Blog da Criança

Blog de conteúdos para crianças, jovens e adolescentes com artigos infantis e juvenis, dicas diversas e sugestões de jogos online para crianças.

Tema Infantil - Diversos

Dia do Indio – 19 de Abril – Brasil

O Dia do Índio, 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas através do decreto-lei 5540 de 1943. O dia foi instituido devido a várias lideranças indígenas do continente terem participado no ano de 1940 do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano (México); onde boicotaram os primeiros dias do evento, temendo que suas reinvidicações não fossem atendidas pelos ‘homens brancos’.

Historiadores afirmam que antes da chegada dos europeus à América havia aproximadamente 100 milhões de índios no continente. Só no Brasil haviam mais de  5 milhões de nativos divididos em tribos, atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro. Ticuna (35.000), Guarani (30.000), Caiagangue (25.000), Macuxi (20.000), Terena (16.000), Guajajara (14.000), Xavante (12.000), Ianomâmi (12.000), Pataxó (9.700), Potiguara (7.700).
Fonte: Funai (Fundação Nacional do Índio).

O Brasil conta com várias tribos indigenas espalhadas por todo o país, como as tribos: Aicanãs, Ajurus, Apinagés, Jamamadis, Carajás, etc. As tribos têm  diversos dialetos entre os quais alguns não puderam ser identificados a uma origem especifica.

Todo dia, era dia de Índio, mas agora ele só tem o dia 19 de Abril. Esta é a célebre frase de uma famosa cantora brasileira, e é bom mesmo recordar que o genuíno brasileiro é o Índio, que já estava no Brasil, quando os colonizadores chegaram; e merecem todo o respeito e acima de tudo merecem ter sua cultura e seu território preservado!

Para saber mais sobre os indios clique no link abaixo:

Sua Pesquisa | Tudo sobre os Indios do Brasil

Fonte Imagem do Índio: Colorir Grátis

1 COMMENTS

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado.

Blogger profissional. Editora de Conteúdos Web em Língua Portuguesa. Formação Universitária em Psico-Pedagogia, com especialização em Psicologia Infantil e História da Educação. Pós Graduada em Administração Escolar.
Não copie texto!