Hoje dia 21 de Março de 2011, celebra-se mais um Dia Mundial da Poesia.A data foi instituida no ano de 1999 pela XXX Conferência Geral da UNESCO, com o objectivo promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo. A poesia nasceu na Grécia através de grandes pensadores como Homero, autor de Íliada e Odisséia.
A data 21 de Março, foi escolhida para homenagear a Poesia, considerando-se ser hoje o primeiro dia da primavera no Hemisfério Norte, esta co-ligação entre Primavera e Poesia, nasceu por volta do século XII na França, quando os poetas evidenciavam seus escritos nos grandes saraus, bailes e festas na corte, época do renascimento das flores e da vida colorida na Europa.
A Poesia define-se como a arte de transcrever para o papel sentimentos e emoções, através de palavras cantadas e rimas perfeitas. Geralmente as poesias falam de amor, alegria, estações do ano, sentimentos de perda, tristeza, e saudades; porém há ainda alguns gêneros que traduzem sentimentos engraçados e divertidos. Para ilustrar este post deixo-vos uma das mais belas poesias que já li em minha vida:
Mar Português
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma nao é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
Fernando Pessoa
Eu gostaria de saber do poeta dos escritores poéticos, declamadores assim como dos amadores da literatura (poesia), quais as melhores metodologias para analise dum texto poético de modo a não cairmos tanto na ambiguidade contextual?
Fernando Pessoa é dos maiores poetas portugueses e um dos meus preferidos. Creio que escolheu um óptimo poema para celebrar o Dia Mundial da Poesia. Gosto muito do seu Blog! Como professora, tenho muito interesse em segui-lo.