Dia 19 de Agosto, comemora-se o Dia Mundial da Fotografia, um dos inventos mais fascinantes que o ser humano produziu até os dias de hoje.  Efetivamente sabemos que a fotografia surgiu em meados do século XIX, porém grandes historiadores apontam que Leonardo da Vinci e  Giovanni Baptista Della Porta por volta de 1452 a 1615, deixaram escritos relatando a utilização de câmara obscura na produção de suas artes.

historia-da-fotografia

A palavra ‘fotografia’ vem do grego e significa “desenhar com luz e contraste”. A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judéia, porém o tempo de revelação da foto demorava cerca de 8 horas. Depois da morte de Nièpce, Daguerre desenvolveu um processo com vapor de mercúrio que reduzia o tempo de revelação de 8 horas para poucos minutos.

Por isso dizemos que a invenção da fotografia não é de autoria de só uma pessoa, muitas pessoas contribuiram para que ela surgisse. A fotografia popularizou-se a partir de 1888. Foi a Kodak, a responsável pela disseminação da fotografia nos idos de 1900, alegando que todos poderiam tirar suas fotos sem precisar de um fotógrafo profissional.

O processo fotográfico inicial só produzia fotos em preto e branco, posteriormente surge o meio tom em cor quase marron ou semi-amarelada, a  primeira fotografia colorida permanente foi tirada em 1861 pelo físico James Clerk Maxwell, porém o primeiro filme colorido só chegou ao mercado no ano de 1907.

O primeiro filme colorido moderno, foi produzido pela famosa Kodak e chamava-se Kodachrome e  o primeiro filme colorido instantâneo foi introduzido pela Polaroid em 1963, e permitia que se fosse tirada uma foto e ela saisse imediatamente da máquina já revelada.

Nos dias de hoje, tudo isso é passado, agora é a vez da fotografia digital, tirada em câmeras ultra modernas e passadas diretamente para um computador, onde as mesmas ficam arquivadas. Pode-se ver as fotos no computador quando desejar, ou pode-se imprimir através da sua impressora, desde que se utilize papéis especiais para a impressão de fotos, e se tenha uma impressora capaz de imprimir em alta definição.

A fotografia é especial porque é marcante, ou seja, registra momentos inesquecíveis, que ficarão guardados para sempre na memória e na foto impressa. Numa foto encontra-se um grande amor, uma ausência, um familiar querido, uma lembrança, uma separação, uma perda, pessoas amadas, pessoas que já faleceram ou até mesmo nossos queridos animais de estimação. Por isso uma fotografia é sinônimo de magia e um dos maiores invenções dos últimos séculos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here