Dia Internacional de Consciencialização para a Alienação Parental

Dia 25 de Abril, é o Dia Internacional de Consciencialização para a Alienação Parental. Para quem nunca ouviu falar a Alienação Parental foi “descoberta” em 1985 por Richard Gardner, e é descrita como a situação onde a mãe ou o pai, influencia negativamente a criança para que este se volte contra o outro genitor. O objectivo de quem pratica a alienação parental com os seus filhos é  romper os laços afectivos, ou criar algum tipo de aversão ou medo com o outro genitor.

Isso geralmente é ocasionado por uma mãe ou um pai, ressentido com a separação, que alimenta um sentimento vingativo forte para com o  cônjuge, que  desencadeia um processo de destruição e  desmoralização do ex-cônjuge. Nestes casos o filho é o instrumento da agressividade e é utilizado como meio de vingança.

É importantíssimo enfatizar que tanto o pai como a mãe podem cometer alienação parental. Quase sempre é a mãe que comete o acto, mas isso não significa que não hajam pais que também o façam;  como vocês podem ver no vídeo abaixo que foi veículado numa televisão brasileira, que mostra situações onde um pai, e em outra situação onde uma mãe  cometeram alienação parental!

O genitor alientante, sendo mãe ou pai,  normalmente têm comportamentos similares em qualquer parte do mundo, que incluem:

– Excluir o outro genitor da vida dos filhos;
– Interferir ou impedir os dias de visitas;
– Obrigar a criança a optar entre a mãe ou o pai;
– Denegrir a imagem do outro genitor;
– Transformar a criança em espiã da vida do ex-cônjuge;
– Alimentar medos e receios na criança contra o pai ou a mãe;
– Denegrir, quebrar ou esconder os brinquedos que o ex-cônjuge oferece à criança;
– Boicotar ou organizar outras actividades mais interessantes para o dia da vida, tentando desta forma desestimular a criança a ficar com o genitor.

A criança alienada apresenta sentimentos e sensações como:

– Raiva, desprezo ou ira contra o genitor alienado e contra a sua família;
– Geralmente recusa-se a visitar, viajar, estar, ou sair com o outro genitor;
– Guarda mágoas e sentimentos negativos contra o genitor que nem sempre correspondem a verdade.

As crianças vítimas de Alienação Parental são propensas a:

– Desenvolver depressão, síndrome do pânico, ansiedade, disturbios bipolar,etc;
– Não conseguir uma relação estável na vida adulta;
– Ter baixa auto-estima;
– Utilizar drogas e alcool;
– Cometer suicídio.

Em Portugal, saiba mais em: Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direito dos Filhos

 

One thought on “Dia Internacional de Consciencialização para a Alienação Parental”
  1. Tenho 08 divorciado desde da separação nunca tive problema com meus filhos,Avós sempre manipulava eles, Hoje a mãe ………….. ……………. Tirou a minha visita, sempre correspondir ser um bom pai,depois 02 anos os avós e mãe tiraram esse direito meu de visitar, influênciaram eles contra a minha pessoa e contra minha familia, tive audiência 11/07/2011 eles levaram os filhos neste dias, meus filhos nem olharam para mim,A familia abriu varios B.O Contra minha pessoa sendo que nem sábia do acontecido, mas eu tenho a consciência tranquila nas acusação que fizeram sou trabalhador não dependo do ESPIRITISMO PARA SOBREVIVER.
    Tivemos uma consulta com psicólogo de quase 1 hs, no forum mas foram todas negativo,gostária de saber se esse periodo consegue tirar algo da criança. vivendo manipulado pelos avos e mãe 1 hs não e suficiente para avaliação.Eles estão muito depressivo e com odio do pai, mas tenho minha consciencia tranquila nunca fiz nada para eles ficarem assim,eu sei que tem justiça espero que Juiz sabem analisar este processo,Do jeito que ela esta fazendo com meus filhos vai entrar na alienação parental,Tenho certeza que pelas função psicologia os profissionais iram provar a verdade.fico muito chateado com essa situação tanto pai ou mãe tem direito de ficar com os filho e curtim também meus Filhos 12 anos 13 anos, mas estão mentindo porque fica mais na convivencia com avós e Mãe,como pode meus filhos afirmar durante o juiz que o pai deles e o padrasto. Entrego MÃO DE DEUS.
    Se alguem tiver algo para me responder ou perguntar estou pronto para dar meus esclarecimento. Pascoal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Não copie texto!