, e ficou orfão dos pais ainda menino. Começou a trabalhar ainda jovenzinho como vendedor ambulante, depois tornou-se Dentista (daí o nome Tira Dentes). Posteriormente ingressou na carreira militar, chegando a Alferes. Na altura com a colonização portuguesa, os brasileiros eram prejudicados tendo de pagar altos impostos, destes o mais pesado era o que obrigava ao mineiro entregar a 5ª parte do seu ouro à coroa portuguesa.

Então um grupo de intelectuais da época, juntaram-se para modificar esta situação e muitas outras que traziam descontentamentos aos brasileiros, entre eles estava Tiradentes. Ocorre que um dos membros do grupo, Joaquim Silvério dos Reis, denunciou o grupo todo; ocorrendo consequentemente a prisão de todos. Tiradentes foi o único que continuou firme diante de seus propositos, sendo por isso enforcado a 21/04/1792,  na cidade do Rio de Janeiro.  Hoje existe no estado de Minas Gerais uma cidade com o nome de Tiradentes, uma digna homenagem ao martir da inconfidencia mineira.  Saiba mais sobre Tiradentes, clique nos links abaixo:

Vida de Tiradentes

10 COMMENTS

  1. tiradentes foi um homem muito bom o nome dele era joaquim jose xavier (1746-1792)E CONSIDERADO O GRANDE MARTIR DA INDEPENDESCIA DE NOSSO PAIS.NASCEU NA FAZENDA DO POMBAL,ENTRE SÃO JOSE(HOJE TIRADENTES)E SÃO DEL REI,MINAS GERAIS. SEU PAI ERA UM PEQUENO FAZENDEIRIO.FICOU ORFÃO DE SEU PAI AOS 11 ANOS . SUA HABILIDADE COM ARRANCAR E COLOCAR NOVOS DENTES FEITO POR ELE MESMO

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Blogger profissional. Editora de Conteúdos Web em Língua Portuguesa. Formação Universitária em Psico-Pedagogia, com especialização em Psicologia Infantil e História da Educação. Pós Graduada em Administração Escolar.
Não copie texto!