Dia 20 de Julho é o Dia Internacional da Amizade, esta é uma grande oportunidade para conversar com o seu filho sobre o valor da amizade e como lidar com isso na escolinha.

A maioria de nós lembra-se com carinho de um(a) amiguinho(a) querido(a) de nossa infancia, e também lembramos daquele que nos foi menos querido, o que por vezes nos batia, ou nos ridicularizava diante de todos.

Embora criança, por vezes eles tem uma grande força interior e na tentativa de se auto afirmar diante dos colegas, não hesitam em por vezes serem cruéis. Sim, exatamente, a palavra é cruel. Sou pedagoga e lembro-de de uma rapariga que conheci há muitos anos atras, na altura ela tinha cerca de 3 ou 4 anos, era extremamente inteligente e analítica. Esta rapariga tinha uma faculdade especial que era, olhar bem para pessoa e observar, seja quem fosse pai, desconhecido, professora, amiguinhos,etc.

Após alguns poucos segundos de observação, ela detectava algo físico ou no modo de falar da pessoa, e lançava logo a seguir uma “bomba” do género: ‘Porque que você é barriguda?’, ‘Porque é que seus dentes são todos tortos?’, ‘Porque você tem as pernas tortas?’, entre outras perguntas indecentes que ela tinha o hábito de fazer e os pais jamais diziam nada, ou sequer explicavam-lhe que aquele tipo de comportamento era inadequado.

Portanto na escola, seu filho encontrará crianças boas, amigas e também crianças fortes, duras, etc. Para tanto seu filho deve ter uma base familiar segura e estruturada, onde haja dialogo e respeito.

Caso seu filho seja do género forte você também terá de intervir e ensina-lo que há coisas que não se dizem, por vários motivos, como educação, delicadeza, solidariedade humana, compreensão, entre muitos outros que eu poderia citar aqui.

Resumidamente pense o seguinte: ‘Como a vida irá receber o meu filho com o comportamento actual dele? Se ele crescer assim muito tímido, ou extremamente duro e ‘bocudo’ a vida lhe será fácil e permissiva?’ Pronto! Ao responder estas duas perguntas baseadas em suas próprias experiências de vida, certamente saberá ensinar o seu filho em que se baseia uma sólida relação de amizade e companheirismo, e principalmente como aprender a lidar com as pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here