Dia 22 de Setembro é o Dia Mundial Sem Carro e foi criado com o objectivo de conscientizar a população mundial acerca da poluição do meio ambiente e um incentivo a reflexão acerca de criarmos novas soluções para os transportes públicos em grandes capitais como Lisboa, São Paulo, Roma, Paris, etc. Esta idéia nasceu na França e entrou em acção no ano de 1998, e rapidamente a idéia difundiu-se mundo afora.

Atualmente todos os meios de comunicação divulgam o Dia Mundial Sem Carro como um dia também dedicado a preservação do planeta; já que a natureza tem se ressentido muito nos dias de hoje devido as acções violentas dos homens contra mares, florestas e animais. No Brasil mais de 90 cidades aderiram ao Dia Mundial Sem Carro, na Holanda por exemplo a bicicleta é um meio de transporte muito difundido e isso  colabora para que o ar fique mais saudável e menos poluído.

Em algumas cidades como São Paulo (Brasil) existe o chamado rodízio de carros.  Toda segunda-feira, carros com placas de final 1 e 2 são proibidos de circular entre as 7h e 10h e depois no período das 17h às 20h. As regras são seguidas em todos os dias da semana, trocando apenas os finais das placas dos carros. Os motoristas que não respeitam as leis são multados.

dia-mundial-sem-carro-

Muitas acções de divulgação do Dia Mundial Sem Carro tem sido difundidas em várias capitais mundiais dentre elas actividades de lazer em locais de estacionamento ou parque de automóveis, shows, fechamento de ruas permitindo somente peões, e distribuição de folhetos informativos para a população em geral.

Faça a sua parte peça ao seu pai ou à sua mãe para no dia 22 de Setembro deixar o carro em casa e ir trabalhar de Metro. 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here