O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é comemorado anualmente em muitos países do mundo, e por regulamentação de alguns países esta data é feriado.  A criação deste dia deve-se ao facto de que em 1886 decorrerão muitas manifestações populares em Chicago nos Estados Unidos da América, onde trabalhadores reivindicavam a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias. Os protestos dos trabalhadores originaram uma série de acções violenta advindas da polícia e de alguns manifestantes, que resultaram na morte de muitas pessoas.

dia-do-trabalho

Em 1889, em Paris (França) Raymond Lavigne decide convocar anualmente manifestações que reivindicavam 8 horas de trabalho, e a data escolhida para a realização destas manifestações foi o 1º de Maio. Em 1919 o senado francês ratifica 8 horas de trabalho diário e proclama o 1º de Maio como feriado nacional. A data foi adotada pela Rússia em 1920 como feriado nacional e posteriormente seguida por muitos países.

Na maioria dos países industrializados, o 1º de maio é o Dia do Trabalho. Comemorada desde o final do século XIX, a data é uma homenagem aos oito líderes trabalhistas norte-americanos que morreram enforcados em Chicago (EUA), em 1886. Eles foram presos e julgados sumariamente por dirigirem manifestações que tiveram início justamente no dia 1º de maio daquele ano.

Dia do Trabalho em Portugal:

Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado.

Dia do Trabalho no Brasil:

No Brasil a data é comemorada desde 1895 e foi decretada feriado nacional em 1925, pelo então presidente da república Sr. Artur Bernardes.

Dia do Trabalho em outros países do mundo:

Na Austrália, Canberra, Nova Gales do Sul, Sydney e na Austrália Meridional esta data de celebração varia de acordo com a região.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Olá pessoal convido vocês a acessarem o blog-arte continentalcultural.blogspot.com
    que desenvolvo com meus alunos da escola publica estadual na periferia da cidade de Guarulhos há 3 anos. Se puderem se cadastrem em nosso ateliê virtual e comentem nossas matérias. Toda equipe ficará bastante lisonjeada com suas criticas, sugestões, etc.
    Tiago Ortaet
    Arte/Educador
    continentalcultural.blogspot.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here